24.6 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 21:37
Publicidade
Home Blog Page 417

Flamengo estuda medidas após cartão vermelho de Plata contra o Racing

0

[ad_1]

Gonzalo Plata foi expulso na classificação do Flamengo contra o Racing, na quarta-feira (29), na Argentina. Nesta quinta-feira (30), o time carioca se manifestou sobre o tema, dizendo estar estudando as medidas após ter conhecimento da súmula.

“Em relação ao cartão vermelho do jogador Gonzalo Plata, o Flamengo teve acesso à súmula do jogo da última quarta-feira, contra o Racing, na tarde desta quinta. O clube informa que ainda estuda quais medidas tomará”, publicou o Flamengo.

O lance foi o seguinte: aos 10 minutos, Gonzalo Plata caiu no chão após dividida no meio-campo. Marcos Rojo, defensor do Racing, tentou levantar o atacante flamenguista pela camisa, mas o jogador equatoriano acabou acertando o zagueiro com um golpe.

Na manhã desta quinta-feira (30), a Conmebol divulgou o áudio da comunicação entre Juan Lara, VAR da partida, Cláudio Urrutia e José Retamal, auxiliares, e Piero Maza, árbitro do confronto.

Lara observa o que chama de “golpe” de Gonzalo Plata logo após o lance: “Olha, esse (Plata) aqui acertou um golpe, vai ter que expulsá-lo. Foi fora da câmera, aqui, olhe, quando esse (Rojo) caiu”.

A análise segue apenas na cabine do VAR, com os árbitros buscando a melhor imagem em “todas as câmeras”. Em campo, Urrutia afirma: “Para mim, conduta violenta”. Leia abaixo o restante da conversa, que culminou na confirmação da expulsão de Gonzalo Plata

Auxiliar 1 (Claudio Urrutia): “O jogador do Racing tenta levantar o do Flamengo pela camisa. E o jogador do Flamengo lhe dá um golpe, com o punho, nas genitais”.

AVAR2 (Edson Cisternas): “Claudio diz que há um golpe”.

VAR (Juan Lara): “Conduta violenta. O número 6 vai levantar (Plata), e ele lhe acerta um golpe. Piero, temos só uma câmera de longe que mostra o Marcos Rojo levantando o jogador pela camiseta, ele (Plata) reage com um golpe” – em seguida, o vermelho é confirmado.

Próximos jogos do Flamengo:

[ad_2]

Fonte

Obras civis e espaço em garagens e terminais estão entre os desafios de entrada da eletrificação de sistemas de ônibus

[ad_1]

Diretor da Recharge Brasil, Arthur Carrão

Nem sempre soluções vendidas em “pacotão” podem ser as melhores alternativas, comenta diretor de empresa especializada

ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Quando se fala em infraestrutura para ônibus elétricos, logo se pensa em carregadores, se pensa em altas tecnologias colocadas no terreno das garagens e dos terminais. Mas há um passo antes disso que o mercado tem enfrentado muitas dificuldades e dúvidas, que são as obras civis, ou seja, você tem uma garagem, você tem um terreno, mas você não sabe o que fazer e como fazer.

Durante o Arena ANTP, que acontece na capital paulista, conversamos com Arthur Carrão, da empresa Recharge Brasil, especializado nesse tipo de trabalho.

Confira a entrevista na íntegra:

ADAMO BAZANI: Arthur, a primeira dúvida é, eu tenho minha garagem, eu preciso eletrificar a minha frota ou quero, alguns empresários precisam, outros querem. Como fazer? É esse trabalho que vocês fazem? E quais são as principais dificuldades que hoje vocês encontram entre os frotistas e até mesmo os gestores públicos?

ARTHUR CARRÃO: Ótima pergunta, Adamo. Obrigado, primeiramente, pelo espaço e por ter essa oportunidade de conversar com vocês, e a todo o público do Diário do Transporte. A gente hoje está ainda em uma fase inicial da eletrificação das frotas e desse mercado, que tanto tem crescido no Brasil e aqui no estado de São Paulo, principalmente. As dificuldades que a gente vê, como especialistas em infraestrutura de eletromobilidade, a Recharge é uma empresa de engenharia especializada em projetos e infraestrutura e implantação de carregadores. É isso que a gente faz. Então, desde o projeto, da concepção, para que o projeto seja feito de forma adequada e a obra transcorra da melhor forma possível, mais rápida possível, a gente tem essa atuação em âmbito nacional. Então, a gente tem vários exemplos de garagens, terminais, aeroportos que a gente já fez e estamos avançando. Um grande desafio, para dar um exemplo aqui, é conseguir a capacidade energética dessa garagem, desse local. Então, esse é um dos desafios, junto às concessionárias, fazer o pedido de aumento de carga e trazer essa energia em quantidade suficiente. Hoje a gente está também fazendo já os projetos com o BESS, que vai complementar essa rede, e também existe a parte mais comercial do mercado, onde as empresas e as garagens, os operadores, precisam conhecer a gente, precisam conhecer empresas de engenharia capacitadas e especializadas nesse tipo de obra e de serviço. E a Recharge tem se destacado nesse assunto, nesse mercado, com a nossa qualidade, a segurança da nossa implantação. Então, eu acho que um pouco de desafio do mercado é entender empresas como a nossa e vir até nós buscar soluções de engenharia, e as dificuldades mais técnicas de obras de grande consumo energético, de trazer essa energia, implantações em média tensão, que a gente também já tem feito.

ADAMO BAZANI: O Diário do Transporte conversa com muitos empresários de ônibus, com muitos operadores, a gente já ouviu um desafio que parece tão básico, mas é um dos primeiros, o espaço. Como eu vou otimizar o espaço? Normalmente, garagem de ônibus, por aumento de frotas, já são espaços apertados. Houve até denúncias, a gente já acompanhou de morador do ônibus ficar na rua, na calçada. Enfim, vocês também apresentam, o mercado também é carente de soluções como essa, como dinamizar, otimizar e usar o meu espaço que já é apertado para colocar carregador, subestação e tudo, que alguns empresários até usam o termo brincando, toda “parafernália” elétrica, né?

ARTHUR CARRÃO: Sim, a gente já inclusive tem trabalhado em projetos trazendo novas tecnologias que otimizam tanto a ocupação de espaço dessa infraestrutura de carregadores, como também faz a inteligência da gestão energética dos carregadores, como por exemplo, controle de balanço de carga, controle de demanda, então isso tudo já existe. Lá fora é bem mais comum. Aqui no Brasil está chegando agora e a gente já está pronto e já está trazendo essa tecnologia para os nossos projetos também.

ADAMO BAZANI: Perfeito, então quer dizer, são soluções integradas. Eu queria que você falasse dessa questão da integração mesmo entre os fornecedores. A gente está aqui na frente da Eletra, não é à toa, não é que haja um trabalho direto da Recharge com a Eletra, mas a gente noticiou que a Eletra, ela lançou o Eletra Consult, que é um serviço de consultoria, que une os players de mercado e dá orientação também, com base junto, em parceria com esses players. O caminho também é esse? O fabricante e o fornecedor conversarem e oferecerem, não pacotões, propriamente ditos, mas oferecerem soluções personalizadas e integradas.

ARTHUR CARRÃO: Com toda certeza, Adamo. Esse é, para mim, um ponto mais importante no próximo passo que esse mercado que está amadurecendo vai dar. É a criação de ecossistemas onde cada empresa, na sua especialidade, vai atuar integrando o projeto com todas as pontas juntas, e não como você falou, oferecendo pacotões. A Eletra tem feito isso, tem feito muito bem, a gente também tem feito um trabalho, porque o que eu penso e o que a gente está levando para o mercado. Uma solução onde cada empresa atue na sua especialidade. Eles, por exemplo, são especializados e são fabricantes de ônibus elétricos, tem os fabricantes de carregadores, temos nós que estamos na ponta da engenharia e fazendo os projetos para otimizar tudo isso. Então, cada um trabalhar na sua especialidade é a próxima tendência do mercado e a gente está exatamente trabalhando com esses ecossistemas para cada um trazer a sua solução e trabalhar na sua ponta do ecossistema, mas todo mundo unido, conversando e fazendo com que o mercado avance com mais competitividade e trabalhando para que o mercado cresça e amadureça cada vez mais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Manaus (AM) reforça transporte e trânsito para o Dia de Finados com 170 ônibus em operação

[ad_1]

Foto: Divulgação

Cerca de 200 agentes do IMMU atuarão no controle do tráfego e na organização de desvios próximos aos seis cemitérios da capital durante o feriado de 2 de novembro

YURI SENA

A Prefeitura de Manaus vai reforçar a operação de transporte coletivo e trânsito neste domingo, 2 de novembro, feriado de Finados. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) determinou o envio de 170 ônibus para atender a população que se deslocará aos seis cemitérios da capital. O principal foco será o cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no Tarumã, zona Oeste.

Os veículos que atenderem os cemitérios estarão devidamente identificados com cartazes no para-brisa, informando o destino. No Tarumã, haverá 15 ônibus extras e duas linhas especiais criadas exclusivamente para a data:

Linha 500 – Novo Israel / Cemitério Tarumã

Linha 901 – T4-T5 / Av. Cel. Teixeira / Cemitério Tarumã / T. Tapajós

Algumas rotas também terão mudanças temporárias. As linhas 542 e 678 seguirão pela avenida do Turismo, fazendo retorno após o cemitério Tarumã antes de retomarem o itinerário normal. Já os terminais de bairro das linhas 120, 450 e 542 serão transferidos para a avenida do Turismo, próximo à empresa Faber Castell.

Outros cemitérios da cidade também receberão reforço de frota. As linhas 001, 002, 100, 101, 116, 119, 129, 110 e 112 atenderão o cemitério Santa Helena, no São Raimundo; enquanto as linhas 004, 010, 625, 704, 705 e 711 terão reforço para o cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade. No bairro Colônia Antônio Aleixo, o cemitério Santo Alberto será atendido pelas linhas 085 e 604.

Além do reforço no transporte público, o IMMU mobilizará 203 agentes de trânsito e fiscais de transporte para organizar o tráfego nos entornos dos cemitérios. As interdições começam à meia-noite de domingo (2/11).

No cemitério São João Batista, a rua Maceió ficará bloqueada no sentido bairro/Centro entre as ruas Domingos Lima e Álvaro Botelho Maia. O desvio será feito pelas avenidas Joaquim Gonzaga Pinheiro e Álvaro Maia. Durante a celebração de missas, o trecho no sentido Centro/bairro também será interditado.

Na região do cemitério Tarumã, os retornos em frente ao local estarão fechados, e agentes atuarão na avenida do Turismo para orientar os condutores. Já no cemitério São Francisco, a avenida Coronel Pedro de Souza ficará interditada entre as ruas Brasília e São Benedito.

O IMMU também fará o monitoramento do trânsito nos demais cemitérios, garantindo maior fluidez e segurança durante as homenagens do Dia de Finados.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Vereadora propõe criação de Programa de Transparência para avaliar qualidade do transporte coletivo em Curitiba (PR) 

[ad_1]

Foto: Câmara de Curitiba

Projeto de lei de Laís Leão (PDT) prevê divulgação semestral de indicadores sobre pontualidade, conforto, segurança e satisfação dos usuários do sistema de ônibus

YURI SENA

Com o objetivo de ampliar o controle social e a transparência sobre o transporte coletivo, a vereadora Laís Leão (PDT) apresentou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que institui o Programa de Transparência e Experiência do Passageiro (TEP). A proposta busca garantir a publicação semestral de dados relacionados à qualidade do serviço prestado à população, incluindo informações sobre pontualidade, conforto, segurança, acessibilidade, conectividade e satisfação dos usuários.

O texto do projeto (005.00597.2025) acrescenta o Capítulo IX-A à Lei Municipal nº 12.597/2008, que regulamenta o sistema de transporte coletivo de Curitiba. Pela proposta, os indicadores deverão ser divulgados em portais eletrônicos oficiais, com linguagem acessível e de fácil navegação.

Entre os critérios de avaliação previstos estão:

Cumprimento de horários e tempo médio de deslocamento;

Interrupções de viagens e índice de lotação;

Limpeza e condições de embarque;

Atendimento a pessoas com deficiência;

Conectividade Wi-Fi e integração entre modais;

Segurança e número de reclamações registradas.

Segundo a justificativa da vereadora, a iniciativa busca transformar a transparência em um instrumento de gestão pública, possibilitando que a população acompanhe de forma clara o desempenho do sistema.

“A disponibilização periódica e detalhada de informações sobre o transporte é uma obrigação decorrente do princípio constitucional da publicidade. Trata-se de uma ferramenta estratégica de controle social e de aprimoramento da gestão”, destacou Laís Leão.

O projeto também determina que os relatórios tragam séries históricas e comparativos semestrais, acompanhados das metodologias de coleta e margem de erro utilizadas. Para a parlamentar, embora a URBS já publique alguns dados operacionais, as informações são “genéricas e pouco voltadas à experiência concreta do passageiro”, o que limita a participação popular na avaliação e formulação de políticas públicas.

A proposta tramita na Câmara e ainda será analisada pelas comissões temáticas antes de seguir para votação em plenário.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Preço do Cartão GV Cidadão pré-pago sofre reajuste a partir da próxima segunda-feira (03) na Grande Vitória; serviço terá as vendas encerradas em 31 de dezembro

[ad_1]

Fim da comercialização se aplica somente a modalidade pré-paga; cartões Cidadão GV, escolar, vale-transporte, idoso e especial seguem ativos e disponíveis para compra

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir da próxima segunda-feira, 03 de novembro de 2025, o Cartão GV Cidadão pré-pago passará a custar R$ 25 para o transporte público da Grande Vitória, no Espírito Santo.

Atualmente, o cartão é vendido por R$ 10 nas roletas dos terminais de integração do Sistema Transcol, e não é necessário informar o CPF do cliente na compra.

Os usuários do sistema de mobilidade que ainda não o possuem poderão adquiri-lo somente até 31 de dezembro deste ano.

A partir de 1º de janeiro de 2026, o Cartão GV Cidadão não será mais vendido na capital e Região Metropolitana.

Contudo, o serviço seguirá ativo e os clientes que já tiverem o cartão continuarão recebendo as recargas, conforme informado pelo GVBus, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória.

Vale destacar que apenas a modalidade pré-paga terá a comercialização encerrada. A venda dos cartões Cidadão GV, escolar, vale-transporte, idoso e especial ainda estarão disponíveis para compra.

Como alternativa, o usuário do transporte público pode utilizar o aplicativo Kim, no qual é possível gerar um cartão virtual e QR-Codes que são aceitos nos ônibus do Sistema Transcol, assim como nos terminais da capital e Região Metropolitana e no Aquaviário.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

No aniversário de Abel Ferreira no Palmeiras, 5 motivos para acreditar – ou desconfiar – de vaga na Libertadores

0

[ad_1]

30 de outubro de 2025. Dia em que o Palmeiras tentará reverter um placar de 3 a 0 a favor da LDU, obtido na altitude de Quito, e carimbar a vaga para sua sétima final de CONMEBOL Libertadores. A partida decisiva terá transmissão ao vivo no Disney+ a partir das 21h30 (de Brasília).

Quis o destino que a partida mais importante do ano para o Palmeiras de Abel Ferreira caísse exatamente em uma data que se transformou em um marco na história recente do clube, do próprio treinador e, por que não, do futebol brasileiro e sul-americano.

Há exatos cinco anos, em 30 de outubro de 2020, uma sexta-feira, o até então desconhecido Abel Ferreira, que estava no PAOK, da Grécia, foi anunciado como novo treinador alviverde, contratado para ocupar a vaga de Vanderlei Luxemburgo, demitido no dia 14 daquele mês após derrota em casa para o Coritiba, por 3 a 1.

Ao longo destes cinco anos, entre (muitos) mais altos do que (poucos) baixos, o português se transformou em um dos – senão o maior – treinador da história do Palmeiras.

Ao todo foram dez títulos: três Campeonatos Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil, uma Recopa e…duas Libertadores. Mas, como em qualquer relação tão duradoura, nem tudo são flores. Apesar das conquistas, o Palmeiras de Abel também acumulou fracassos e traumas, principalmente nos últimos anos.

É em meio a este cenário de prós e contras que a ESPN listou cinco motivos para que o torcedor possa acreditar em uma hipotética classificação – e também cinco razões para a desclassificação se confirmar.

Por que o Palmeiras vai classificar?

Para eliminar a LDU, o Palmeiras precisa de uma vitória por pelo menos três gols de saldo para levar a decisão para as penalidades. Para carimbar a vaga no tempo normal, precisa de quatro gols.

Apesar do placar elástico, a diferença não parece ser um desafio tão impossível assim para o time de Abel Ferreira. Em 2025, o Alviverde venceu por três gols em 12 oportunidades, algo que ajuda o torcedor a se empolgar com uma possível reviravolta.

Falando em gols, o Palmeiras conta com o poderoso ataque formado por Vitor Roque e Flaco López, responsáveis por 41 gols e dez assistências em 2025, e que vive grande fase no período recente para tentar reverter o placar e levar o Verdão à final.

O fato da LDU ser um time estrangeiro é outra boa notícia para o Palmeiras. Sob o comando do português, o Verdão eliminou oito dos nove adversários internacionais que enfrentou em mata-matas de Libertadores.

Uma nova derrota no Allianz Parque também parece ser algo improvável. O Palmeiras não perde duas partidas seguidas pela competição internacional há quase dez anos. A última vez que isto aconteceu foi na edição de 2016, após dois revezes para o Nacional, do Uruguai.

Por fim, do outro lado da história, o técnico Tiago Nunes não costuma se dar bem quando vai ao Allianz Parque, uma vez que nunca venceu no local, além de ter perdido o Campeonato Paulista de 2020, sob o comando do Corinthians, nos pênaltis. Este foi o último título conquistado antes da Era Abel Ferreira.

Por que o Palmeiras não vai classificar?

O Allianz Parque não tem sido um aliado do Palmeiras, principalmente em mata-matas.

No período sob o comando de Abel, o Verdão caiu em sua casa em oito oportunidades, o que faz com que o time, mesmo com a presença maciça de seu torcedor, não dê retorno esperado em momentos importantes dos últimos anos, sobretudo na Libertadores.

Nos últimos anos, o clube acumula eliminações em casa para Athletico-PR (semifinal de 2022), Boca Juniors (semifinal de 2023) e Botafogo (oitavas de final de 2024).

Apesar de ser tratado como “time da virada” nos últimos anos, o Palmeiras precisará fazer algo inédito na história da Libertadores: reverter uma derrota por três gols de saldo em uma fase semifinal, algo que nunca antes aconteceu em mais de 60 anos de competição.

Além do retrospecto recente do próprio Palmeiras, a LDU vem de um momento especial e promete não ser uma presa fácil.

Só nesta edição de Libertadores, o time equatoriano deixou para trás o Botafogo, atual campeão, nas oitavas de final, e o tricampeão São Paulo, nas quartas de final, além de ter terminado em primeiro na chave que tinha o Flamengo.

Para piorar, o time de Tiago Nunes não sabe o que é perder por uma diferença de quatro gols, placar que o eliminaria da Libertadores, desde 14 de setembro de 2024, quando caiu para o Imbabura, por 4 a 0.

Onde assistir a Palmeiras x LDU

Palmeiras x LDU, nesta quinta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), terá transmissão no Disney+.

