Mudança busca reduzir o tempo de viagem e melhorar o conforto dos passageiros que utilizam o transporte coletivo em Dias Tavares.
YURI SENA
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou que, a partir de segunda-feira, 10 de novembro, a linha 712, que atende a comunidade de Dias Tavares, passará a operar no modelo semiexpresso. A medida tem como objetivo diminuir o tempo de deslocamento e oferecer mais conforto aos usuários do transporte coletivo.
Segundo a SMU, o novo formato já foi adotado com sucesso na linha 729 – Paula Lima, sendo bem avaliado pelos passageiros por proporcionar mais agilidade e eficiência nas viagens. A implantação do modelo é resultado de uma demanda da comunidade local, discutida por meio do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp).
Com o sistema semiexpresso, os ônibus farão menos paradas, o que torna o trajeto mais rápido e com menor lotação.
Funcionamento do modelo:
Sentido Dias Tavares: embarque permitido em todos os pontos e desembarque apenas após a passagem em nível do bairro Miguel Marinho.
Sentido Centro: desembarque em todos os pontos e embarque permitido somente até a passagem em nível do bairro Miguel Marinho.
Na região central, os embarques e desembarques poderão ser feitos nos pontos da Avenida Getúlio Vargas e na Travessa Doutor Prisco.
874T/10 Ipiranga – Lapa / Foto: Mark 12/Ônibus Brasil
Alterações no transporte público da Zona Oeste da capital paulista são válidas a partir das 17h
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir das 17h desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, um total de 30 linhas de ônibus municipais sofrem desvios na região da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo (SP).
As mudanças ocorrem em razão do jogo entre Palmeiras e LDU Quito, pela CONMEBOL Libertadores, no estádio Allianz Parque.
Confira os itinerários:
1896/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
8000/10 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8000/1 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8400/10 Term. Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo
8549/10 Taipas – Pça. do Correio
8594/10 Cid. D’Abril – Pça. Ramos de Azevedo
8622/10 Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo
8677/10 Jd. Líbano – Lgo. do Paissandu
8686/10 Mangalot – Lgo. do Paissandu
938C/10 COHAB Taipas –Term. Princ. Isabel
978J/10 Voith – Term. Princesa Isabel
N102/11 Term. Lapa – Term. PQ. D. Pedro II
Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompeia, Av. Pompeia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Pacaembu, Av. Mário de Andrade. Av. Gal. Olímpio da Silveira, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
129F/10 Conexão Petrônio Portela – Metrô Barra Funda
8055/51 Perus – Metrô Barra Funda
948A/10 Vl. Zatt – Metrô Barra Funda
Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompeia, Av. Pompeia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Mário de Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: sem alteração.
8545/10 Penteado – Metrô Barra Funda
Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompeia, Av. Pompeia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Mário de Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
938P/10 Jd. Tereza – Metrô Barra Funda
938V/10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
978T/10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda
Ida: sem alteração.
Volta: Terminal Barra Funda, Av. Mário de Andrade, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
178A/10 Metrô Santana – Lapa
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, R. Pedro Machado, Av. Mário de Andrade, prosseguindo normal.
N206/11 Metrô Santana – Metrô Vl. Madalena
Ida: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Junior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompeia, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
874T/10 Ipiranga – Lapa
Ida: normal até Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, prosseguindo normal.
809U/10 Cid. Universitária – Metrô Barra Funda
Ida: sem alteração.
Volta: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Junior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompeia, prosseguindo normal.
809U/21 Metrô Barra Funda – Metrô Vl. Madalena
Ida: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Junior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompeia, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
856R/10 Lapa – Socorro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Junior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
8615/10 Pq. da Lapa – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
875H/10 Term. Lapa – Metrô Vl. Mariana
Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, prosseguindo normal.
Volta: normal até Pça. Marrey Junior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
877T/10 Vl. Anastácio – Metrô Paraíso
Ida: normal até a R. Clélia, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
748R/10 Jd. João XXIII – Metrô Barra Funda
Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompeia, Av. Pompeia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: sem alteração.
8252/10 Metrô Barra Funda – Lapa
Sentido único: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Junior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompeia, prosseguindo normal.
De acordo com vice-presidente de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, resultados apurados até o momento em caravana de Passo Fundo (RS) a São Bernardo do Campo (SP) demonstraram viabilidade; destino é a COP 30, em Belém (PA)
ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O biocombustível BeVant, que tem origem 100% vegetal e passa por um processo de bidestilação, tem apresentado resultados positivos em um teste prático realizado em parceria entre a Mercedes-Benz e a empresa Be8, com redução das emissões, manutenção do desempenho em relação a outros combustíveis, superando, inclusive, em alguns aspectos, e consumo dentro da margem esperada. Os resultados parciais foram divulgados com exclusividade ao Diário do Transporte, pelo vice-presidente do segmento de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.
Para verificar, na prática, a viabilidade do combustível, Mercedes-Benz e Be8 colocaram para circular de Passo Fundo até a COP30 em Belém do Pará, que tem início em novembro, quatro veículos, dois ônibus rodoviários e dois caminhões. Walter Barbosa comentou sobre a primeira etapa destes testes, na prática, entre Passo Fundo e São Bernardo do Campo, onde fica a planta da fabricante de ônibus e caminhões, no estado de São Paulo. Segundo Walter Barbosa, somente em relação às emissões, houve uma redução na ordem de 65% na comparação com o diesel.
O biocombustível traz a vantagem, ainda de acordo com o executivo, de poder ser usado em qualquer motor Euro 6, apenas com ajustes de parametrização, e é mais barato que o HVO, o diesel hidrogenado, por ter produção nacional. Outra grande vantagem, de acordo com Walter Barbosa, é que, diferentemente da proporção B15, ou seja, 15% de biodiesel ao diesel comum, não há qualquer dano no motor. O Diário do Transporte tem ouvido, de diversos operadores de ônibus e caminhões, as queixas de que, já na proporção B15, o combustível tem ocasionado problemas como borras, perda de desempenho, necessidade de mais trocas de filtros, entre outros problemas que ampliam o custo de manutenção.
Walter Barbosa explicou que o diferencial é que, por ter origem integralmente vegetal, não há depósitos desses resíduos no propulsor. O executivo acredita que o BeVant tem tudo para ser uma das principais fontes de energia alternativas ao óleo diesel, sem substituir necessariamente a aplicabilidade, por exemplo, dos ônibus elétricos. Porém, com uma outra vantagem, ele não requer infraestrutura específica de distribuição, como ocorre com elétrico, que necessita de ajustes na tensão da rede, ou do biometano GNV, que também necessita de uma infraestrutura para que o combustível chegue até as garagens.
Abaixo, leia a entrevista na íntegra. As declarações foram dadas durante o evento Arena ANTP, da Associação Nacional de Transportes Públicos, que tem a realização da OTM e cobertura com o apoio do Diário do Transporte e Podcast do Transporte.
WALTER BARBOSA: Excelente pergunta, Adamo. O BeVant é um combustível de segunda geração, 100% de origem vegetal. E ele passa por um processo de bidestilação. Essa é a grande diferença que permite com que os motores Euro 6 hoje possam operar com essa tecnologia em mais quantidade. Então, por exemplo, um B15, como eu mencionei, o B15 de primeira geração, você não tem uma regulamentação que defina o percentual de origem vegetal e o percentual de origem animal. E é justamente o combustível de origem animal que causa mais borras no sistema de combustível. Isso acaba aumentando a frequência de troca de filtros. Então, a grande vantagem do BeVant é que você consegue usar 100% dele no tanque sem impactar em manutenção mais frequente, e você consegue reduzir até 65% de CO2. Ele seria muito parecido com o HVO, muito parecido. Só que o processo de fabricação do HVO é mais caro. E a gente teria que importar esse combustível, porque ele ainda não tem no Brasil. Então, para fazer o HVO, teria que ter investimentos maiores para produzir ele no Brasil. Por essa razão, a Be8 decidiu desenvolver uma solução a partir de um combustível de segunda geração aqui no Brasil.
ADAMO BAZANI: E só retomando até essa experiência, até Belém, do sul do país até Belém, já chegou essa caravana com os dois ônibus, os dois caminhões. Em São Bernardo do Campo, o resultado foi, por enquanto, positivo.
WALTER BARBOSA: Foi muito positivo, Adamo. Sem impactos em manutenção, sem perda de potência ou desempenho e com redução de 65% de CO2. Agora, os testes não acabaram. Esses testes estão sendo feitos com motor 460 no ônibus e com 471 no caminhão. Uma vez concluído esse período de teste até Belém, ainda assim, nós vamos rodar com esse combustível no nosso campo de prova para validar para essa série de motores e possivelmente estender para os demais.
ADAMO BAZANI: Precisa alguma alteração do motor? Por exemplo, eu comprei um ônibus e um caminhão. Para eu usar esse combustível, eu preciso alterar alguma coisa do motor ou aceita em qualquer motor?
WALTER BARBOSA: Não. Sobre o BeVant, o motor é exatamente o mesmo. Não muda nenhum componente. Apenas ajuste de parametrização de injeção. Isso precisa ser feito.
ADAMO BAZANI: É um trabalho complexo isso?
WALTER BARBOSA: Não é complexo, mas precisa, uma vez liberado e homologado esse combustível, a gente faria a preparação do carro para esse tipo de combustível.
ADAMO BAZANI: Só ônibus zero quilômetro rodaria, ou se eu tenho um ônibus usado na minha frota, eu não posso usar?
WALTER BARBOSA: Por enquanto, não.
ADAMO BAZANI: O HVO poderia?
WALTER BARBOSA: O HVO poderia. É excelente isso. O HVO poderia usar tanto no Euro 3, quanto no Euro 5, quanto no Euro 6, em todos os motores. Todos os motores da Mercedes já são homologados para utilizar o HVO. Então o HVO poderia. A grande questão do HVO é que ele ainda, como eu disse, o processo de produção dele é complexo, é caro, a gente ainda precisa importar o combustível, e ele é um combustível caro. A proposta do BeVant é justamente aproximar o máximo possível ao B15. Ele vai ser mais caro que o B15, mas ele não vai rodar em 100% da linha de produto já, e não vai rodar em 100% dos carros usados que estão no mercado. Então você está correto, mas é uma solução para o futuro muito interessante. Porque a gente vai conseguir reduzir a mesma coisa de CO2, que poderia um HVO no carro novo, mas por um preço bastante próximo de um B15.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
O Manchester City fez o que dele se espera nesta quarta-feira (29). Pep Guardiola deu descanso a algumas estrelas e, ainda com um time fortíssimo em campo, classificou-se para as quartas de final da Copa da Liga Inglesa, o terceiro torneio em importância na Inglaterra.
Adversário desta tarde, o Swansea saiu na frente e deu trabalho para o gigante carimbar a vaga, que veio com gols de Jeremy Doku, Omar Marmoush e Rayan Cherki. A vitória por 3 a 1, de quebra, reabilitou os azuis, que perderam no domingo para o Aston Villa, pela Premier League.
Sem Erling Haaland, Rodri, Gianluigi Donnarumma, Rúben Dias e outros titulares habituais, Guardiola optou por dar rodagem a jogadores que acabaram de retornar de lesões, casos do lateral Rayan Ait Nouri, do zagueiro Abdukodir Khusanov, do meia Rayan Cherki e do atacante Omar Marmoush. Dois deles foram decisivos para a classificação.
O City agora espera o sorteio da próxima fase para descobrir quem será seu adversário.
O jogo
Com dez jogadores diferentes em relação à equipe que perdeu do Aston Villa no fim de semana, o Manchester City começou devagar contra o Swansea e ainda contou com o azar de ver o adversário acertar um chute incrível no ângulo.
Aos 12 minutos, Gonçalo Franco acertou chute lindamente colocado e sem chances para Trafford, inglês escalado para deixar Gianluigi Donnarumma descansar.
A partir daí, o jogo virou (mais ainda) exercício de ataque contra defesa. Em meio à retranca dos galeses, o City arranjou empate em jogada individual de Jeremy Doku, aos 41.
O panorama foi o mesmo depois do intervalo. Trafford foi um mero espectador enquanto o time de Guardiola, posicionado inteiramente no ataque, buscava maneiras de entrar na defesa. Os espaços eram minúsculos, o que obrigou o City a arriscar mais de fora da área e sem a mesma precisão.
O lance que definiu a classificação demorou, mas saiu aos 32 da etapa final. Após assistência de Cherki, Marmoush ganhou do zagueiro na corrida e “afundou” o goleiro para acabar com o martírio dos Citizens. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Cherki, na sua primeira partida completa na temporada, bater de canhota e dar alívio à torcida e Guardiola.
Exercício integra programa permanente de capacitação e aprimoramento dos protocolos internos de segurança
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, às 10h, o Metrô realizará na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul, um simulado de evacuação em cenário de alagamento. O exercício faz parte do programa permanente de capacitação e aprimoramento dos protocolos internos de segurança. A ação tem o objetivo de treinar as equipes operacionais em ambiente controlado, permitindo o aperfeiçoamento das estratégias de resposta e a validação dos procedimentos que seriam adotados em uma ocorrência real.
No simulado, após o envio do alerta emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual (CGE), dois trens serão utilizados para a evacuar os passageiros da estação. Essas composições partirão da estação Tucuruvi e seguirão direto até a estação Jardim São Paulo Ayrton Senna já com o público que participará do exercício embarcado. O acesso dos demais passageiros à estação ficará bloqueado por cerca de 12 minutos, tempo previsto para a realização integral do simulado, que foi planejado de forma a interferir o mínimo possível na operação comercial. Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros também participará do evento, reforçando a integração entre os órgãos de resposta emergencial. Os passageiros que utilizam a estação Jardim São Paulo serão informados sobre a realização do simulado por meio de cartazes e avisos sonoros na estação.
Estação passou por obras civis para minimizar impactos das chuvas
A estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna passou por diversas intervenções com foco em reforço estrutural, melhoria da drenagem e aumento da segurança operacional para minimizar os impactos das chuvas. Entre as principais ações, destacam-se a implementação de reforço estrutural metálico nos muros de acesso, o alteamento e aumento do comprimento da mureta para contenção de fluxo de água, bem como a reforma do gradil de proteção das grelhas. Também foi realizada a construção de um degrau (barreira) com realocação da grelha de drenagem, proporcionando melhor direcionamento do escoamento e mitigando riscos de infiltração.
Além disso, foram realizadas melhorias no sistema de bombeamento, incluindo a substituição e revisão das bombas de infiltração e esgoto, a instalação de bombas, extensões e mangotes prontos para uso emergencial, e a implementação de um kit de bombas de emergência, utilizado em situações em que há necessidade de drenagem aumentando a prontidão operacional. Também foi instalada uma chave na Sala de Supervisão Operacional (SSO) que permite o desligamento da linha de bloqueios (catracas) em situações de inundação, eliminando riscos de choque elétrico e elevando a segurança e a confiabilidade do sistema.
No dia 24 de janeiro deste ano, uma forte tempestade atingiu a cidade de São Paulo e provocou uma intensa enxurrada que invadiu a estação e interrompeu a circulação dos trens no trecho até que tudo fosse normalizado. O elevador da estação foi totalmente danificado, exigindo uma reconstrução quase total. Para retomar o funcionamento, foi realizada a substituição de diversos componentes críticos, como painel de força e comando, central hidráulica, espelho, portas de cabine, barreira eletrônica, motor e módulo de porta, botoeiras, cabeamento elétrico, caixa de inspeção e displays.
Iniciativa envolveu 57 estações em 18 municípios e beneficiou milhares de crianças em instituições sociais
YURI SENA
A Campanha ‘Criança Feliz 2025’, promovida pela CPTM, arrecadou 7.952 brinquedos em 57 estações espalhadas pelos 18 municípios atendidos pela companhia.
Desse total, 5.008 brinquedos foram doados a 24 instituições sociais, beneficiando milhares de crianças.
A Linha 11-Coral se destacou, com 2.979 brinquedos arrecadados, representando 37,4% do total. Cerca de 1.600 brinquedos com avarias foram encaminhados para recuperação pelo Hospital de Brinquedos da ONG Centro Beneficente do Itaim Paulista, enquanto os demais itens danificados seguiram para descarte adequado, garantindo segurança e cuidado com os pequenos beneficiados.
De 36 estações com revitalizações previstas, 17 já foram entregues desde o início da concessão
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste mês, as estações Comandante Sampaio e Sagrado Coração foram entregues totalmente revitalizadas, com foco em acessibilidade, conforto e segurança para os clientes. A ViaMobilidade visa aprimorar a infraestrutura de 36 estações ao todo e, desse total, foram concluídas obras de revitalização em 17 estações desde o início da concessão, com aporte de R$ 192 milhões. Além de Comandante Sampaio e Sagrado Coração, já foram revitalizadas as estações: Socorro, Vila Olímpia, Cidade Universitária, Morumbi, Carapicuíba, Palmeiras-Barra Funda, Lapa, Santa Terezinha, Barueri, Berrini, Cidade Jardim, Jurubatuba, Primavera-Interlagos, Grajaú e Santo Amaro.
As reformas têm como objetivo trazer melhorias significativas e modernizações para as linhas, com adequações nas estações e plataformas incluindo: revisão dos elementos para combate a possíveis incêndios, melhorias na ventilação e captação de águas pluviais, análise de elementos de comunicação visual e informativos aos passageiros, adequação dos passeios e do paisagismo no entorno do acesso às estações.
Entre os demais itens contemplados estão a instalação de piso tátil, canaleta de bicicletas nas escadas fixas, construção de novos elevadores e inserção de bloqueios (catracas) acessíveis, com sinalização tátil direcional. Nas escadas fixas de acesso às plataformas, agora há novos corrimãos e paraciclos.
Em Comandante Sampaio, os sanitários públicos e vestiários para colaboradores também foram revitalizados. O projeto incluiu ainda a recuperação de pisos, forros, estruturas de concreto e cobertura, bem como a implantação de novas salas operacionais. Já na Estação Sagrado Coração, a escada de acesso à bilheteria ganhou nova cobertura e iluminação e uma cobertura adicional foi implantada sobre parte da plataforma e escadas. As salas operacionais foram requalificadas e as salas técnicas, reconstruídas. Além disso, também foi entregue uma nova copa para apoio operacional e uma cobertura entre o prédio existente e os novos sanitários.
Outra entregas
Além da revitalização das estações, a ViaMobilidade também implantou uma passarela entre os Parques Villa-Lobos e Cândido Portinari e a Ciclovia Rio Pinheiros, construiu a passarela Avenida Brasil-Sesi, em São Paulo, que liga o Terminal Rodoviário de Carapicuíba à área do Sesi e da Fatec, pavimentou a estrada e implementou a passarela do Prado, próximas à Estação Itapevi, da Linha 8-Diamante, e implantou um novo Centro de Controle Operacional (CCO) localizado no Pátio Presidente Altino, em Osasco.
Na Estação Cidade Universitária, a ViaMobilidade também realizou melhorias na passarela entre a estação e a Ponte Cidade Universitária, e na escada de acesso à ciclovia. Já em Santa Terezinha, houve a reforma nas edificações operacionais, incluindo sanitários e substituição de pisos, forros e construção da cobertura na passarela, que facilita a visibilidade e as travessias na região. Houve ainda requalificação do acesso sul da estação contempla a integração com o corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Já em Barueri, foram feitas melhorias no acesso à estação, que integram a saída do local com o corredor de ônibus.
