24.5 C
Rondonópolis
sexta-feira, 19 junho - 09:41
Publicidade
Home Blog Page 425

Terminal Mercado em Campinas (SP) inaugura novos banheiros nesta segunda-feira (27) após conclusão da terceira etapa de obras

[ad_1]

Foto: Divulgação

Espaço foi totalmente reconstruído e agora conta com acessibilidade, ventilação aprimorada e área ampliada para os usuários

YURI SENA

Os usuários do transporte coletivo em Campinas passam a contar, a partir desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, com novos sanitários no Terminal Mercado. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) concluiu a terceira etapa das obras de revitalização do local, que incluiu a demolição dos antigos banheiros e a construção de uma nova estrutura, mais ampla e acessível.

Com cerca de 65 metros quadrados, os novos sanitários possuem áreas femininas e masculinas, além de espaços adaptados para pessoas com deficiência. O projeto também incluiu a instalação de bancos de concreto e melhorias no sistema de ventilação, antes prejudicado pela estrutura antiga, que era acessada por escadas.

A fase mais recente das obras começou em maio e incluiu ainda a ampliação do piso rígido, a criação de uma nova alça para embarque e desembarque de ônibus e a implantação de uma rampa de acesso para cadeirantes. O investimento foi de R$ 652 mil, oriundo de contrapartida da empresa CSN Anhanguera Incorporadora Imobiliária Ltda.

Além disso, equipes da Emdec concluíram a instalação de piso tátil, paraciclos e melhorias no paisagismo.

O Terminal Mercado, inaugurado em 1970, vem passando por um processo completo de modernização desde 2023. A primeira fase, entregue em junho de 2024, contemplou ampliação e cobertura de plataformas, nova sinalização e reforma da infraestrutura, com investimento superior a R$ 1,4 milhão.

A segunda etapa, finalizada em março deste ano, ampliou as coberturas laterais e melhorou as condições de trabalho para agentes da mobilidade, segurança e limpeza, com novas instalações operacionais.

Atualmente, o terminal é atendido por 26 linhas de ônibus e oito do serviço Corujão, movimentando cerca de 52 mil embarques por dia útil e uma circulação estimada de 18 mil pessoas diariamente.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Novo Bonde Urbano Digital, que integrará o sistema de mobilidade do Paraná, será exibido na Arena ANTP 2025

[ad_1]

Foto: AMEP

Veículo 100% elétrico irá operar em via compartilhada, guiado por sensores e sistemas de controle eletrônico que dispensam os trilhos tradicionais

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir desta terça-feira, 28 de outubro de 2025, até quinta-feira, dia 30, o Governo do Paraná participará da Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana e exibirá o novo BUD (Bonde Urbano Digital), nova tecnologia adquirida para o sistema de mobilidade das Regiões Metropolitanas.

O veículo 100% elétrico irá operar em via compartilhada, guiado por sensores e sistemas de controle eletrônico que dispensam os trilhos tradicionais, o que irá reduzir os custos de implantação e manutenção em comparação a modelos convencionais de VLT.

A previsão é de que cerca de 280 passageiros sejam transportados por vez, com o BUD atingindo uma velocidade operacional de até 70 km/h. Em um primeiro momento, a implementação do serviço deve ocorrer no eixo entre Pinhais e Piraquara.

Promovido pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o congresso será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e reunirá gestores públicos, pesquisadores, empresas e especialistas de todo o Brasil e do exterior para debater o futuro da mobilidade urbana.

Por meio da Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), o Governo do Estado também realizará o painel “Bonde Urbano Digital: Inovação tecnológica na Região Metropolitana de Curitiba”, programado para quinta-feira (30), às 16h, na Arena 2, com o diretor-presidente da agência, Gilson Santos, como palestrante.

“O Bonde Urbano Digital é um projeto que une tecnologia e eficiência para oferecer um transporte moderno, acessível e sustentável. O Paraná está na vanguarda dessa transformação e o debate na Arena ANTP será um espaço importante para compartilhar essa experiência com outras cidades e estados”, pontuou Santos.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus pega fogo na Rua da Consolação, em São Paulo, nesta segunda-feira (27)

[ad_1]

Caso ocorreu na altura do número 1018, no sentido Paulista; causas do incêndio estão sendo investigadas

YURI SENA

Um ônibus pegou fogo na manhã desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, na Rua da Consolação, na altura do número 1018, em São Paulo, no sentido Avenida Paulista.

Imagens recebidas pelo Diário do Transporte mostram o veículo em chamas e com intensa fumaça.

Equipes de emergência foram acionadas para controlar o incêndio e isolar a área. Até o momento, não há informações sobre feridos.

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. O trânsito na região ficou parcialmente interditado durante o atendimento da ocorrência.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Interdição de via no bairro Neópolis em Natal (RN) altera linhas de ônibus e trânsito a partir desta segunda-feira (27)

[ad_1]

Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal

Bloqueio na Rua São João Del Rey deve durar até 27 de novembro; STTU orienta motoristas e passageiros a se programarem com antecedência

YURI SENA

A partir desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, a Rua São João Del Rey, no bairro Neópolis, em Natal (RN), será interditada para obras de esgotamento sanitário executadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

A interdição, que deve se estender até o dia 27 de novembro, vai impactar o trânsito local e alterar o itinerário de três linhas de ônibus que circulam na região.

Durante o bloqueio, o tráfego de veículos estará suspenso no trecho e as linhas L-51, L-52 e O-83 terão rotas temporárias para garantir a continuidade do transporte público.

Confira os novos trajetos:

Linha L-51 – Sentido Rocas: Av. São Miguel dos Caribes → Rua Adeodato José dos Reis → Rua dos Bem-te-vis → Rua dos Juritis.

Linha L-52 – Sentido Rocas: Rua dos Juritis → Rua dos Bem-te-vis → Rua Adeodato José dos Reis → Av. São Miguel dos Caribes.

Linha O-83 – Sentido Ponta Negra: Rua dos Juritis → Rua dos Bem-te-vis → Rua Adeodato José dos Reis → Av. São Miguel dos Caribes.

Linha O-83 – Sentido Felipe Camarão: Av. São Miguel dos Caribes → Rua Adeodato José dos Reis → Rua dos Bem-te-vis → Rua dos Juritis.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) recomenda que motoristas evitem o trecho e busquem rotas alternativas durante o período de obras, para reduzir congestionamentos e atrasos. A pasta também orienta os passageiros do transporte coletivo a se programarem com antecedência, especialmente nos horários de pico.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Arsenal vence Crystal Palace, aproveita derrota do City e dispara na liderança da Premier League

0

[ad_1]

O Arsenal enfrentou uma parada duríssima, mas venceu o Crystal Palace por 1 a 0, neste domingo (26), no Emirates Stadium, em clássico londrino pela 9ª rodada da Premier League.

O gol dos Gunners foi marcado pelo meia Eberechi Eze, mostrando que a famosa “lei do ex” realmente existe em todos os países.

Aos 39 do primeiro tempo, o ex-atleta do Palace acertou um lindo “chute de karatê” na grande área e fez uma pintura para dar o triunfo ao time de Mikel Arteta.

O resultado é excelente para o Arsenal, que aproveitou bem os tropeços de Manchester City (leia mais abaixo), Liverpool e Chelsea e disparou na liderança do Campeonato Inglês.

Agora, os alvirrubros têm 22 pontos e estão quatro na dianteira do surpreendente Bournemouth, que ocupa a vice-liderança da competição.

Já os Eagles ficam com 13 pontos e estão na 10ª posição, no meio da tabela.

Classificação da Premier League:

  • Arsenal: lugar, com 22 pontos

  • Crystal Palace: 10º lugar, com 13 pontos

Próximos jogos do Arsenal:


Manchester City perde e fica para trás

play

3:58

Manchester City perde para o Aston Villa, vê Arsenal abrir vantagem e estaciona na 4 posição na Premier League; VEJA melhores momentos

Time de Guardiola perde a terceira partida em nove jogos

O Manchester City teve uma jornada para esquecer e perdeu por 1 a 0 para o Aston Villa, neste domingo (26), no Villa Park, pela 9ª rodada da Premier League.

Pouco inspirada, a equipe de Pep Guardiola levou um golaço do lateral Matty Cash, logo aos 19 do primeiro tempo, e depois não conseguiu reagir.

E, em uma tarde em que até mesmo o implacável Erling Haaland passou em branco, os Citizens não têm nada para comemorar.

Com o resultado, a equipe de Manchester cai para o lugar, com 16 pontos, e vê o Arsenal abrir boa vantagem na frente – os Gunners chegaram a 22 pontos.

Os celestes, aliás, estão atrás no momento dos surpreendentes Bournemouth e Sunderland, que começaram suas campanhas com desempenho incrível.

Já o Villa vai a 15 pontos e sobe para o lugar, reagindo depois de um início ruim de liga.

Classificação da Premier League:

  • Aston Villa: lugar, com 15 pontos

  • Manchester City: lugar, com 16 pontos

Próximos jogos do Manchester City:

[ad_2]

Fonte

Furto de cabos afeta circulação dos trens da Linha 7–Rubi da CPTM nesta segunda (27)

[ad_1]

Foto: Diário do Transporte

Serviço opera com maiores intervalos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí; passageiros devem fazer baldeio em Francisco Morato

YURI SENA

A circulação dos trens da Linha 7–Rubi da CPTM está com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas nos dois sentidos, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí, devido a um furto de cabos ocorrido na manhã desta segunda-feira (27).

Como medida operacional, a CPTM implantou looping na estação Francisco Morato, permitindo a circulação alternada de trens no sentido Palmeiras–Barra Funda e Jundiaí.

Equipes de manutenção atuam no local para restabelecer as condições normais de operação o mais rápido possível.

Confira nota da CPTM:

A circulação de trens nos trechos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí da Linha 7-Rubi, nos dois sentidos, está com velocidade reduzida, com maior tempo de parada nas plataformas, devido a furto de cabos ocorrido na manhã desta segunda-feira (27/10). Como estratégia operacional, haverá looping da estação Francisco Morato sentido Barra Funda e sentido Jundiaí. A equipe de manutenção já está atuando no local para normalizar a circulação o mais rápido possível.

A CPTM lembra que muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 199 km de vias. A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Duas estações da CPTM recebem ação com vagas de estágio e aprendizagem a partir desta segunda-feira (27)

[ad_1]

Foto: Estação Brás da CPTM – Governo do Estado de São Paulo/Reprodução

Atendimento gratuito em parceria com o CIEE será realizado nas estações Tatuapé e Brás, das 11h às 15h, para estudantes e jovens entre 14 e 24 anos

YURI SENA

A CPTM promove, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), uma ação voltada a jovens em busca de oportunidades de estágio e aprendizagem.

A iniciativa acontece nesta segunda-feira (27), na estação Tatuapé, e na próxima sexta-feira (31), na estação Brás, sempre das 11h às 15h, com atendimento gratuito ao público.

Durante o evento, estudantes com idades entre 14 e 24 anos matriculados no ensino médio, técnico ou superior poderão se cadastrar em vagas de estágio e participar de cursos de aprendizagem.

Além disso, equipes do CIEE estarão disponíveis para oferecer orientações sobre o mercado de trabalho, tirar dúvidas sobre processos seletivos e divulgar cursos online gratuitos voltados à capacitação profissional.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Caio apresenta na Arena ANTP 2025 o eApache Vip, modelo elétrico para transporte urbano

[ad_1]

Carroceria de 9 metros é projetada para operações em bairros menores e com foco em sustentabilidade

YURI SENA

A encarroçadora Caio participa da Arena ANTP 2025, que ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), apresentando o modelo eApache Vip, carroceria elétrica de 9 metros desenvolvida para o transporte urbano.

O modelo conta com piso alto, salão interno amplo, assentos estofados, ar-condicionado e itens de acessibilidade. A estrutura é reciclável e de alta durabilidade, e o projeto é voltado para operações em bairros menores, priorizando eficiência, facilidade de manutenção e redução de emissões.

Durante o evento, o vice-presidente industrial do Grupo Caio, Maurício Cunha, participará do painel “Avanços e desafios para a transição energética e a descarbonização do transporte público no Brasil”, abordando questões relacionadas à inovação e sustentabilidade no transporte coletivo.

A 24ª edição do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, promovida pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em parceria com a OTM Editora, reunirá especialistas, gestores públicos e operadores do setor para discutir infraestrutura, governança, sistemas inteligentes, mobilidade ativa e segurança viária. O congresso e a exposição acontecem na mesma área, facilitando integração e networking entre os participantes.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Falta em Cássio? O que diz a regra em lance de gol anulado do Palmeiras que causou polêmica contra o Cruzeiro

0

[ad_1]

Sosa chegou a marcar para o Palmeiras na segunda etapa. No entanto, a arbitragem anulou o gol alegando falta do atacante alviverde em Cássio.

Na ocasião, o goleiro do Cruzeiro deu rebote e, com uma mão, segurou a bola no solo antes do contato com Sosa. Segundo a regra número 12, o gol foi bem anulado.

“Gol bem anulado. De acordo com a regra 12, o goleiro está em posse quando estiver com as mãos ou braços quando entre as suas mãos, braços ou qualquer superfície, como o chão ou o corpo do goleiro. Cássio estava com a mão sobre a bola no gramado. Por isso, a arbitragem acertou ao anular o gol”, disse Carlos Eugênio Simon.

No primeiro tempo, outra polêmica marcou a partida. Gustavo Gómez deu uma entrada violenta em Wanderson. O VAR recomendou revisão, o árbitro Rafael Rodrigo Klein deu apenas amarelo.

Segundo Carlos Simon, comentarista de arbitragem da ESPN, o paraguaio deveria ser expulso.

“Gustavo Gómez acerta a bola, deixa a perna e acerta com as travas da chuteira a canela do adversário. É jogo brusco grave e cartão vermelho”, disse Simon.

Próximos jogos do Palmeiras:

Próximos jogos do Cruzeiro:

[ad_2]

Fonte

Acidente entre ônibus, caminhão e carro interdita Alameda Santos na região central de São Paulo nesta segunda-feira (27)

[ad_1]

Foto: Reprodução/ Bom dia São Paulo

Colisão ocorreu por volta das 4h; Rua Augusta foi liberada às 5h58, segundo a CET

YURI SENA

Um acidente envolvendo um ônibus, um caminhão e um carro interditou totalmente a Alameda Santos, na região central de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025.

A ocorrência foi registrada por volta das 4h da manhã, e equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram acionadas para organizar o trânsito na região.

No sentido único da via, a Rua Augusta, que também havia sido bloqueada devido ao acidente, foi liberada às 5h58, de acordo com a CET.

Uma pessoa ficou ferida e recebeu atendimento no local. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte