Etapa do campeonato mundial ocorre entre 07 e 09 de novembro, no Autódromo de Interlagos; passagens devem ser adquiridas antecipadamente por meio do site oficial do serviço
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Entre os dias 07 e 09 de novembro de 2025, a ViaMobilidade irá operar o Trem Expresso GPSP, na Linha 9-Esmeralda, para transportar os torcedores que acompanharão o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, realizado no Autódromo de Interlagos.
O embarque será realizado em plataformas exclusivas na estação Pinheiros, com uma única parada na estação Morumbi-Claro e trajeto direto até a estação Cidade Dutra, a mais próxima do portão de acesso ao evento.
Diferentemente da operação convencional, a passagem deve ser adquirida antecipadamente por meio do site oficial do Expresso: passaporte.viamobilidade.com.br.
O serviço regular de trens continuará operando normalmente nos dias do evento, e os clientes que não optarem pelo Expresso poderão chegar ao local pela estação Autódromo.
Para orientar o público, tanto da operação regular quanto do Expresso GPSP, Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) estarão posicionados nas plataformas e nos trens, garantindo a organização do embarque e desembarque.
Serviço – Trem Expresso GP São Paulo 2025
Rota: embarque na Estação Pinheiros (Linha 9–Esmeralda), com uma única parada na Estação Morumbi-Claro e trajeto direto até a Estação Cidade Dutra.
Itinerários para Campos dos Goytacazes receberão novos horários de atendimento
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir desta segunda-feira, 03 de novembro de 2025, as linhas de ônibus que ligam São Francisco de Itabapoana a Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, terão alterações nos horários de atendimento.
A orientação da Prefeitura de São Francisco é de que os usuários do transporte coletivo fiquem atentos as mudanças nos cronogramas e se programem com antecedência para evitar atrasos e contratempos.
Confira os novos horários:
Linha Campos x Gargaú / Gargaú x Campos
– Campos x Gargaú: 20h (diário)
– Gargaú x Campos: 5h30 (diário)
Linha Campos x São Francisco / São Francisco x Campos
O Ceará se reencontrou com as vitórias no Brasileirão. Após quatro tropeços seguidos, a equipe recebeu o Fluminense no Castelão e venceu por 2 a 0, em duelo válido pela 31ª rodada do torneio nacional.
A vitória foi construída através de gols de Galeano, no primeiro tempo, de cabeça, e depois em mais um do artilheiro Pedro Raul, em belo chute desviado no meio do caminho. No finalzinho, o camisa 9 marcou mais uma vez, mas o gol foi anulado por toque de mão na bola.
Antes de levar o segundo gol, o Flu já estava com um a menos em campo, já que Ignácio foi expulso após cometer falta dura em Pedro Raul.
O curioso é que a vitória faz os cearenses “vingarem” o que aconteceu no último meio de semana, quando os dois times também se enfrentaram, em jogo atrasado do Brasileirão, e que terminou com vitória do Fluminense, por 1 a 0.
Com o resultado, o Ceará respira um pouco na tabela e, além de se recuperar dos quatro jogos sem vencer, com três derrotas e um empate, sobe aos 38 pontos e se distancia um pouco mais dos times que lutam contra o rebaixamento.
Já o Fluminense, que segue estacionado nos 47 pontos, continua na briga por uma vaga na próxima CONMEBOL Libertadores.
Manutenções programadas serão realizadas fora dos horários de pico, para não prejudicar o atendimento aos passageiros
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste domingo, 02 de novembro de 2025, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos sofrem mudanças nas operações.
A concessionária ViaMobilidade realiza uma nova etapa de manutenções programadas, em horários de menor movimento.
Linha 8-Diamante
Das 4h à 0h, teremos intervalos de cerca de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, e operação em via única entre as estações Domingo de Moraes e Imperatriz Leopoldina.
Linha 9-Esmeralda
Das 4h às 9h, a operação terá intervalos de aproximadamente 15 minutos entre as estações Osasco e Varginha e via única entre as estações Granja Julieta e Socorro.
Das 9h à 0h, os intervalos serão de 20 minutos entre as estações Osasco e Varginha, e via única entre as estações:
Dado está em aviso de pauta sobre entrega de mais 60 coletivos a eletricidade nesta segunda-feira (03)
ADAMO BAZANI
Os trólebus, ônibus elétricos que circulam conectados à rede aérea de fiação, correm ainda um grande risco de serem eliminados definitivamente do sistema de transportes da cidade de São Paulo, mesmo com os recuos (pelo menos nos discursos e repostas oficiais) de retirada de operação de alguns destes veículos neste momento.
E, novamente, foi dado um sinal.
Em contagem oficial sobre ônibus elétricos na cidade, a prefeitura de São Paulo já considera 189 trólebus na rede da cidade, em vez de 201, que era o número até então divulgado pela administração municipal.
O dado está no aviso de pauta distribuído pela prefeitura sobre a entrega de mais 60 ônibus elétricos que ocorre nesta segunda-feira, 03 de novembro de 2025.
A apresentação dos veículos foi divulgada em primeira mão pelo Diário do Transporte ainda na sexta-feira, 31 de outubro de 2025.
Relembre:
O aviso de pauta cita ainda que 15 dos 60 ônibus elétricos com bateria que serão apresentados nesta segunda-feira (03) contarão com câmeras conectadas ao sistema de segurança da cidade Smart Sampa, que transmitem imagens em tempo real para uma central de segurança da GCM (Guarda Civil Metropolitana). O sistema, segundo a prefeitura, tem ajudado na identificação e prisão de foragidos da Justiça e a intenção do prefeito Ricardo Nunes é a inclusão destas câmeras, de forma gradativa, em todos os cerca de 12 mil ônibus municipais das empresas que operam nas linhas gerenciadas pela SPTrans (São Paulo Transporte).
Veja o aviso de pauta:
Prefeito entrega o ônibus elétrico de número 1.000 à cidade de São Paulo
O prefeito Ricardo Nunes entrega, nesta segunda-feira (3), 60 novos ônibus elétricos, e a frota da capital paulista passa a contar com 1.009 veículos sustentáveis, a maior do país. Do total, 820 são movidos a bateria e 189 são trólebus.
Os veículos circularão por diferentes regiões da cidade, e 15 deles contam com câmeras integradas ao Smart Sampa, ampliando a segurança e o monitoramento urbano.
Com esses 60 veículos, a cidade deixará de consumir 2,1 milhões de litros de diesel por ano e evitará a emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂, o equivalente ao plantio de 6,4 mil árvores por ano cada.
Serviço
Data: 03/11/25
Horário: 16h
Local: Praça Charles Miller
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
O Diário do Transporte já havia noticiado que a empresa concessionária das linhas onde os trólebus operam, a Ambiental Transportes Urbanos, tinha pedido à SPTrans a retirada de 12 unidades do sistema mais antigas, inclusive um da marca Ibrava, único feiro no País, alegando melhorias na operação e no conforto aos passageiros pela substituição por elétricos a bateria 0 km que, segundo a empresa, são mais espaçosos, modernos e possuem itens que os trólebus da capital não oferecem, como mais tomadas USB para carregamento de celulares, flexibilidade por não dependerem da rede aérea de fios e oferecem ar-condicionado.
Mas, depois da repercussão negativa, desistiu de desativar os trólebus.
Relembre:
O Diário do Transporte questionou a SPTrans e a prefeitura neste domingo, 02 de novembro de 2025, quando chegou o aviso de pauta se os 12 trólebus voltaram a ser baixados e se a apresentação dos novos ônibus elétricos a bateria nesta segunda-feira (03) tem relação com o novo número de trólebus (de 201 para 189).
O sistema de trólebus foi implantado em 1949 e que, apesar de modernizado, corre o risco de ser desativado pelo prefeito Ricardo Nunes que alega custos da ordem de R$ 30 milhões para manter a rede. A medida, que deve ser concretizada em 2030, com a criação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no centro recebeu críticas por parte de especialistas que defendem que em diversas partes do mundo, os bondes modernos e os trólebus convivem e alegam que, na cidade de São Paulo, enquanto o VLT deve ter 16 km somente no centro, os trólebus têm uma rede de 150 km que interliga as zonas Leste, Oeste, Sudeste e centro. As entidades dizem que diante das dificuldades de eletrificação da frota total de ônibus e do não cumprimento da meta de total de coletivos elétricos, desativar trólebus seria economicamente não vantajoso.
Relembre:
ENQUANTO CAPITAL DESATIVA, CORREDOR DA NEXT MOBILIDADE AMPLIA:
Enquanto a capital paulista desativa o sistema de trólebus, o corredor intermunicipal que liga a cidade de São Paulo a municípios do ABC Paulista (Corredor ABD) tem investido e ampliado a frota de trólebus por modelos mais modernos e com os mesmos itens de conforto e segurança dos elétricos com baterias.
O Diário do Transporte noticiou que a empresa concessionária do corredor metropolitano, NEXT Mobilidade, comprou recentemente 10 trólebus 0 km maiores que os ônibus a bateria de 15 metros que estão substituindo os trólebus mais antigos da cidade.
Cada trólebus novo do Corredor ABD tem 21,5 metros de comprimento e maior capacidade de passageiros.
Pode transportar 154 pessoas enquanto os trólebus mais antigos tinham capacidade entre 70 e 120 passageiros. Já os ônibus de 15 metros transportam entre 90 e 100 pessoas.
Relembre:
Além disso, no mesmo corredor, como mostrou o Diário do Transporte, começaram a circular oficialmente com passageiros ônibus que eram movidos a óleo diesel e estavam prestes a ser aposentados que foram convertidos em trólebus da nova geração.
O processo se chama Retrofit Ecológico e consiste em dar sobrevida a veículos a combustão, transformando em modelos não poluentes na operação.
Relembre:
ESPECIALISTAS CONTESTAM DESATIVAÇÃO NA CAPITAL:
Ouvidos pelo Diário do Transporte, técnicos independentes e de entidades, como ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo), Movimento Respira São Paulo, Defesa do Trólebus, AEMESP (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô), entre outras, dizem que a rede de trólebus traz vantagens ambientais e econômicas e desativá-la, mesmo que gradualmente, nas próximas décadas, é um contrassenso diante ainda da falta de infraestrutura de recarga para os elétricos somente a bateria.
Relembre:
Entre as alternativas apresentadas pelos especialistas está um tipo de ônibus que funciona com baterias e conectado à rede de fiação. Comercialmente chamado de E-Trol, a tecnologia tem produção nacional e deve ser empregada no novo corredor de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), que está sendo construído entre o ABC e a capital.
Parte do trajeto pode ser feita com o veículo ligado a fiação aérea e outra parte do percurso só com as baterias que foram recarregadas durante o trajeto em que o ônibus estava conectado.
Relembre:
RESUMO DE VANTAGENS DO E-TROL: (Adamo Bazani)
Entre as vantagens do E-Trol estão:
– Operação: Flexibilidade operacional;
– Preço: Custa em torno de 30% menos que os modelos somente a bateria;
– Menos baterias: Essa redução de preço se explica, em parte, por necessitar de menos baterias por carregar enquanto roda como trólebus. Como baterias representam grande parte do preço de um ônibus elétrico, quanto menos bateria, mais barato;
-Mais leve e mais espaço: Além disso, quanto menos bateria, mais leve é o ônibus (consumindo menos energia e desgastando menos componentes) e menor é o espaço ocupado, podendo sobrar mais áreas para os passageiros, o que resulta em mais conforto para o usuário e mais lucratividade porque quanto mais gente um ônibus transporta, maior é o retorno;
– Infraestrutura já existente: Aproveita uma infraestrutura de rua já instalada;
– Dispensa nova infraestrutura: Por carregar as baterias enquanto trafega como trólebus, diminuiu ou mesmo elimina a necessidade de infraestrutura de recargas nas garagens;
-Sem mexer muito na rede de distribuição: Não necessita de grandes adequações da rede de distribuição porque a carga nas baterias, por se dar em trajeto;
– Durabilidade de baterias: Baterias duram entre 30% e 40% mais pela característica de recarga que é mais constante. A bateria descarrega, mas já carrega em movimento enquanto o ônibus está ligado à rede (que fornece energia suficiente para o funcionamento e para carregar as baterias). Em média, um banco de baterias no tipo plug-in (ônibus só a bateria) tem vida útil de oito anos com máxima capacidade de armazenamento de energia. No E-Trol, essa vida útil sobe para mais de 12 anos;
Apesar de ser largamente usada no exterior, tecnologia do E-Trol é 100% nacional, desenvolvida pela Eletra, em São Bernardo do Campo (SP), com a plataforma da Mercedes-Benz, motores e inversores WEG e carrocerias Caio. Os veículos vão operar no corredor BRT-ABC, que está sendo construído entre as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.
O especialista também apresentou exemplos internacionais que mostram os dois extremos: o positivo, com a modernização das redes, que não impede a implantação de outros meios de transporte concomitantes; e o negativo, com o sucateamento.
Enquanto os trólebus se expandem em diversas partes do mundo, São Paulo discute a manutenção do sistema.
Três fatos marcaram os debates nesta semana e foram noticiados pelo Diário do Transporte. A rede Respira São Paulo, uma organização não governamental formada por profissionais, membros da academia, técnicos e especialistas, revelou ao site um estudo inédito que mostra que não seria vantajoso para a capital paulista desativar a rede de trólebus em razão da implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região central.
Relembre:
Trólebus vai acabar em São Paulo com a implantação do VLT (Bonde de São Paulo), diz Nunes em resposta ao Diário do Transporte e Enel promete energia para mais 2 mil ônibus – OUÇA
Como mostrou o Diário do Transporte em 23 de julho de 2025, durante a entrega de uma frota de ônibus elétricos a bateria, ao responder ao repórter Adamo Bazani, o prefeito Ricardo Nunes revelou que uma das intenções é que, com a implantação de duas linhas do “bonde de São Paulo” no centro, a rede de trólebus seja desativada. Nunes alegou que os custos de manutenção giram em torno de 30 milhões de reais e citou eventuais conflitos de infraestrutura entre os dois meios de transporte.
Relembre:
Desativar trólebus por causa de VLT (Bonde de São Paulo) é um desperdício e vai na contramão do que mundo pratica, aponta estudo (ENTREVISTA e VÍDEO)
ADAMO BAZANI, RÁDIO CBN, BLOG PONTO DE ÔNBUS, DIÁRIO DO TRANSPORTE E “UMA HISTÓRIA COM O IBRAVA”
Nossa reportagem tem também uma “história” com este ônibus.
Ainda nas épocas de atuação na Rádio CBN, o veículo foi noticiado por Adamo Bazani, em 2010. A reportagem ficou registrada e ainda hoje pode ser conferida na página do âncora da CBN, Milton Jung. As operações e testes foram na Himalaia Transportes, que operava as linhas naquele ano.
Relembre, lendo toda a reportagem:
Na ocasião, a reportagem “Aprovado novo trólebus com tecnologia nacional”, revelava que, para a época eram “várias as inovações do veículo recém aprovado, que recebeu o prefixo 4 1901. O sistema refrigerado a água deixa o trólebus até 400 quilos mais leve, o que proporciona maior capacidade de transporte de passageiros, menos custos e desgastes de operação e melhor rendimento e aproveitamento da energia elétrica”.
A entrevista, na época, foi com Edson Corbo, da Iluminatti, umas das empresas envolvidas na concepção do novo trólebus.
Corbo contou, na ocasião que: “Houve um contratempo em relação ao raio de giro, que leva em conta o quanto as rodas giram em manobras e curvas, ponto que é previsto na NBR 15570, que leva em consideração itens sobre conforto, segurança e operação dos veículos de transporte público. Mas o problema foi logo resolvido”.
A reportagem relacionou as principais envolvidas no projeto:
– Iluminatti: integração de todos os sistemas com carroceria, chassi e outros componentes. – Bosch: câmeras de Vigilância, monitoramento e telas de informação ao usuário – Tuttotrasporti: Chassi – Ibrava: carroceria (a única no mercado planejada exclusivamente para trólebus, os outros modelos nas ruas, já são consagrados como veículos a diesel e foram adaptados para o sistema elétrico) – WEG: motor e sistema de tração – Dilmethoz: Sistema Multiplex de gerenciamento e informação operacional e itinerário – Gardinotec: que desenvolveu sistemas modernos e exclusivos de compressores e de parte do sistema de suspensão
Ibrava
Busscar:
ESPECIALISTAS APONTAM PARA DESPERDÍCIO DA REDE:
Entre os passageiros, o fim dos trólebus divide opiniões.
Uma parte aponta as quedas das alavancas que prejudicam a viagem e o trânsito. Outros já dizem que os trólebus, mesmo sem ar-condicionado, ainda são melhores que os modelos à bateria por parecerem mais “fortes” e terem um desempenho mais robusto.
Mas especialistas apontam que seria um erro desativar a rede de trólebus, mesmo com o avanço dos veículos à bateria.
Uma pelo fato de ainda a eletrificação ir a passos lentos, pela falta de infraestrutura para recarga de baterias, outra porque é uma estrutura já instalada, só com 50% da capacidade aproveitada e o foco deveria ser primeiro trocar os modelos poluentes a diesel em vez de “elétrico por elétrico”. Além disso, a tecnologia dos veículos está mais desenvolvida, inclusive com uma configuração largamente usada na Europa, Ásia e América do Norte, e produzida no Brasil em São Bernardo do Campo (SP), pela Eletra Industrial, comercialmente denominada no mercado nacional como E-Trol, que num mesmo veículo reúne a operação “trólebus”, rodando conectado à rede aérea por um trecho, e a bateria, de forma independente no restante da linha. As vantagens é que este tipo de veículo, que vai operar num corredor entre a capital e o ABC Paulista (BRT-ABC), custa 30% menos, dispensa infraestrutura nas garagens e carrega as baterias enquanto trabalha conectado.
CONHEÇA MAIS:
ENTREVISTA em VÍDEO: Transformar ônibus e caminhão a diesel em elétrico, retrofit, gera economia de 30%. E-Trol também é 30% mais barato e baterias duram até 40% mais
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Serviço sofre reajuste no preço, subindo de R$ 10 para R$ 25 a partir desta segunda-feira (03)
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir desta segunda-feira, 03 de novembro de 2025, o Cartão GV Cidadão pré-pago passará a custar R$ 25 para o transporte público da Grande Vitória, no Espírito Santo.
Atualmente, o cartão é vendido por R$ 10 nas roletas dos terminais de integração do Sistema Transcol, e não é necessário informar o CPF do cliente na compra.
Os usuários do sistema de mobilidade que ainda não o possuem poderão adquiri-lo somente até 31 de dezembro deste ano.
A partir de 1º de janeiro de 2026, o Cartão GV Cidadão não será mais vendido na capital e Região Metropolitana.
Contudo, o serviço seguirá ativo e os clientes que já tiverem o cartão continuarão recebendo as recargas, conforme informado pelo GVBus, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória.
Vale destacar que apenas a modalidade pré-paga terá a comercialização encerrada. A venda dos cartões Cidadão GV, escolar, vale-transporte, idoso e especial ainda estarão disponíveis para compra.
Como alternativa, o usuário do transporte público pode utilizar o aplicativo Kim, no qual é possível gerar um cartão virtual e QR-Codes que são aceitos nos ônibus do Sistema Transcol, assim como nos terminais da capital e Região Metropolitana e no Aquaviário.
O Palmeiras deverá ter um time bastante modificado diante do Juventude em relação ao que foi a campo na épica classificação para a final da CONMEBOL Libertadores, na última quinta-feira, na goleada por 4 a 0 diante da LDU, no Allianz Parque.
O duelo contra o time da Serra Gaúcha acontece neste domingo (2), às 18h30 (de Brasília), no Alfredo Jaconi, pelo Campeonato Brasileiro.
Segundo apuração da ESPN, o capitão Gustavo Gómez e o meio-campista Allan, por exemplo, sequer viajaram para o Rio Grande do Sul. Existe uma possibilidade de o Palmeiras ter outros reservas em campo para o início de partida, muito por conta do desgaste dos últimos duelos.
O Palmeiras perdeu a liderança da competição após o Flamengo vencer o Sport, no último sábado (1° de novembro), por 3 a 0, no Estádio do Maracanã. O Verdão é o segundo colocado, com 62 pontos e só retornará à ponta caso vença o Juventude.
Benefício estará disponível nos dias 9 e 16 de novembro, das 5h às 21h, mediante apresentação do protocolo de inscrição e de documento de identificação
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Os candidatos que farão a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Santo André (SP) terão direito à gratuidade no transporte público municipal nas duas datas de aplicação da prova, nos dias 09 e 16 de novembro, das 5h às 21h.
O benefício será liberado mediante apresentação do protocolo de inscrição no Enem e documento de identificação ao motorista no momento do embarque. Assim como no ano passado, a medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos estudantes até os locais de prova e garantir que todos possam chegar com tranquilidade e segurança.
“Santo André terá tarifa zero aos candidatos do Enem nos dias 9 e 16 de novembro. Esse benefício é uma forma de apoiar nossos jovens nesse momento tão importante. Queremos que todos façam uma boa prova, que cheguem principalmente com antecedência aos locais e façam o exame com toda tranquilidade. Essa é mais uma política pública que investe no cidadão e na educação de nossa cidade”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.
Neste ano, o Enem será aplicado em mais de 20 locais de prova em Santo André. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme horário oficial de Brasília. Para garantir a fluidez do tráfego e o acesso dos candidatos, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) montará um esquema especial de monitoramento e orientação viária nas proximidades dos pontos de aplicação do exame.
Acidente ocorreu no sentido Itabuna; passageira que estava no veículo de passeio foi socorrida ao Hospital Costa do Cacau
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na manhã deste domingo, 02 de novembro de 2025, ao menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente entre um ônibus rodoviário da Viação Águia Branca e um carro, na rodovia BR-415, sentido Itabuna, em Ilhéus (BA).
A vítima fatal em questão foi o condutor do veículo de passeio, identificado como Eric Vinícius Caldas Ramos dos Santos, de 34 anos, que teve o óbito declarado no local do acidente.
A mulher que o acompanhava, e que estava no banco do passageiro, foi socorrida ao Hospital Costa do Cacau.
Não há informações de passageiros que teriam sofrido ferimentos no ônibus.
Duas linhas extras operam neste domingo (02), são elas: 500 – Novo Israel/Cemitério Tarumã e 901 – T4-T5/Av. Cel. Teixeira/Cemitério Tarumã/T. Tapajós
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste domingo, 02 de novembro de 2025, feriado de Dia de Finados, o atendimento do transporte público e o trânsito de veículos têm alterações em Manaus (AM).
A frota de ônibus que atende os seis cemitérios da capital será reforçada, totalizando 170 coletivos em circulação, com foco no cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), na Zona Oeste.
Conforme informado pela prefeitura, para facilitar a identificação, os ônibus terão cartazes no para-brisa informando os cemitérios atendidos.
O cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã) será o principal ponto de atenção, contando com um reforço de 15 veículos extras.
Neste domingo, duas linhas extras irão operar: 500 – Novo Israel/Cemitério Tarumã e 901 – T4-T5/Av. Cel. Teixeira/Cemitério Tarumã/T. Tapajós.
As linhas 542 e 678 terão parte de seus itinerários desviados: após a rotatória do complexo turístico Ponta Negra, seguirão pela avenida do Turismo, farão retorno após o cemitério Tarumã e, na sequência, retomarão o itinerário normal pelas avenidas do Turismo e Coronel Teixeira.
Além disso, o terminal de bairro das linhas 120, 450 e 542 será transferido temporariamente para a avenida do Turismo, próximo à empresa Faber Castell.
As linhas 010, 211, 219, 213 e 223 operarão com frota equivalente a de sábado, devido ao grande movimento no terminal do conjunto Augusto Montenegro.
As linhas reforçadas que atendem o cemitério Santa Helena, no São Raimundo, são: 001, 002, 100, 101, 116, 119, 129, 110 e 112.
Para o cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, as linhas reforçadas são: 004, 010, 625, 704, 705 e 711.
No bairro Colônia Antônio Aleixo, as linhas que atendem o cemitério Santo Alberto são: 085 e 604.
Trânsito
Um total de 203 agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão responsáveis pelo gerenciamento e organização do trânsito nas imediações dos cemitérios. Motoristas devem estar atentos às interdições e desvios, que tiveram início à 0h deste domingo.
No cemitério São João Batista, a rua Maceió será interditada no sentido bairro/Centro entre a rua Domingos Lima e a avenida Álvaro Botelho Maia. O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima, e posteriormente à esquerda para a avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro (antiga Santos Dumont) e avenida Álvaro Maia. No sentido Centro/bairro, haverá interdição entre a avenida Álvaro Maia e a Marciano Armond, no horário da missa.
Nas imediações do cemitério Tarumã, os retornos em frente ao cemitério serão interditados. Agentes atuarão na avenida do Turismo para facilitar a circulação em direção aos bairros da região.
Por fim, em relação ao cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, a avenida Coronel Pedro de Souza será interditada entre a rua Brasília e a rua São Benedito.