Próximos jogos do Palmeiras:

[ad_2]

Fonte

Linha 15-Prata de monotrilho encerra operação às 19h neste sábado (1º) para testes com nova frota de trens

[ad_1]

O terceiro novo trem encomendado pelo Metrô para o monotrilho chegou a São Paulo na última quarta-feira (26), vindo de Santos. Fotos: Governo de SP

Ônibus gratuitos do sistema PAESE atenderão passageiros entre Vila Prudente e Jardim Colonial; operação normal retorna no domingo (2)

YURI SENA

Neste sábado, 1º de novembro de 2025, a operação comercial da Linha 15-Prata do Metrô será encerrada às 19h para a realização de testes com os trens da nova Frota S. A partir desse horário, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema PAESE, que circularão entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial até o fim da operação do dia.

No domingo (2), a linha retoma suas atividades normalmente a partir das 4h40.

Os novos trens da Frota S seguem em fase de testes e validações antes do início da operação comercial. Já foram concluídos ensaios de propulsão, freios, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. Atualmente, estão sendo realizados os testes de sinalização, etapa essencial para integração com os sistemas da linha.

Em seguida, serão feitos testes de carga, suavidade e conforto, que simulam condições reais de operação para garantir viagens mais seguras e confortáveis aos passageiros. Segundo o Metrô, os resultados obtidos até o momento estão dentro das especificações técnicas, e eventuais ajustes são realizados pelo fornecedor e submetidos a novas avaliações.

A previsão é que a nova Frota S entre em operação comercial no primeiro semestre de 2026.

Do total de 19 composições adquiridas pelo Governo do Estado para ampliar a capacidade da Linha 15-Prata — que transporta cerca de 150 mil passageiros por dia —, 12 já foram entregues e estão no Pátio Oratório.

Fabricados na China pela joint-venture PATS (formada pela Alstom e CRRC), os novos trens contam com tecnologia de operação automatizada (UTO – Unattended Train Operation), monitoramento por câmeras, iluminação em LED e sistema inteligente de economia de energia.

A entrega completa das 19 composições está prevista para 2026, acompanhando a expansão da linha até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Palmas (TO) reforça linhas de ônibus na região sul durante horários de pico

[ad_1]

Foto: Divulgação

Linhas 010, 020 e 540 ganham novos horários para atender aumento da demanda na Estação Xerente e bairros do entorno.

YURI SENA

A Prefeitura de Palmas reforçou a operação do transporte coletivo na região sul da cidade para melhorar o atendimento aos usuários nos horários de pico.

A medida, implementada pela Agência de Transporte Coletivo de Palmas, passou a valer na última segunda-feira (27) e inclui novos horários nas linhas 010, 020 e 540.

Na Estação Xerente, localizada no Jardim Aureny III, a linha Eixão – 010 ganhou quatro novas saídas: às 5h40, 5h55, 6h20 e 6h55, além dos horários regulares já existentes. A linha 020 (TO-050) recebeu dois novos horários, às 5h50 e 6h50, e a linha 540 (Taquari) foi ampliada com uma viagem extra às 6h45.

O sistema de transporte público da capital é operado pela Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda. e conta atualmente com 61 linhas em operação, que somam cerca de 60 mil validações diárias. Segundo a prefeitura, o objetivo do reforço é reduzir o tempo de espera e melhorar o fluxo de passageiros durante o deslocamento para o trabalho e estudo.

A estrutura do sistema é composta por linhas estruturantes — conhecidas como “Eixão” e “Expresso” —, que conectam as estações de integração e a área central de Palmas, e por linhas alimentadoras, responsáveis por atender os bairros e encaminhar os passageiros às estações principais.

