Lucas Paquetá pode movimentar o mercado europeu em janeiro de 2026. A ESPN apurou que o meia do West Ham, da Inglaterra, estuda uma mudança de clube na próxima janela de transferências.
O jogador de 28 anos já nutre o desejo de respirar novos ares há algum tempo, mas não houve um movimento efetivo para tal. Porém, a possibilidade voltou a ser debatida nos últimos dias, tendo em vista a situação difícil que os Hammers se encontram na Premier League – 19º colocado.
O West Ham, por sua vez, entende que o meia tem papel importante na equipe para a sequência da temporada e não pretende liberá-lo facilmente. Por outro lado, um dos pontos que faz Paquetá refletir sobre uma saída é o ‘risco’ de atrapalhar uma vaga na próxima Copa do Mundo.
Já consolidado no clube inglês, Paquetá teria que passar por uma nova adaptação caso mudasse de clube, fator que poderia ‘minar’ a sua boa fase e a possível convocação para a seleção brasileira. Por conta disso, o meia e seu estafe refletem sobre o movimento.
O jogador brasileiro, inocentado do caso de apostas esportivas em julho deste ano, tem contrato com o West Ham até junho de 2027. Em 2025/26, foram 10 partidas disputadas e três gols.
Assista ao Fala a Fonte no Youtube
De segunda a sexta, a partir das 9h (de Brasília) no Youtube da ESPN, você acompanha o Fala a Fonte, programa comandado por André Hernan, Bruno Andrade e Bruno Vicari. Fique ligado!
Determinação é da Justiça da Bahia em segunda instância no processo que envolve a empresa Safira
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
Uma mulher trans (pessoa designada como homem ao nascer, mas que se identifica e vive como mulher) vai receber RF$ 20 mil de indenização porque foi chamada de “senhor” e “cidadão” por um motorista de ônibus.
O valor, conforme acórdão da 1ª Turma Recursal do Sistema dos Juizados do TJBA (Tribunal de Justiça da Bahia), de 27 de outubro de 2025, deve ser pago pela companhia Safira Transportes Turismo Ltda.
Segundo entendimento da relatora Nicia Olga Andrade de Souza Dantas, foi configurada “ofensa aos direitos de personalidade” já que as provas demonstram que o motorista do ônibus, que trafegava em Camaçari, região metropolitana de Salvador, agiu “de forma sarcástica”, mesmo diante da “evidente a aparência” da autora da ação como mulher.
“Trata-se de ação referente a homofobia sofrida pela parte autora que durante uso de transporte coletivo sofreu ofensas à sua honra. Informa que se identificou como uma mulher trans e o motorista insistiu em tratá-la no masculino, onde de forma sarcástica a chamava de ‘’SENHOR’’ afirmando que a autora se tratava de um ‘’CIDADÃO’.Destaca-se que a parte autora colaciona vídeos no evento 1 para comprovar sua alegação”. – diz trecho do despacho.
A determinação é a resposta positiva a um recurso movida pela passageira.
Na primeira instância, a juíza Melissa Mayoral Pedroso Coelho Lukine Martins, da 1ª Vara do Sistema dos Juizados de Camaçari, havia negado o pedido de indenização por entender que não foi cometido crime de transfobia, que é o preconceito, a aversão ou a discriminação contra pessoas transgênero.
A mulher tans não concordou com a sentença em primeiro grau e recorreu.
A magistrada da Segunda Instância entendeu que a passageira passou por situação dolorosa que causou constrangimento, justificando assim a fixação do dano moral. “A situação dolorosa de que padece alguém, por ter sido ofendida a sua honra, comporta reparação, a fim de que se restabeleça o equilíbrio social como forma de sanção àqueles que desavisadamente possam ter, sem o cuidado necessário, causado o constrangimento”.
Cabe recurso por parte da empresa de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Ação da Prefeitura avaliou condições de segurança e conforto dos veículos que atendem a região
YURI SENA
Na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou uma nova etapa da operação Tolerância Zero, com foco na inspeção das condições dos ônibus do sistema de transporte coletivo da cidade. A fiscalização ocorreu na Estação Barreiro, na região do Barreiro, e contou com a presença do prefeito Álvaro Damião.
As equipes iniciaram os trabalhos por volta das 6h, vistoriando coletivos que operam nas linhas 327, 328, 325, 3350, 318, 330 e 314, responsáveis por atender moradores do Barreiro de Cima.
Durante a ação, os fiscais analisaram uma série de itens de segurança e manutenção, como o funcionamento dos elevadores de acessibilidade, o estado dos pneus, a refrigeração do ar-condicionado, além dos freios de porta, sistemas de iluminação e documentos obrigatórios dos veículos.
A operação integra um conjunto de medidas da Prefeitura para elevar o padrão de qualidade do transporte público e garantir mais segurança e conforto aos passageiros. Caso sejam detectadas irregularidades, as empresas responsáveis são notificadas e sujeitas a sanções previstas em contrato.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão climática para novembro de 2025, indicando padrões de chuva e temperatura irregulares em todo o Brasil, com impactos diretos na produção agrícola. Segundo o Inmet, diferentes regiões do país apresentarão combinações de precipitação e calor que poderão favorecer algumas culturas, enquanto outras enfrentarão restrições hídricas.
Centro-Oeste: chuvas irregulares e temperatura acima da média
Conforme destacou o Inmet, grande parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul deverá registrar chuvas abaixo da média, cenário que favorece a colheita do milho segunda safra e do algodão, com menor risco de perdas por excesso de umidade. Por outro lado, Goiás, Distrito Federal e oeste do Mato Grosso devem ter precipitação acima da média histórica, o que beneficia o plantio de soja e milho primeira safra. O órgão destaca que a combinação de temperaturas elevadas e solo bem irrigado favorece a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras.
Sudeste: condições mistas exigem atenção, informa o instituto
No Sudeste, a previsão indica chuvas próximas ou ligeiramente acima da média em Minas Gerais, centro-norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, mantendo a umidade do solo adequada para a semeadura da primeira safra. Já no centro-sul de São Paulo, a combinação de precipitação abaixo da média e temperaturas acima do normal deve favorecer a finalização da colheita da cana-de-açúcar, mas pode limitar a germinação de soja e milho em áreas de sequeiro, conforme alerta o órgão meteorológico.
Sul: chuvas abaixo da média podem acelerar colheitas
Na Região Sul, o órgão prevê volumes de chuva próximos ou ligeiramente abaixo da média em grande parte do Paraná e do oeste de Santa Catarina, além de amplas áreas do Rio Grande do Sul. As temperaturas devem ficar acima do normal, cenário que tende a favorecer a colheita do trigo. Segundo o instituto, essas condições também podem beneficiar a semeadura da soja e do milho primeira safra, especialmente onde a umidade do solo se mantém adequada.
Outras regiões e impactos agrícolas
No Norte, áreas do oeste e sudeste do Amazonas, noroeste e sudeste do Pará e norte de Rondônia devem registrar chuvas acima da média, enquanto Acre, sudoeste do Pará e sul de Rondônia terão precipitação abaixo do normal. No Nordeste, o órgão aponta que chuvas próximas da média favorecerão a maturação e colheita do milho terceira safra na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia). Já o centro-leste da Bahia e sul do Maranhão e Piauí podem enfrentar volumes abaixo do habitual, exigindo atenção à irrigação e manejo das lavouras.
Temperaturas acima da média predominam
Segundo a previsão do instituto, grande parte do país terá temperaturas acima da média histórica, com destaque para Pará, oeste do Amazonas e região central de Roraima, onde os termômetros podem superar 28 °C. O órgão alerta que essa elevação térmica, aliada à escassez de chuvas em algumas regiões, reforça a necessidade de monitoramento da umidade do solo e do desenvolvimento das lavouras.
Serviço que interliga principais unidades de Saúde da cidade passa a atender vias internas do Bairro Paraíso, conforme pedido de moradores, o que reforça natureza de transporte sob demanda da linha
ADAMO BAZANI
A partir desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, a linha de ônibus municipal de Santo André (SP) B45 (Hosp. Mário Covas/Represa – Vl. Luzita) tem o itinerário ampliado e passa a atender a vias internas do Bairro Paraíso, percorrendo o quadrilátero Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé, Rua Jabaquara e Rua Juazeiro no sentido Centro – Vila Luzita, e Rua Juazeiro, Rua Jabaquara, Rua Igarapé, Rua Macaúba e Rua Juazeiro no sentido ponto final do Hospital Mário Covas. Em resumo, no sentido centro, os ônibus “descem a Jabaquara”, igual fazem as linhas B63 e I08 e, no sentido Hospital Mário Covas, “sobem a Jabaquara”.
Denominada de Ônibus Circular da Saúde, pelo fato de em um único trajeto interligar as principais unidades hospitalares públicas e privadas de Santo André (SP), é uma das primeiras linhas regulares de transportes coletivos do Estado de São Paulo a adotar o conceito de transporte sob demanda, já que o itinerário foi desenhado a partir da demanda dos usuários por meio das solicitações de origem/destino ponto a ponto no trajeto. Foram também considerados para a elaboração do trajeto os dados gerados pelas solicitações de aplicativos e pela bilhetagem eletrônica.
A ampliação para as vias internas do Bairro Paraíso ocorre também a partir de solicitações de moradores, o que reforça a natureza de transporte sob demanda da linha.
A chamada linha Circular da Saúde B45 (Represa – Vila Luzita /Paraíso – Hospital Mário Covas) conecta os principais hospitais da cidade como o Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas. (AO LONGO DA REPORTAGEM, VEJA TODAS AS RUAS ATENDIDAS).
Sentido Hospital Mário Covas:
Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei, Rua Juazeiro, Rua Jabaquara, Rua Igarapé, Rua Macaúba, Rua Juazeiro; Rua Professor Valdemar Mattei.
Sentido: Vila Luzita – Represa:
Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Jabaquara, Rua Juazeiro, Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.
ACESSO MAIS FÁCIL, SEGUNDO PASSAGEROS
E justamente a vocação da linha de dar acesso à população de áreas mais carentes, como Represa e Vila Luzita, a regiões onde há maior oferta de emprego e renda foi constatada pelo Diário do Transporte, que acompanhou a operação no primeiro dia, facilitando os deslocamentos de pacientes, mas também de quem vai trabalhar na região do Bairro Paraíso.
É o caso da passageira Tainá Gimenez, que conversou com a reportagem em uma das viagens.
Morando no Jardim Represa e trabalhando no Shopping ABC, no bairro Paraíso, a usuária diz que antes da B45 tinha de pegar três linhas de ônibus para sair de casa e chegar ao serviço: AL 115; TR101 ou TR103 e B63 ou I08. Com o trajeto direto, vai sobrar mais tempo para descansar e ficar com a família.
“Eu moro no Represa e trabalho no Shopping [ABC] perto do Mário Covas. Essa linha vaio me salvar, não preciso mais pegar três ônibus” – disse a usuária que não sabia da existência da linha. Tainá, de tão empolgada, já começou pelo celular mandar mensagens para vizinhos que também trabalham e estudam na região do Bairro Paraíso.
O trajeto é por vias de alto interesse de acordo com os deslocamentos, como Avenida Dom Pedro I, Perimetral e um trecho da Avenida Pereira Barreto.
Realizaram uma “inauguração oficial com o prefeito Gilvan Ferreira, o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote e o diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze, que percorreram em um dos coletivos uma pequena parte do trajeto, entre o Hospital Mário Covas no Bairro Paraíso, e a “Santa Casa”, na Vila Assunção.
O prefeito Gilvan Ferreira conversou com o Diário do Transporte e disse que mais “linhas de ônibus com conceito de demanda” devem ser criadas em Santo André.
“Vamos continuar estudando para criar novos circulares para atender à população de Santo André Vamos cada vez mais incentivar novas linhas como esta”. – disse o prefeito.
“Essa é uma demanda antiga, de vários anos. Agora, após estudos, estamos atendendo” – disse o secretário.
A linha começa com ônibus zero quilômetro dotados de wi-fir, ar-condicionado, acessibilidade, tomadas USB para carregamento de celulares e vidros com tratamento contra incidência de raios ultravioleta do sol. São, inicialmente, sete coletivos nos horários de pico, mas dependendo da demanda, a frota pode ser ampliada.
Os ônibus possuem adesivos especiais indicando o serviço e, no letreiro digital do para-brisa que fica na parte inferior indica os principais equipamentos de Saúde atendidos.
Foram confeccionados cartazes e panfletos avisando a população da nova linha.
VEJA O ITINERÁRIO – SUJEITO A AJUSTES, COM A AVALIAÇÃO DE ENTRAR EM PARTE DO BAIRRO PARAÍSO:
Sentido Hospital Mário Covas:
Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei
Sentido: Vila Luzita – Represa:
Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.
A linha já nasce com solicitações, como de moradores do Bairro Paraíso e quem trabalha em estabelecimentos próximos. A prefeitura, a SATrans e empresa Viação Guaianazes, responsável pelos serviços, estudam a viabilidade do atendimento no quadrilátero da Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé Rua Jabaquara e Rua Juazeiro novamente, que ampliaria em três paradas o atendimento e somente aumentaria o tempo de trajeto em dois minutos.
Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.
FOTO DE ABERTURA:
Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.
Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.
LINHA DA SAÚDE, DO EMPREGO E DA CULTURA/EDUCAÇÃO:
A reportagem do Diário Transporte mostrou, inclusive, que houve até um abaixo-assinado de moradores pedindo a ligação entre o Hospital Mário Covas e a região da Vila Luzita, Pedroso e Represa, que seria chamada de Linha da Saúde por conectar estabelecimentos de saúde no município, como Hospitais Mário Covas, Brasil, Christóvão da Gama, Policlínica Paraíso e UPAS da Perimetral e Vila Luzita. A região do bairro Paraíso, onde fica o Hospital Mário Covas, também é polo de empregos em Santo André, com o Shopping ABC, academias, clínicas, hipermercados e cultural-educacional, com o Parque do Conhecimento Sabina, universidades privadas e o Parque Central, onde são realizados shows e espetáculos. No outro extremo, há o Parque Pedroso.
Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como
Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas.
Abaixo-assinado.
Linha de ônibus entre o Hospital Mário Covas e a Vila Luzita tem abaixo-assinado e pedido apresentados na Câmara de Santo André (SP) – VÍDEO
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
*ADAMO BAZANI, JORNALISTA ESPECIALIZADO EM TRANSPORTES – MTb 31521, EDITOR E REPÓRTER DO DIÁRIO DO TRANSPORTE –
Finalista da CONMEBOL Libertadores pela quinta vez na história, o Flamengo segurou o Racing em Avellaneda e fez história nesta quarta-feira (29), com Filipe Luís conduzindo o time até a decisão e repercutindo na imprensa espanhola.
Segundo o diário As, o ex-Atlético de Madrid ficou ‘a 90 minutos da glória’ após a classificação para a grande final.
“Filipe Luís está a noventa minutos da glória na América do Sul e de mais um título em sua curta, porém frutífera, carreira como técnico“, escreveu o jornal espanhol.
“O Mengão demonstrou enorme personalidade ao, desde o primeiro minuto, esfriar o caldeirão que era o Cilindro, com posse de bola inteligente e verticalidade nos metros finais”, continuou o As.
Com a vaga garantida, o Flamengo aguarda o segundo finalista, que sairá do confronto entre Palmeiras e LDU, nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque. Na ida, os equatorianos venceram em Quito por 3 a 0, podendo perder por até dois gols na volta em São Paulo.
Estudo inédito mapeia R$ 434 bilhões em obras de metrô, VLT e BRT nas 21 regiões metropolitanas do país, com São Paulo concentrando R$ 175,7 bi e o Rio de Janeiro R$ 68,4 bi
ALEXANDRE PELEGI
O Brasil já tem um plano detalhado para o futuro do transporte coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC). O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, apresentou um panorama inédito das necessidades e oportunidades do setor até 2054: 187 projetos distribuídos por 21 regiões metropolitanas, com R$ 434 bilhões em investimentos previstos .
São Paulo e Rio no topo da lista
A Região Metropolitana de São Paulo aparece como o maior polo de investimentos do país, somando R$ 175,7 bilhões — cerca de 40% do total nacional. O plano reúne 41 projetos, entre ampliações das Linhas 2-Verde e 4-Amarela do Metrô, requalificação da Linha 10-Turquesa, novos BRTs intermunicipais e a integração do Trem Intercidades (TIC). A rede futura paulista deve alcançar 1.309 km, consolidando a capital como centro do transporte público sobre trilhos e pneus elétricos .
O Rio de Janeiro, segunda no ranking, terá R$ 68,4 bilhões aplicados em metrô, VLT e BRT, totalizando 550 km de rede planejada. Entre os destaques estão a extensão da Linha 2 do Metrô, a expansão do VLT para a Zona Norte e novos corredores estruturais integrando a capital à Baixada Fluminense
Outras regiões em destaque
A Região Metropolitana de Belo Horizonte deve receber R$ 35,5 bilhões, com a Linha 3 do Metrô (Lagoinha–Belvedere), o VLT Ribeirão das Neves–Lagoinha e novos BRTs elétricos nos eixos Cristiano Machado e Anel Rodoviário. O Distrito Federal soma R$ 21,3 bilhões, com VLTs no Eixo Monumental e Aeroporto e seis novos corredores BRT ligando Brasília ao Entorno.
Já Curitiba, referência nacional em transporte coletivo, retoma o projeto do Metrô Norte-Sul (R$ 17 bilhões) e amplia a Linha Verde, consolidando 216 km de rede .
No Nordeste, Fortaleza (R$ 21,5 bilhões) moderniza o metrô e expande o VLT; Salvador (R$ 13,1 bilhões) aposta em novos corredores e ligações intermodais; e Recife (R$ 14,8 bilhões) amplia a integração tarifária e elétrica da rede .
Impactos e próximos passos
Segundo o ENMU, as redes planejadas poderão gerar até 12% de redução no tempo médio de deslocamento, 11% de queda nos custos operacionais, 12% de corte nas emissões de CO₂ e mais de 250 vidas poupadas por ano em sinistros de trânsito.
O retorno social e econômico estimado ultrapassa R$ 300 bilhões, podendo chegar a R$ 417 bilhões no cenário otimizado .
Na etapa final, o estudo apresentará propostas para a Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana, com foco em fontes alternativas de financiamento (CIDE-Combustíveis, DPVAT, captura de mais-valia imobiliária), modelos de garantias públicas e governança metropolitana integrada.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Sem Doncic e LeBron? Sem problemas! Austin Reaves decidiu mais um jogo para o Los Angeles Lakers na NBA, agora com um game-winner incrível. O armador angelino acertou arremesso no estouro do cronômetro para garantir a vitória por 115 x 116 sobre o Minnesota Timberwolves, fora de casa.
Além dos desfalques dos astros, os Lakers também não tiveram Gabe Vincent e Marcus Smart. Já os donos da casa ficaram mais uma vez sem Anthony Edwards, que acompanhou da beira da quadra a reação ser frustrada no último segundo por Reaves.
Os Timberwolves começaram melhores, com bom aproveitamento do perímetro. Randle, com 13 pontos no período, além de Conley e DiVincenzo castigaram os Lakers com os arremessos longos. Os angelinos, por sua vez, tiveram a dupla Austin Reaves e Dalton Knetch entre os destaques, mas Minnesota conseguiu manter a liderança.
A situação começou a mudar no segundo período, principalmente com a maior agressividade de Reaves em direção à cesta, mudando a maneira como os Lakers atacavam. A proximidade do garrafão funcionou, mesmo contra Randle e Gobert, que não conseguiram ser eficientes nem na defesa, nem no ataque.
Na volta dos vestiários, porém, os Lakers calibraram a mão de vez, agora do perímetro. Jake LaRavia anotou 17 pontos na parcial, boa parte a partir de erros de Minnesota, e a diferença chegou aos 20 pontos. Mas nos minutos finais Jaden McDaniels e Bones Hyland conseguiram uma boa sequência para diminuir o prejuízo para 11 pontos.
Já no último período, após os Lakers manterem a diferença por um bom tempo, os Timberwolves começaram a pressionar, especialmente na criação de arremessos após dobras e mismatches na marcação. Restando dois minutos, o placar indicava apenas seis pontos de frente para os visitantes. Em dois contra-ataques consecutivos, McDaniels baixou a diferença para um. Na sequência, Randle arrastou a marcação, acertou uma bandeja e virou a partida, com apenas dez segundos no cronômetro.
Mas a posse final caiu nas mãos de Austin Reaves. O armador dos Lakers conseguiu forçar a troca de marcação, atacou Gobert e acertou o arremesso da vitóra com um bonito fadeaway de meia distância: 115 x116.
Próximos jogos:
Os Lakers voltam à quadra na sexta-feira (31), às 22h30 (de Brasília), contra o Memphis Grizzlies. Já os Timberwolves jogam no sábado (01), às 19h (de Brasília), contra o Charlotte Hornets.
Estatísticas:
Julius Randle: 33 pontos, 5 rebotes e 6 assistências;
Jaden McDaniels: 30 pontos e 7 rebotes;
Donte DiVincenzo: 14 pontos, 4 rebotes e 6 asssistências;
Austin Reaves: 28 pontos e 16 assistências;
Jake LaRavia: 27 pontos e 8 rebotes;
Deandre Ayton: 17 pontos, 10 rebotes e 3 assistências;
Rui Hachimura: 17 pontos, 5 rebotes e 4 assistências;
Após um início ruim na temporada, o Boston Celtics está embalando na NBA. Diante do Cleveland Cavaliers, no TD Garden, venceu por 125 x 105, em um jogo recheado de bolas do perímetro. Foi a segunda vitória seguida da equipe.
Só no primeiro quarto as equipes combinaram para 18. No primeiro tempo foram 27. Se seguissem nesse ritmo, bateriam o recorde histórico, que é de 48. Mas o segundo tempo teve velocidade e aproveitamento menores, e os times fizeram ‘apenas’ 38.
O equilíbrio deu o tom do jogo logo nos primeiros minutos. As duas equipes trocaram inúmeras cestas, sem que ninguém conseguisse abrir vantagem. A maior parte delas foi para três pontos: ao todo, os times combinaram para 18 acertos no período inicial, terceiro quarto com mais cestas longas na história da liga. Os destaques foram Sam Hauser, com cinco conversões, e Donovan Mitchell, com quatro.
O alto índice de acertos continuou na parcial seguinte, com as equipes alternando a liderança. Até que nos três minutos finais, os Celtics emplacaram uma sequência de 20 x 3, sendo 13 deles de Jaylen Brown.
A volta do intervalo foi mais comedida. As defesas conseguiram prevalecer sobre os ataques, que pararam de pontuar do perímetro e passaram a privilegiar o garrafão. Nesse cenário, os Cavs foram levemente melhores, e conseguiram se aproximar um pouco no placar.
O bom momento de Cleveland continuou no último período e logo conseguiram reduzir a diferença para apenas um dígito. Mas os Celtics rapidamente voltaram a controlar o ritmo da partida. E dessa vez, imprimindo menos velocidade, gastando o tempo de posse de bola e administrando a vantagem. A defesa também ficou mais eficaz, travando as tentativas de Mitchell, que não pontuou no segundo tempo.
Nos minutos finais, os Cavs, precisando da virada, cometeram uma série de erros, facilidando a vida de Boston, que confirmou a vitória: 125 x 105.
Próximos jogos:
Os Celtics voltam à quadra na sexta-feira (31), às 20h (de Brasília), fora de casa, contra o Philadelphia 76ers. Já os Cavs jogam um pouco mais tarde, às 20h30 (de Brasília), em Cleveland, contra o Toronto Raptors.
Estatísticas:
Jaylen Brown: 30 pontos, 5 rebotes e 4 assistências;
Sam Hauser: 21 pontos e 3 rebotes;
Derrick White: 19 pontos, 5 rebotes e 4 assistências;
Itinerários receberão novos horários de atendimento; confira
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir da próxima segunda-feira, 03 de novembro de 2025, as linhas de ônibus que ligam São Francisco de Itabapoana a Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, terão alterações nos horários de atendimento.
A orientação da Prefeitura de São Francisco é de que os usuários do transporte coletivo fiquem atentos as mudanças nos cronogramas e se programem com antecedência para evitar atrasos e contratempos.
Confira os novos horários:
Linha Campos x Gargaú / Gargaú x Campos
– Campos x Gargaú: 20h (diário)
– Gargaú x Campos: 5h30 (diário)
Linha Campos x São Francisco / São Francisco x Campos