26 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 16:35
Publicidade
Home Blog Page 421

Tarifas de pedágio do sistema de rodovias Novo Litoral terão reajuste de 8,64% e começam a ser cobradas em 1º de novembro

[ad_1]

default

ARTESP homologa valores para início da operação comercial parcial com modelo Free Flow nas rodovias SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Bertioga) e SP-098 (Dom Paulo Rolim Loureiro)

ALEXANDRE PELEGI

A ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) publicou a Deliberação nº 560/2025, que homologa o reajuste de 8,648555% nas tarifas quilométricas de pedágio do sistema rodoviário sob concessão da Companhia de Concessões Rodoviárias do Novo Litoral de São Paulo, responsável pelos trechos das rodovias SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Bertioga) e SP-098 (Dom Paulo Rolim Loureiro).

O índice considera a variação do IPCA entre dezembro de 2023 e setembro de 2025, e marca o início da operação comercial parcial do sistema, que utilizará o modelo de cobrança automática Free Flow — sem praças físicas, por meio de pórticos eletrônicos.

As tarifas reajustadas passam a vigorar a partir da zero hora do dia 1º de novembro de 2025, nos pórticos P01 a P05 e no acesso à Estrada da Pedreira (P2a), conforme tabela divulgada pela agência.

O sistema aplicará o Desconto ao Usuário Frequente (DUF), com reduções progressivas de até 20%, conforme o número de passagens registradas pelo mesmo veículo.

Concessão e investimentos

O contrato do Lote Litoral Paulista, assinado em 2023, prevê investimentos de cerca de R$ 3,9 bilhões para a modernização, operação e manutenção de 213 quilômetros de rodovias, conectando o Alto Tietê, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira.

O projeto inclui duplicações, faixas adicionais, dispositivos de segurança, iluminação e operação 100% automatizada — sendo o primeiro sistema estadual de pedágio totalmente Free Flow.

Veja as tabelas com todos os valores:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Quantos milhões Atlético-MG já ganhou com ida à final da Sul-Americana

0

[ad_1]

O Atlético-MG é o primeiro finalista da CONMEBOL Sul-Americana de 2025! A vaga foi assegurada ao eliminar o Independiente del Valle, nesta terça-feira-feira (28), na Arena MRV, com vitória por 3 a 1.

Com a classificação, o Galo assegura pelo menos mais US$ 2 milhões (R$ 11 milhões), que é a premiação destinada ao vice-campeão. Já o campeão embolsa US$ 6 milhões (R$ 33 milhões).

Até aqui, o Atlético-MG embolsou US$ 3,73 milhões (cerca de R$ 20 milhões), com premiações e vitórias na fase de grupos.

O adversário do Galo na decisão será Lanús ou Universidad de Chile, que se enfrentam na quinta-feira (30), na Argentina. Na partida de ida, no Chile, os times ficaram no 2 a 2.

A Sul-Americana terá sua decisão disputada no dia 22 de novembro, tendo como sede a cidade de Assunção, no Paraguai.

Premiação do Atlético-MG na Sul-Americana até agora

  • Fase de grupos: US$ 900 mil (R$ 4,92 milhões)

  • Bônus por vitórias na fase de grupos: 2 x US$ 115 mil (R$ 1,25 milhão)

  • Playoff: US$ 500 mil (R$ 2,73 milhões)

  • Oitavas de final: US$ 600 mil (R$ 3,28 milhões)

  • Quartas de final: US$ 700 mil (R$ 3,8 milhões)

  • Semifinal: US$ 800 mil (R$ 4,3 milhões)

Premiação da Sul-Americana 2025 até a final

Datas da CONMEBOL Sul-Americana 2025

[ad_2]

Fonte

Marcopolo participa da ARENA ANTP 2025 com Attivi Integral elétrico e Volare Fly 10 GV movido a gás natural veicular e biometano

[ad_1]

Empresa também irá exibir mockup do VLT Prosper (Veículo Leve sobre Trilhos), modelo que será fornecido para o sistema de transporte urbano de Teresina (PI)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Marcopolo participa da ARENA ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante o evento, a companhia apresentará seus mais recentes lançamentos voltados à descarbonização e à mobilidade sustentável: o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido gás natural veicular (GNV) e biometano, e um mockup do VLT Prosper (Veículo Leve sobre Trilhos), modelo que será fornecido para o sistema de transporte urbano de Teresina (PI).

“Apresentar três soluções distintas para o transporte urbano evidencia nossa estratégia de inovação e compromisso com a sustentabilidade. Acreditamos que a mobilidade do futuro será plural, e estamos preparados para atender às diferentes realidades das cidades brasileiras”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Além da exposição de seus veículos, a Marcopolo participa de dois importantes painéis:

• 29.10 – 10h – “Avanços e desafios para a transição energética e a descarbonização do transporte público no Brasil”, com Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing;

• 29.10 – 15h – “Novas tecnologias avançam em São Paulo: VLT na cidade para melhorar a mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida”, com participação de Petras Amaral, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Destaques do portfólio em exposição

Attivi Integral

Desenvolvido integralmente pela companhia, o modelo é ideal para operações que buscam acelerar a transição para uma matriz limpa e sustentável. Com foco na descarbonização, o Attivi contribui para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade do ar nas cidades, além de oferecer uma experiência moderna e silenciosa para os passageiros.

Volare Fly 10 GV

O Volare Fly 10 GV é uma solução eficiente e sustentável para o transporte coletivo urbano, especialmente em regiões onde a infraestrutura para eletrificação ainda está em desenvolvimento. Movido a gás natural veicular (GNV) e biometano, o modelo contribui significativamente para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade ambiental nas cidades. Com operação econômica e rápida implantação, o veículo atende às demandas por mobilidade limpa, segura e acessível, sendo ideal para operadores que buscam alternativas viáveis na transição energética.

Prosper City

O Prosper CITY, veículo leve sobre trilhos da Marcopolo Rail, é uma solução ferroviária moderna e escalável desenvolvida pela Marcopolo Rail para atender às demandas de mobilidade urbana em cidades de médio e grande porte. Fabricado integralmente no Brasil, o modelo combina alta capacidade de transporte, conforto e integração ao ambiente urbano, contribuindo para a redução de emissões e a melhoria da qualidade de vida. Com design versátil e adaptável às necessidades de cada operação, o modelo oferece uma alternativa eficiente e sustentável para sistemas de transporte público de alta demanda. O mockup em exposição permite visualizar a proposta de design, funcionalidade e customização da solução.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Vinicius Jr. será punido? O que Real Madrid planeja após fúria de brasileiro com Xabi Alonso

0

[ad_1]

O Real Madrid bateu o martelo: não haverá punição e nem suspensão para Vinicius Jr. depois que o craque “explodiu” contra Xabi Alonso na saída de campo ao ser substituído por Rodrygo, no segundo tempo da vitória merengue por 2 a 1 diante do Barcelona, no Santiago Bernabéu, no último domingo (26).

A informação foi apurada pela ESPN. Na última segunda-feira (27), a reportagem trouxe diversos detalhes a respeito do impacto da reação do brasileiro e os impactos gerados internamente no Real Madrid. A reportagem pôde saber que houve uma breve conversa após o duelo.

Porém, um novo papo deverá acontecer nos próximos dias em uma tentativa de aparar arestas. O Real Madrid folgou na última segunda e só se reapresentará a partir de quarta-feira (29).

Apesar da direção merengue ter optado por não haver punição ou suspensão, o clube entende que o técnico Xabi Alonso tem autonomia para tomar decisões técnicas após o ocorrido.

A ESPN informou ainda que Vinicius Jr. seguiu para o seu pós-jogo como normalmente o faz: reuniu-se com pessoas próximas em um jantar e, pelo que soube a reportagem, nem sequer foi falado no encontro sobre a situação. E para aproveitar os dois dias de descanso, ele viajou para Mônaco.

A reportagem informou ainda nos últimos dias que a “crise” envolvendo o brasileiro se estende para outros temas no Real Madrid. O astro teria uma espécie de “pé atrás” com Mbappé, além de estar com a renovação de contrato travada com o time merengue, o que faz com que a relação entre as partes fique ainda mais estremecida.

Assista ao Fala a Fonte no Youtube

De segunda a sexta, a partir das 9h (de Brasília) no Youtube da ESPN, você acompanha o Fala a Fonte, programa comandado por André Hernan, Bruno Andrade e Bruno Vicari. Fique ligado!


[ad_2]

Fonte

Engavetamento no Rodoanel Mário Covas, em Barueri (SP), provoca congestionamentos na Anhanguera e Bandeirantes na tarde terça-feira (28)

[ad_1]

Prefeitura de São Paulo suspendeu as multas por rodízio de veículos na Marginal Tietê, no trecho entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Castelo Branco, no sentido Castelo Branco

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, por volta das 12h30, um engavetamento envolvendo três caminhões, três carros e uma carreta que transportava ácido sulfúrico interditou os túneis 1 e 2 do Rodoanel Mário Covas, em Barueri (SP).

O acidente ocorreu na altura do quilômetro 11, na pista externa, no sentido Dutra. Não houve registro de feridos.

A paralisação do trânsito de veículos resultou em congestionamentos de 15 quilômetros na Rodovia dos Bandeirantes e 10 quilômetros na Rodovia Anhanguera.

A Prefeitura de São Paulo informou que, por conta do acidente, as multas por rodízio de veículos estão suspensas na Marginal Tietê, no trecho entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Castelo Branco, no sentido Castelo Branco.

Nos demais trechos e sentidos da Marginal Tietê, assim como nas demais vias da cidade, o rodízio municipal de veículos segue em funcionamento normal.

No momento, os veículos estão sendo desviados para a Marginal Tietê, no sentido Castello Branco.

O sentido oposto da Marginal Tietê (Ayrton Senna) opera normalmente.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Caos na segurança pública do Rio de Janeiro faz empresas de ônibus rodoviários cancelarem ou alterarem horários de partidas, como o Grupo JCA

[ad_1]

Orientação é para que passageiros, antes de viajar, entrem em contato com as companhias para confirmar horários; é possível também remarcar as viagens

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

A onda de ataques no Rio de Janeiro após a megaoperação contra o tráfico de drogas, que nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, terminou em mortes e mais de 70 ônibus urbanos utilizados como barricadas, sendo sequestrados pelos criminosos, também influencia o funcionamento dos ônibus rodoviários de diversas partes do país para o estado.

Empresas têm divulgado atrasos, cancelamentos e mudanças de horários de partidas. É o caso do Grupo JCA, que em comunicado oficial de companhias como Auto Viação 1001 e Cometa, alertaram para a possibilidade de alteração nas operações.

De acordo com os comunicados oficiais, por causa do cenário atual, alguns horários com saídas ou chegadas na região, podem sofrer atrasos ou cancelamentos, e que a prioridade, neste momento, é a segurança dos passageiros, dos motoristas e demais funcionários, além da preservação dos veículos, que também correm o risco de ser atacados.

Outras companhias de outros grupos empresariais também estão adotando a mesma prática. A orientação para o passageiro, que tiver de qualquer parte do país viagem com os bilhetes comprados para o Rio de Janeiro, entrem antes em contato com as empresas para confirmarem se os horários estão mantidos.

É possível remarcar as viagens ou então pedir reembolso.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Vinícius de Oliveira

[ad_2]

Fonte

BRT Metropolitano inicia atendimento em Belém (PA) no próximo sábado (1º)

[ad_1]

Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Modal contará com frota de 265 ônibus, sendo 40 deles elétricos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

No próximo sábado, 1º de novembro de 2025, o BRT Metropolitano de Belém (PA) inicia as operações no sistema de transporte público da cidade.

O novo modal fará a ligação da capital com os municípios de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevide.

Serão 265 ônibus em circulação, todos com ar-condicionado e conexão Wi-Fi para os passageiros.

Do número total de coletivos da frota, 40 veículos são elétricos e abastecidos em Marituba e Ananindeua.

O anúncio do começo do atendimento do BRT foi feito nesta terça-feira (28), pelo governador Helder Barbalho.

Os usuários do transporte público que necessitarem utilizar o modal terão de adquirir um cartão específico.

O cartão será disponibilizado para compra nos terminais e nas Estações Cidadania a partir de sexta-feira (31).

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Governo de São Paulo anuncia obras na Rodovia Mogi-Dutra (SP-088) com duplicação, faixas adicionais e via marginal

[ad_1]

O Governo de São Paulo anunciou um novo pacote de obras na Rodovia Mogi-Dutra (SP-088), que incluem duplicações, faixas adicionais e novas vias marginais, medidas que devem reduzir congestionamentos e tornar o deslocamento mais seguro para motoristas e pedestres.

O pacote prevê a duplicação de oito quilômetros entre Arujá e Mogi das Cruzes, no entroncamento com a Rodovia Presidente Dutra (SP-060), além da implantação de 19 quilômetros de faixas adicionais em trechos de aclive, o que vai melhorar o escoamento do tráfego pesado e aumentar a fluidez da via.

As obras serão realizadas pela concessionária CNL.

Para reforçar a segurança, serão implantados sete novos dispositivos de acesso e retorno, eliminando cruzamentos em nível.

Em Mogi das Cruzes, a construção de um quilômetro de vias marginais vai melhorar o trânsito local, reduzindo congestionamentos e dando mais mobilidade ao tráfego urbano nos horários de pico. O pacote inclui ainda sete novas passarelas para pedestres e 14 novos pontos de ônibus ao longo do trecho urbano da rodovia.

Investimento

Nesta etapa inicial de melhorias nas rodovias do Lote Litoral, as intervenções estão focadas em obras e serviços que elevam os padrões de segurança, conforto e eficiência para os usuários. Entre as melhorias realizadas estão a recuperação de 212 km de pavimento e reforço da sinalização vertical e horizontal com a substituição de 4.193 placas de sinalização, instalação de 3.000 metros de cercas antiofuscantes, substituição de 3.060 metros de defensas.

Também está sendo implantada nova iluminação em diversos trechos urbanos e realizadas obras para melhorar a drenagem e contenção. A modernização inclui ainda o monitoramento por CFTV e conectividade para garantir um padrão mais seguro. O setor de conservação realizou ainda a roçada de 14 milhões de metros quadrados, o equivalente a quase 10 vezes a área da cidade de São Paulo. Também foi feita a revitalização de 17.180 metros de cercas.

As equipes presentes nas oito novas bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e 30 viaturas disponibilizadas já atuaram em mais de 45 mil atendimentos. Foram quase 28.497 inspeções viárias, 11.389 remoções de veículos, 1.267 atendimentos mecânicos, 2.715 atendimentos médicos e mais de 800 remoções de animais, aumentando a proteção de motoristas e pedestres.

Com um pacote de R$ 4,3 bilhões, as melhorias seguem para novas etapas, com foco nas intervenções estruturantes. Um exemplo é a duplicação de 90 km, 42% de toda a extensão da malha concessionada, que possui 212 km. Além dos trechos duplicados, o pacote prevê ainda a implantação de novas marginais, ciclovias e passarelas, além da recuperação integral do pavimento em todo o trecho concedido.

Siga Fácil

Os consideráveis investimentos realizados nesses dez meses de operação antecedem a implantação do Siga Fácil, o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes. Os pórticos identificam veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido, mais justo e mais eficiente.

Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas, reduz acidentes e, nas concessões firmadas a partir de 2024, cobra proporcionalmente ao trecho percorrido. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.

[ad_2]

Fonte

Memphis Depay falta a treino do Corinthians por mau tempo e recomendação da prefeitura do Rio

0

[ad_1]

Memphis Depay faltou ao treino de reapresentação do Corinthians nesta terça-feira (28), informou o clube. No Rio de Janeiro, o holandês voltaria de helicóptero à capital paulista, mas permaneceu no Rio e acabou perdendo a atividade no CT Joaquim Grava.

Segundo nota publicada pelo Corinthians, Memphis avisou com antecedência a diretoria e chegou a pedir autorização para aterrissar em um dos gramados do CT.

O clube permitiu, mas o mau tempo impossibilitou a decolagem e, além da questão climática, a capital fluminense vive um dia caótico, com recomendação de que as pessoas evitem deslocamentos.

O atacante Memphis Depay não participou do treinamento desta terça (28). O atleta estava no Rio de Janeiro e, na segunda (27), solicitou ao clube a liberação para pousar um helicóptero em um dos gramados do CT, o que foi autorizado“, divulgou o Corinthians.

A aterrissagem estava prevista para 12h30, porém, o mau tempo impediu a decolagem. Memphis manteve contato com a diretoria durante todo o dia e segue buscando meios para retornar a São Paulo, tendo em vista que o Rio de Janeiro vive um dia atípico, com recomendação da Prefeitura Municipal para que as pessoas evitem deslocamentos“, finalizou o comunicado.

Após triunfo fora de casa contra o Vitória no último sábado, o Timão volta a campo no próximo domingo (2), contra o Grêmio, na Neo Química Arena.

Os jogadores ganharam dois dias de folga após o último jogo, e então Memphis decidiu ir para o Rio de Janeiro.

Próximos jogos do Corinthians:

[ad_2]

Fonte

Brasil precisa de 32 mil ônibus urbanos novos para idade média voltar a cinco anos

[ad_1]

Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte

Declaração é do presidente da Fabus, Rubens Bisi, que defende que antes de alternativas ao diesel e até mesmo benefícios como tarifa zero, transportes sejam estimulados para recuperar nível de qualidade

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

Para chegar a uma média de idade de cinco anos, aceitável e mais viável para as operações nas cidades, o Brasil precisaria colocar nas ruas hoje cerca de 32 mil ônibus urbanos zero quilômetro.

O tamanho do déficit foi revelado pelo presidente da Fabus, associação que representa as fabricantes de carrocerias, Rubens Bisi, durante a apresentação na abertura da Arena ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), evento que ocorre em São Paulo nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025. O evento prossegue até a próxima quinta-feira (30) no Transamerica Expo, em Santo Amaro, zona Sul da capital paulista.

Para o executivo, a pandemia de Covid-19 agravou um quadro de dificuldades dos transportes que já existia, mas se tornou quase insustentável.

A situação se reflete nas condições pelas quais os serviços são prestados, incluindo a qualidade da frota.

Bisi destacou também que entre janeiro e setembro deste ano de 2025, a indústria nacional produziu 7.505 ônibus urbanos.

O número representa 7,9% de crescimento em relação ao volume do mesmo período do ano passado.

Apesar do número ser positivo, para recuperar ao menos parte deste déficit de frota, o volume em vez de 7,5 mil unidades deveria estar em torno de 11 mil coletivos.

O executivo acredita que são bem vindas as alternativas para a ampliação de frotas com tração alternativa ao óleo diesel, como elétricos e biometano/GNV e todo o debate para tornar o transporte mais atraente e acessível, como a tarifa zero, é válido, mas que antes de tudo o básico precisa ser feito.

E isso passa por investimentos em infraestrutura viária, nem que seja a mais simples, mas que evitem dos ônibus quebrarem em imensos buracos num asfalto remendado, e em renovação para que o passageiro ande em veículos mais confortáveis e seguros.

Somente a troca em massa de frota de ônibus de 10 anos até 15 ou 20 anos que estão rodando nas cidades, de tecnologias defasadas, pelos atuais modelos Euro 6, que poluem 75% menos, já seria suficiente para melhorar as condições de serviços, tornar os transportes mais atraentes e ainda trazer ganhos ambientais significativos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Vinícius de Oliveira

[ad_2]

Fonte