Na Estação Lapa, a principal novidade é a construção de uma passarela para a transposição das vias para facilitar o acesso dos passageiros ao embarcar e desembarcar. Também foram construídos sanitários públicos acessíveis e novos vestiários com acessibilidade. O local agora possui uma nova Sala de Supervisão Operacional (SSO) a fim de oferecer mais conforto aos colaboradores e maior efetividade no atendimento. O acesso à estação também foi readequado, tendo todo o seu percurso adaptado para quem possui deficiência ou mobilidade reduzida, desde a entrada até o Terminal Lapa e a rua Guaicurus.
Mais reformas
Outras estações serão contempladas com reformas, entre elas estão Domingos de Moraes, Ceasa, Jandira, Hebraica-Rebouças, Autódromo, Granja Julieta e Villa Lobos – Jaguaré, que tiveram as obras iniciadas no segundo semestre do ano passado, além da Estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, que está passando por um processo de restauração que promete revitalizar esse patrimônio histórico. A restauração inclui a recuperação de elementos arquitetônicos, como os vitrais e os detalhes em mármore, além da modernização das instalações para garantir acessibilidade e conforto aos visitantes. O projeto tem, como finalidade, transformar a estação em um espaço multifuncional que abrigará exposições, eventos e atividades culturais. Somente nesta obra, a concessionária investe R$ 42 milhões e a previsão é de que seja concluída em janeiro de 2026.
Mais de R$ 4,1 bilhões em investimentos
As reformas das estações e demais empreendimentos integram um montante de investimentos de R$ 4,1 bilhões feitos pela ViaMobilidade desde o início da concessão, há três anos, na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Entre os avanços, destacam-se 36 novos trens, a substituição de mais de 60 km de trilhos, a revisão de 120 km de via permanente, compra de 50 veículos auxiliares a eliminação de restrições de velocidade, a implantação de um novo CCO e a construção de uma Oficina de Truques.
Linhas 701 e 702 entram em operação em fase experimental e reduzem necessidade de deslocamento até terminais centrais
YURI SENA
A partir desta quarta-feira (29), duas novas linhas interbairros entram em operação em Boa Vista (RR), conectando diretamente as zonas Oeste e Norte da cidade. As linhas 701 (Alvorada–Cauamé) e 702 (Airton Rocha–Cauamé) funcionarão em fase experimental por 45 dias e têm como objetivo reduzir o tempo de deslocamento e o custo da viagem dos passageiros, que antes precisavam passar pelos terminais do Centro.
Os ônibus das novas linhas circularão todos os dias da semana, com saídas às 5h45 (linha 701) e 6h20 (linha 702). Os trajetos incluem bairros como Alvorada, Nova Cidade, Bela Vista, Tancredo Neves, Caranã e Cauamé, passando próximos a escolas, creches, hospitais, unidades do CRAS e pontos de lazer, como o shopping da zona Norte.
A implantação das rotas faz parte do Plano de Mobilidade Urbana e foi resultado de estudos realizados pela Diretoria de Mobilidade Urbana da Emhur em parceria com a Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos, concessionária responsável pelo sistema.
De acordo com a diretora da Emhur, Nádia Pereira, a ampliação do sistema interbairros representa “um passo importante para tornar o transporte público mais eficiente e acessível, facilitando o dia a dia dos passageiros e reduzindo o tempo de deslocamento”.
O Flamengo pode ter mudanças importantes para encarar o Racing, nesta quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), pela volta da semifinal da CONMEBOL Libertadores. E o ESPN.com.br explica abaixo.
A primeira delas envolve Léo Ortiz. Recuperado de uma distensão no ligamento do tornozelo direito, o camisa 3 treinou normalmente nos últimos dias e vai para o jogo formar dupla com Léo Pereira – Danilo vinha sendo o titular.
Na lateral, Varela tem sido o ‘titular da Libertadores’ e deve continuar jogando de início, com Emerson Royal, titular contra Palmeiras e Fortaleza no Brasileirão, sendo opção durante o jogo.
Outras alterações vão acontecer no meio-campo. Erick Pulgar, Saúl e Jorginho devem fazer uma trinca sólida para dar sustentação ao setor. Filipe Luís tem adoração pelo trio, que traz muita experiência para uma partida do tamanho da que será disputada em Avellaneda.
Pulgar, inclusive, retornou de lesão e ganhou a vaga com boas atuações. Filipe Luís já disse que o chileno é o jogador do elenco que mais entende a sua filosofia de jogo. O retorno do camisa 5 coincidiu com uma lesão de Sául, que acabou sendo banco inclusive contra o Palmeiras.
Apesar disso, o espanhol tem muita moral com Filipe. Foi ele quem ‘ajeitou o setor’ durante a lesão do chileno, acumulou excelentes atuações e só perdeu espaço por conta da lesão.
Sem Pedro, Saúl deve retomar o lugar entre os 11. Ter sido o melhor em campo diante do Estudiantes, quando o time inteiro rendeu abaixo do esperado, faz Saúl ter ainda mais moral com o técnico, que o considera ‘atleta de jogo grande’.
Após confirmada a ausência do centroavante titular, o ataque deve passar por algumas mudanças. A primeira delas está no posicionamento de Arrascaeta. O uruguaio, além de a chance de ser a ponta de um losango no meio-campo quando o time se portar no 4-4-2, pode também atuar como um falso nove em um 4-3-3. Ele exerceu essa função no início do Brasileirão e se destacou com gols.
Melhor em campo no confronto do Maracanã, Carrascal está garantido no time titular. E deve continuar atuando no lado esquerdo do campo. A última dúvida está na direita: Plata ou Luiz Araújo.
play
1:43
Flamengo liga alerta para retorno ao Brasil após jogo contra o Racing; Ônibus com jogadores terá escolta policial
Bruno Andrade traz detalhes do clube, que está preocupado com a situação no Rio de Janeiro, no Fala a Fonte desta quarta-feira (29)
Plata tem sido a opção de Filipe Luís para as partidas como visitante. Foi assim contra o Inter, que o equatoriano foi um dos melhores em campo, e diante do Estudiantes.
A aplicação tática do camisa 50 e a polivalência para preencher a área com um time sem centroavante faz Plata ganhar pontos. No entanto, o mistério deve ser mantido até os minutos finais da partida.
Provável Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Saúl; Plata (Luiz Araújo), Arrascaeta e Carrascal.
Com a vitória na ida por 1 a 0, o Flamengo avança à final da Libertadores com um empate. Derrota por um gol de diferença leva a disputa para as penalidades, enquanto triunfo do Racing por dois ou mais gols de diferença elimina os cariocas.
Medida marca início da regulamentação do serviço na Zona Sul, com base na nova Lei nº 6.205/2025
YURI SENA
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deu início nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, ao processo de cadastramento das cooperativas que irão atuar no Serviço de Transporte Complementar Urbano na Zona Sul da capital.
O encontro foi conduzido pelo diretor de Transportes Públicos, José Carlos Tavares e Silva da Cruz, e reuniu representantes das principais cooperativas do setor.
A iniciativa ocorre após a sanção da Lei nº 6.205/2025, pela prefeita Emília Corrêa, que regulamenta a operação do transporte complementar na cidade. A norma estabelece critérios técnicos e jurídicos para o funcionamento do serviço e concede licenças precárias apenas a cooperados com no mínimo três anos de atuação comprovada.
Segundo o diretor José Carlos Cruz, o cadastramento é o primeiro passo para a regularização das cooperativas e, posteriormente, dos motoristas.
“A lei prevê um prazo de 90 dias para que os cooperados atendam às exigências legais. Estamos iniciando com o cadastro das cooperativas para, em seguida, regularizar a situação individual dos profissionais”, explicou.
O município também prevê a abertura de um chamamento público para o preenchimento de 289 vagas destinadas aos candidatos que cumprirem os requisitos legais e desejarem atuar no transporte alternativo. Entre as cooperativas que já apresentaram documentação estão a Cooptasman, Cooptasan, Cooptacaju e Cooptazul.
A nova legislação foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e tem como objetivo ampliar as opções de mobilidade urbana, especialmente nos bairros da Zona Sul, assegurando mais conforto, regularidade e segurança aos usuários.