Atualmente, o transporte coletivo de Palmas possui 65.832 usuários cadastrados e uma frota com ônibus equipados com rampas de acessibilidade, Wi-Fi, câmeras de segurança e tomadas USB, reforçando o compromisso do município com a modernização e a qualidade do serviço.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Aracaju (SE) restabelece transporte público ao Anchietão após readequações na Perimetral Oeste

[ad_1]

Foto: Prefeitura de Aracaju (SE)

Reabertura de rotatórias e acessos no bairro Bugio permite o retorno das linhas 001 e 080 à comunidade, beneficiando mais de 500 famílias da zona norte

YURI SENA

A Prefeitura de Aracaju concluiu as readequações da obra da Perimetral Oeste, na zona norte da capital, garantindo o retorno do transporte público à comunidade do Anchietão, no bairro Bugio. As intervenções foram necessárias após a constatação de falhas estruturais e riscos à segurança viária deixados pela gestão anterior, que comprometeram o acesso de ônibus à região.

De acordo com a administração municipal, o fechamento de retornos e bloqueio de vias essenciais havia dificultado o deslocamento de centenas de moradores, que precisavam caminhar longas distâncias até os pontos de ônibus.

Assim que assumiu o cargo, a prefeita Emília Corrêa determinou o diálogo entre as equipes técnicas da Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — responsável pelo financiamento da obra — para viabilizar as correções. O resultado foi a reabertura das rotatórias do Bugio, incluindo a conhecida “rotatória da Santa”, além da liberação do acesso da rua Geny da Silva Dias, em frente ao Anchietão.

Com as mudanças, as linhas 080 – Bugio/Atalaia e 001 – Augusto Franco/Bugio voltam a circular pela área, ampliando o atendimento do transporte público e beneficiando mais de 500 famílias. Antes da readequação, os veículos seguiam apenas até o final de linha da avenida Poço do Mero; agora, passam também pela rua Geny da Silva Dias, oferecendo mais comodidade e integração à comunidade.

Outra demanda dos moradores do Bugio era a continuidade da baldeação gratuita entre ônibus no final de linha. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que os passageiros poderão continuar realizando a troca de veículos sem custos adicionais, independentemente da empresa operadora.

A SMTT também destacou que a prática já ocorre de forma tranquila no final de linha do Augusto Franco, contando com o apoio de fiscais e motoristas para orientar os usuários durante a transição entre os veículos.

Com as readequações, a Prefeitura de Aracaju reforça o compromisso de melhorar a mobilidade urbana e restabelecer o acesso ao transporte coletivo para as comunidades afetadas pelas intervenções viárias anteriores.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Projeto propõe reativação do Museu do Ônibus em Araraquara (SP) para preservar memória do transporte elétrico

[ad_1]

Foto: Divulgação/ Câmara Araraquara

Coronel Prado (Novo) sugere que a Prefeitura restaure o Trólebus nº 1 e reabra o espaço histórico dedicado ao sistema de trólebus da cidade.

YURI SENA

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura de Araraquara propondo a reativação do Museu do Ônibus, que funcionava no interior do Trólebus nº 1 — o primeiro veículo elétrico desse tipo fabricado no Brasil.

Segundo o parlamentar, o veículo encontra-se atualmente no antigo pátio da Companhia Trólebus de Araraquara (CTA), em estado de abandono, aguardando restauração.

De acordo com Prado, o museu foi criado com o objetivo de preservar a memória do sistema de trólebus da cidade, reunindo painéis fotográficos, peças originais e equipamentos que fizeram parte da operação do transporte elétrico municipal. O Trólebus nº 1 foi restaurado e adaptado para abrigar o acervo histórico que simboliza uma das fases mais marcantes da mobilidade urbana araraquarense.

Implantado em 1959, o sistema de trólebus de Araraquara foi pioneiro no país, operando até o ano de 2000. “Araraquara foi, por décadas, o único município brasileiro com transporte urbano totalmente elétrico”, ressaltou o vereador, destacando o papel inovador da cidade no cenário nacional.

Na justificativa, Coronel Prado afirma que a reativação do museu permitiria às novas gerações conhecerem o legado histórico e tecnológico do transporte público local. O parlamentar sugere que o Poder Executivo promova a restauração do Trólebus nº 1 e a reabertura do espaço, tornando-o novamente acessível à população, estudantes e turistas.

Segundo ele, revitalizar o museu é também uma forma de valorizar a história da cidade e fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento dos araraquarenses.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte