Isenção de passagem vale para linhas de ônibus entre esta segunda-feira (27) e 4 de novembro
YURI SENA
A Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação e a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), garantirá transporte gratuito em linhas de ônibus para estudantes durante a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre 27 de outubro e 4 de novembro.
A medida beneficia alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, que possuam o Cartão TRI Escolar ativo, facilitando o deslocamento até as instituições de ensino e estimulando a participação na avaliação realizada pelo Inep.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, a ação assegura que os estudantes participem das provas, contribuindo para resultados que orientam a formulação de políticas públicas na área da educação.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a iniciativa garante que nenhum estudante fique de fora e reforça a importância de identificar os caminhos para fortalecer a rede de ensino público.
O Corinthians deve contar com o retorno do goleiro Hugo Souza, que sofreu uma luxação acrômio clavicular no ombro esquerdo, para a partida contra o Grêmio, neste domingo (2), na Neo Química Arena, em duelo pelo Campeonato Brasileiro.
Desfalque do Timão no último sábado, na partida contra o Vitória, o arqueiro está tendo boa recuperação, mas ainda está com o ombro inflamado e não pode treinar com bola por enquanto.
Porém, para que não haja retrocesso na lesão, Hugo está fazendo treino sem bola para se preparar para o duelo deste final de semana, segundo apurou a ESPN.
Alinhado com a comissão técnica, Hugo Souza tem feito um grande esforço para voltar o quanto antes.
Além dos compromissos com a camisa do Corinthians, o goleiro é cotado para estar entre os convocados de Carlo Ancelotti na próxima segunda-feira (3), para os amistosos da seleção brasileira contra Senegal e Tunísia, e não quer deixar passar a oportunidade.
Ausente na última partida, Hugo Souza foi substituído pelo goleiro Felipe Longo, cria da base alvinegra. O jovem teve boa atuação no triunfo contra o Vitória, no Barradão.
Reconhecimento da 7th Experience destaca liderança na transformação digital do transporte rodoviário e impacto concreto no setor
ALEXANDRE PELEGI
O CEO da FlixBus Brasil, Edson Lopes, foi eleito um dos “Top 50 Executivos de Destaque em Inovação e Tecnologia” pela 7th Experience, premiação que reconhece líderes responsáveis por transformações significativas e resultados concretos em suas empresas e no ecossistema corporativo brasileiro.
Para o executivo, o reconhecimento reforça a missão da empresa de usar a inovação digital para transformar a mobilidade rodoviária no país, promovendo viagens mais seguras e acessíveis, além de oferecer apoio tecnológico e serviços de marketing e atendimento ao cliente a pequenos e médios operadores autorizados.
“Ser reconhecido entre os 50 principais executivos de inovação e tecnologia valida nossa visão: a tecnologia, quando aplicada para servir as pessoas, é o nosso maior diferencial. Esse prêmio não é apenas sobre inovação como conceito, mas sobre colocá-la no centro de nossa estratégia para revolucionar o transporte rodoviário”, afirmou Edson Lopes.
O executivo destacou ainda que a premiação reforça a importância da disrupção e do foco na experiência do passageiro como motores da transformação no transporte rodoviário.
“É uma honra estar entre líderes que estão ativamente transformando o cenário corporativo brasileiro. O prêmio reforça nosso compromisso com a continuidade da liderança na transformação digital do transporte rodoviário, garantindo que o passageiro tenha mais opções, melhor serviço e preços mais justos”, completou.
Expansão e resultados concretos
O ranking dos Top 50 Executivos de Inovação e Tecnologia se baseia em resultados concretos e conquistas comprovadas, com foco em impactos reais nos negócios e na cultura organizacional, sem espaço para avaliações subjetivas.
Desde o lançamento da FlixBus no Brasil, em 2021, a empresa expandiu sua presença para 13 estados e o Distrito Federal oferecendo soluções de tecnologia e inteligência de mercado para modernizar o transporte rodoviário interestadual.
O Grupo Flix, corporação alemã presente em 44 países, é um dos maiores players mundiais do setor rodoviário. No Brasil, a operação liderada por Edson Lopes consolida um modelo de inovação que democratiza o acesso à mobilidade de longa distância
Além de CEO da FlixBus, Lopes é investidor-anjo e membro de conselhos de startups, tendo atuado anteriormente no lançamento e na expansão da Uber no Brasil.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em Transportes
Novidades foram antecipadas pelo Diário do Transporte e serão apresentadas a todo público com mais detalhes a partir desta terça-feira (28) até quinta-feira (30) no Arena ANTP, em São Paulo
ADAMO BAZANI
Nem ainda foram apresentadas oficialmente, mas duas novidades no segmento de ônibus elétricos no País já receberam contatos de empresários e gestores públicos: a primeira linha de chassis de coletivos elétricos desenvolvida e produzida por uma empresa com origem e capital integralmente brasileiro e um serviço de consultoria denominado Eletra Consult, considerado inédito na América Latina, que desenvolve a implantação de frotas elétricas, desde antes mesmo da compra dos veículos, considerando até mesmo as obras civis de adequações das garagens e terminais, passando pelo levantamento das linhas de financiamento mais adequadas para cada empresa, até a operação, manutenção e indicação das possibilidades de uso das baterias após não servirem mais para as linhas regulares.
Os lançamentos são da Eletra Industrial, empresa com sede em São Bernardo do Campo (SP), e serão apresentados com detalhes entre as 14h desta terça-feira, 28 de outubro de 2025, e quinta-feira (30) no Arena ANTP, evento da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, OTM e Diário do Transporte-PodCast do Transporte, que ocorre no Transamérica Expo Center, que fica à Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo (SP).
O estande da Eletra é o D02, ao lado do auditório principal e é o maior da feira.
Nesta segunda-feira (27), o Diário do Transporte antecipou as linhas gerais das novidades com uma entrevista exclusiva da diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano, que ainda falou do lançamento em parceria com a WEG, outra empresa brasileira, de uma nova geração de motores elétricos para ônibus com a tecnologia de imã e de baterias que deixam os coletivos cerca de 350 kg mais leves, reduzem o espaço ocupado na carroceria e ampliam a área para mais bancos aos passageiros. Além disso, a promessa é que de as baterias com a nova tecnologia tenham uma retenção energética maior, o que pode resultar em maiores autonomias e prolongamento da vida útil.
A entrevista na íntegra você assiste clicando neste link:
Pouco tempo depois da publicação no Diário do Transporte, tanto gestores públicos de prefeituras e Estados como frotistas entraram em contato interessados nas novidades.
O que chamou a atenção foi a procura por detalhes do Eletra Consult, o que mostra que há ainda muitas dúvidas em relação à eletrificação que vão muito além do tipo de ônibus a escolher. Quando esteve na Bélgica, na Busworld 2025, a convite da Mercedes-Benz, o Diário do Transporte constatou que na Europa tem iniciado a tendência de os fabricantes de veículo participarem ativamente de todo o processo de implantação de frotas elétricas, mas, até então, na América Latina não havia esse serviço completo lançado pela Eletra.
CONSULTORIA ALÉM DO ÔNIBUS:
Segundo a Eletra, o serviço não é uma ação de venda e não se limita a oferecer produtos e soluções prontas, mas desenvolver personalizadas com base nos padrões técnicos estipulados pelos órgãos de metrologia e segurança, definindo até mesmos as alternativas mais indicadas de obras civis, de relacionamento com a distribuidora de energia e as linhas de financiamento disponíveis no mercado brasileiro. O diagnóstico da rede de distribuição, potência e como compatibilizar tudo isso à demanda de passageiros das linhas para aí sim escolher o modelo de ônibus possível fazem parte da abrangência do Eletra Consult.
CHASSIS E ACESSO MAIS FÁCIL A FINANCIAMENTOS BNDES E FINAME:
Sobre os chassis nacionais Eletra, a empresa diz que a gama já disponível para a venda engloba os principais segmentos de ônibus urbanos e metropolitanos no Brasil, desde alimentadores com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterçam. Por terem o maior nível de nacionalização hoje entre as marcas disponíveis no mercado, ao optar pelos chassis Eletra, é possível ter acesso mais garantido e simplificado a linhas de financiamento públicos voltados à economia verde nacional, como Finame e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
ABAIXO DO MAPA DO ESTANDE DA ELETRA NO ARENA ANTP VEJA MAIS DETALHES DAS NOVIDADES:
ELETRA CONSULT
São muitas as dúvidas ainda quanto à eletrificação das frotas de ônibus por todo o País que partem de diversos atores fundamentais na mobilidade, como as empresas de transportes e os gestores públicos, sejam municipais, estaduais e até mesmo federais.
As questões são as mais diversas e vão desde os modelos de ônibus mais adequados para cada operação, infraestrutura nas garagens e redes de distribuição antes da compra e até formas mais adequadas de financiamentos. São fatores que mudam muito de uma cidade para outra, ou mesmo numa mesma cidade entre diferentes linhas e numa mesma garagem.
Com o objetivo de colaborar para um transporte mais limpo e que se sustente financeiramente e tecnicamente desde sua implantação até o descarte de baterias após os anos de uso, a Eletra Industrial, fabricante genuinamente brasileira líder nacional na produção de ônibus elétricos, apresenta o serviço Eletra Consult.
Segundo a presidente da empresa, Milena Braga Romano, não se tratam de ações de vendas, mas realmente de apoio para todas as cadeias envolvidas na mobilidade.
“A Eletra tem mais de 30 anos atuando na produção e desenvolvimento de ônibus com tração elétrica. Somos uma empresa totalmente nacional e nascemos de um grupo operador de transportes com 115 anos de história. Então, sabemos e vivemos de perto da realidade em todas as pontas, fabricação e operação, além de atuarmos com a gestão pública. A Eletra é muito mais que fabricante de ônibus, somos desenvolvedores de soluções de mobilidade elétrica” disse Milena.
O serviço EletraConsult contempla todas as etapas necessárias para a descarbonização dos transportes coletivos, bem antes mesmo da aquisição dos ônibus.
“É uma via de várias mãos. A escolha do modelo de ônibus depende da infraestrutura e a infraestrutura é definida de acordo com as necessidades operacionais dos serviços, ou seja, do modelo de ônibus. Não tem como escolher o tipo de ônibus sem o dimensionamento exato do que é possível implantar em termos de carregadores, subestações, rede de distribuição pública e espaço físico. Mas o transporte se faz nas ruas. Então, também não tem como escolher a infraestrutura necessária sem ter noção da frota mais adequada para cada tipo de operação e de linha. Um nasce com o outro. Por isso, sentamos com o operador e com o gestor e criamos as soluções melhores” – disse.
LINHA DE CHASSIS
Os novos chassis com a marca Eletra atendem aos principais segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterçam.
No caso dos modelos midiônibus, básicos e padrons, a aplicação é tanto para linhas alimentadoras de corredores de ônibus de grande carregamento ou de sistemas metroferroviários, como também para linhas principais e troncais.
Já os superarticulados por terem os eixos traseiros direcionais e configurações entre 20m e 23m são indicados tanto para corredores exclusivos (simples e BRTs – Bus Rapid Transit), mas também em trajetos fora de corredores, em ruas e avenidas de trânsito comum. Além disso, essa flexibilidade permite com que as operações sejam compatíveis com diferentes estruturas e portes de terminais de ônibus e estações de integração e transferência de linhas.
Todos os chassis são de piso baixo e a autonomia pode variar entre 250 km e 350 km, dependendo das condições de operação. A plataforma do chassi é produzida pela nossa parceira Mercedes Benz, o que garante a robustez de um modelo já testado e aprovado no sistema de transporte no país. Eletrificamos com tecnologia Eletra a mesma plataforma do modelo à diesel, sem motor e câmbio.
SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DE BATERIAS, MOTORES E INVERSORES
Já em relação a tecnologia embarcada, a Eletra em parceria com a WEG, indústria também genuinamente brasileira, traz diversas novidades.
Um dos destaques é a nova célula de baterias, com mais capacidade energética, o que garante maiores autonomias com o mesmo peso dos modelos atuais.
Já os novos motores e inversores permitem uma redução de peso de cerca de 350 kg e ampliação da capacidade total de transportes, dependendo da configuração de cada veículo.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Decreto de Eduardo Paes nesta terça-feira (28) institui grupo responsável pela Concorrência que definirá a operação da Rede Integrada Rio
ALEXANDRE PELEGI
O prefeito do Rio de Janeiro assinou o Decreto “P” nº 598, de 27 de outubro de 2025, que cria a Comissão Especial de Licitação no âmbito da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O grupo será responsável por conduzir o processo da Concorrência CO SMTR nº 001/2025, voltado à seleção de propostas para a prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus – Rede Integrada Rio (Sistema Rio).
A comissão será presidida por Simone Costa Rodrigues da Silva e contará com outros nove servidores da SMTR, entre eles Rafael Nishimoto, Cláudia Porciúncula de Moraes, Wallace da Silva do Nascimento, Isabelle de Sá e Silva Rangel, Rebeca Costa Bittencourt Augusto, Michelle Quintieri Pinheiro, Anna Paola Borges Dantas, Valmir de Oliveira Rodrigues Júnior e Gustavo da Costa Ferreira Moura dos Santos.
A criação da comissão marca mais uma etapa no processo de reformulação do transporte público por ônibus na capital fluminense, que prevê um novo modelo de operação, com licitação das linhas, reorganização da rede e integração entre modais.
Licitação prevê contratos que podem chegar a R$ 375 milhões e veda vínculo com o sistema de bilhetagem Jaé
Como noticiou o Diário do Transporte em 17 de outubro, a Prefeitura lançou o edital da concorrência pública que definirá as novas concessionárias do transporte coletivo por ônibus da cidade. O valor estimado dos contratos pode chegar a R$ 375 milhões, segundo o edital da Concorrência CO SMTR nº 001/2025. Relembre:
Prefeitura do Rio lança licitação para concessão do sistema de transporte coletivo; contratos podem chegar a R$ 375 milhões
O certame tem como objetivo substituir os atuais contratos emergenciais e implementar a Rede Integrada Rio (Sistema Rio), que deve reorganizar o atendimento por áreas, melhorar a cobertura da frota e modernizar o sistema de monitoramento e controle.
Ainda segundo o edital, os futuros contratos deverão contemplar obrigações de renovação gradual da frota, uso de tecnologia embarcada, metas de pontualidade e regularidade, além da integração tarifária com o sistema de bilhetagem municipal Jaé.
Entretanto, conforme destacou o Diário do Transporte em 20 de outubro, o documento proíbe expressamente a participação de empresas que possuam qualquer vínculo, direto ou indireto, com o sistema Jaé de bilhetagem eletrônica, seja como acionistas, administradores ou prestadores de serviço. A medida busca evitar conflitos de interesse e garantir a separação institucional entre operadores de transporte e a empresa responsável pela bilhetagem e arrecadação. Relembre:
Licitação do transporte coletivo da cidade do Rio de Janeiro veta empresas que tenham vínculo com o sistema Jaé de bilhetagem
A licitação — conduzida pela Comissão Especial agora formalmente instituída — representa um passo decisivo na tentativa da Prefeitura de retomar o controle e a qualidade do transporte coletivo da cidade, depois de anos de crise no sistema de ônibus e de contratos precários.
O Decreto “P” nº 598/2025 entra em vigor na data de sua publicação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Nos últimos 30 dias, o mercado de fertilizantes apresentou um cenário de alívio para o produtor. Segundo análise de Jeferson Souza, analista de inteligência de mercado, a Ureia registrou uma boa queda nos preços no CFR Brasil, enquanto o sulfato de amônio teve apenas um breve movimento de alta, o chamado “voo de galinha”, antes de voltar a recuar na semana passada. O fator que mais pesa sobre o sulfato, explica ele, é o aumento dos custos logísticos, especialmente com frete e demurrage, que encarecem o produto nacionalizado e limitam sua competitividade no mercado interno.
O especialista destaca que o principal ponto de atenção é a relação de troca entre os dois produtos. À medida que o plantio da soja avança pelo país, o foco do produtor começa a se voltar para as compras de insumos voltados ao milho segunda safra. Atualmente, entre 40% e 45% das aquisições de fertilizantes para o cereal ainda estão em aberto, o que reforça a importância de acompanhar os preços. Apesar de o sulfato ter perdido espaço momentaneamente, ele continua sendo historicamente competitivo, enquanto a ureia apresenta relação de troca semelhante à observada no mesmo período do ano passado.
Para Souza, o momento atual configura uma janela de oportunidade para a compra de ambos os produtos, especialmente considerando o comportamento recente dos preços e o avanço das lavouras. Ele acrescenta que é preciso acompanhar dois fatores de impacto direto nos custos: o enxofre e o frete interno. Correndo paralelamente, mas influenciando o cenário global, está a tensão comercial entre Estados Unidos e China, que segue como variável importante para o mercado de insumos agrícolas.
Ônibus municipais de São Vicente são operados pela Sancetur
Deliberação nº 545/2025 aprova recomendação da para integração entre as concessionárias dos ônibus BR Mobilidade (metropolitanos) e Sancetur (municipais)
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) recomendou a integração física e tarifária entre a linha EMTU VLT-953 (São Vicente x Santos), operada pela Concessionária BR Mobilidade Baixada Santista – SPE, e as linhas municipais de São Vicente, sob responsabilidade da Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda.
A decisão consta da Deliberação ARTESP nº 545, de 24 de outubro de 2025, aprovada por unanimidade na 221ª Reunião Extraordinária do Conselho Diretor.
A medida segue a Nota Técnica SUCOL nº 0086593147, da Superintendência de Transportes Coletivos, que instruiu o processo SEI nº 134.00038001/2025-22.
A linha EMTU VLT-953 é um serviço intermunicipal de ônibus que opera em São Vicente, ligando o Terminal Barreiros a diversos bairros da cidade, com integração tarifária ao sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a outros ônibus municipais, o que facilita o deslocamento entre São Vicente e Santos e amplia a conectividade da rede metropolitana da Baixada Santista.
Com a deliberação, a Agência ratifica toda a instrução processual e determina a adoção das medidas necessárias para efetivar a nova integração com o sistema municipal, reforçando a política de interoperabilidade e de mobilidade integrada na região.
O documento foi assinado digitalmente pelos diretores André Isper Rodrigues Barnabé (presidente), Diego Albert Zanatto, Fernanda Esbízaro Rodrigues Rudnik e Raquel França Carneiro.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Lionel Messi falou, pela primeira vez, sobre suas expectativas de disputar a próxima Copa do Mundo com a seleção da Argentina, buscando defender o título conquistado no Qatar em 2022 com a albiceleste.
O astro argentino não hesitou quando lhe perguntaram se gostaria de estar no torneio que será realizado no próximo ano em Estados Unidos, México e Canadá: “É algo extraordinário poder estar em uma Copa do Mundo, e eu adoraria”, respondeu Messi à NBC em entrevista.
“Gostaria de estar lá, estar bem e ser uma peça importante para ajudar a minha seleção, se eu chegar. Vou avaliar isso dia após dia quando começar a pré-temporada do ano que vem com o Inter Miami, e verei se realmente posso estar 100%, se posso ser útil ao grupo, à seleção, e então tomarei uma decisão. Obviamente, tenho muita vontade, porque é uma Copa do Mundo”, detalhou o camisa 10.
“Vimos de vencer a última Copa, e poder defendê-la novamente em campo é algo espetacular, porque sempre é um sonho jogar pela seleção, especialmente em competições oficiais”, encerrou o craque da última Copa e herói do tricampeonato.
O atual jogador do Inter Miami disputou as Copas do Mundo de Alemanha 2006, África do Sul 2010, Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022, quando enfim conquistou o grande título que lhe faltava na carreira.
“Também é verdade que era a única coisa que me faltava no nível profissional, porque tive a sorte de conquistar tudo, tanto individual quanto coletivamente, com o Barcelona. E acredito que esse é o sonho de todo jogador. Quando você pergunta a um jogador qual é o seu sonho, ele responde: ser campeão do mundo”, finalizou o ex-jogador que fez história sobretudo com a camisa do Barcelona.
Decisão autoriza a Cooperativa 23 de Marzo R.L. a prestar serviço regular entre Bolívia e Brasil com tráfego pelo ponto fronteiriço de Corumbá (MS)
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a expedição de licença complementar para a Cooperativa de Transporte Mixto 23 de Marzo R.L., autorizando a empresa boliviana a operar o serviço regular de transporte rodoviário internacional de passageiros na linha Puerto Suárez (Bolívia) – Goiânia (Brasil), com tráfego pelo ponto fronteiriço Corumbá (BR) / Puerto Suárez (BO).
A decisão consta na SUPAS nº 1.534, de 20 de outubro de 2025, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28/10). O ato foi assinado pelo superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT, Juliano de Barros Samôr.
De acordo com o documento, o prazo de vigência da licença é até 9 de agosto de 2026, fundamentado no Documento de Idoneidade nº 185/2019, expedido pelo Ministerio de Obras Públicas, Servicios y Vivienda da Bolívia.
A autorização segue o que dispõe o Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT), a Lei nº 10.233/2001, o Decreto nº 4.130/2002, e os Acordos Bilaterais Brasil–Bolívia.
Com isso, a ANTT reconhece a regularidade da operação da cooperativa boliviana no território nacional, permitindo o transporte de passageiros entre as cidades de fronteira e o eixo central do Brasil, via Corumbá (MS).
O corredor é tradicionalmente utilizado por trabalhadores e estudantes bolivianos com destino às regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Amostragens pequenas nunca são ideais para prever o comportamento de determinado time ou jogador ao longo do ano. Mas o início do Denver Nuggets na NBA é animador. Após uma derrota na prorrogação na estreia, a equipe venceu duas partidas, a última contra o Minnesota Timberwolves, por 114 x 127.
Nikola Jokic anotou mais um triplo-duplo, atingindo a marca em todos os jogos do ano. Jamal Murray também foi destaque com 43 pontos, sendo 23 apenas no terceiro período, um recorde na carreira.
Os Timberwolves sofreram sem Anthony Edwards, que deve ficar fora por pelo menos duas semanas, com uma lesão na coxa. Assim, coube a Mike Conley e Donte DiVincenzo a missão de iniciar os ataques de Minnesota, além de contarem com as jogadas em transição de McDaniels. O ataque até funcionou em determinado momento, mas faltou repertório na reta final.
Aaron Gordon manteve o bom momento das últimas partidas e começou puxando a pontuação dos Nuggets. Depois, Jokic assumiu o controle das ações, não apenas no garrafão, mas também nos chutes de meia distância. Já os Timberwolves contaram com um iluminado Jaden McDaniels, que não encontrou dificudades nos cortes em direção à cesta e anotou 11 pontos no período. Ainda assim, a vantagem era de Denver.
Mas na segunda parcial o jogo virou. E muito por conta de Julius Randle, que passou a atacar Jokic, com sucesso. O ala/pivô de Minnesota não foi parado pelo sérvio e liderou uma reação com a ajuda de Naz Reid e DiVincenzo, com bom aproveitamento do perímetro. Os Nuggets pouco produziram e foram para o intervalo perdendo por oito pontos.
Só que Denver voltou outro time dos vestiários, em especial a dupla Jamal Murray e Tim Hardaway Jr. Com 23 e 15 pontos na parcial, respectivamente, a dupla foi avassaladora e conseguiu pontuar de todos os pontos da quadra, sem que os Timberwolves encontrassem respostas. A torcida em Minneápolis murchou, e na reta final os Nuggets conseguiram emplacar dez pontos de frente.
Os Timberwolves ainda conseguiram encostar no placar no início do último período, quando os titulares de Denver estavam no banco. Mas tão logo Jokic e companhia voltaram, o jogo voltou para as mãos dos Nuggets. Nikola ainda conseguiu completar mais um triplo-duplo nos minutos finais, garantindo a segunda vitória seguida para a equipe: 114 x 127.
Próximos jogos:
Os Nuggets voltam à quadra na quarta-feira (29), às 22h (de Brasília), em casa, contra o New Orleans Pelicans. Já os Timberwolves jogam mais tarde, às 22h30 (de Brasília), contra o Los Angeles Lakers, com transmissão da ESPN e Disney+.
Estatísticas:
Jaden McDaniels: 25 pontos, 3 rebotes e 4 tocos;
Julius Randle: 24 pontos, 7 rebotes e 3 assistências;
Naz Reid: 18 pontos e 7 rebotes;
Jamal Murray: 43 pontos, 6 rebotes e 3 assistências;