25.8 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 08:40
Publicidade
Home Blog Page 427

Simon diz que Gustavo Gómez deveria ser expulso em Palmeiras x Cruzeiro: ‘Jogo brusco grave. Errou a arbitragem’

0

[ad_1]

Gustavo Gómez protagonizou um lance polêmico logo no início do duelo entre Palmeiras e Cruzeiro, neste domingo, pela 30ª rodada do Brasileirão.

Com 11 minutos de jogo, o zagueiro paraguaio deu um forte carrinho em Wanderson, que levou a pior e teve que ser substituído com dores na canela.

O árbitro Rafael Rodrigo Klein foi imediatamente chamado ao monitor para uma possível expulsão. No entanto, após rever a jogada no VAR por alguns minutos, aplicou apenas amarelo ao defensor palmeirense.

Para Carlos Simon, comentarista de arbitragem da ESPN, o responsável pelo apito errou na decisão, uma vez que deveria ter expulsado Gómez pela entrada.

”Gustavo Gómez acerta a bola, deixa a perna e acerta com as travas da chuteira a canela do adversário. É jogo brusco grave e cartão vermelho. VAR recomendou a revisão, mas a arbitragem errou”, analisou.

Após o fim do primeiro tempo, Lucas Silva comentou sobre a jogada.

”Sobre o lance da checagem do árbitro no VAR, se ele foi checar para um possível vermelho, não tinha o porquê ele olhar e dar um cartão amarelo. Se era checagem para cartão vermelho, nem amarelo ele dava. Ficou para critério dele, que a gente não entendeu, e responsabilidade dele. Mas isso é um caso a parte, a gente nem se preocupa tanto, nos preocupamos com o nosso time, com o nosso desempenho que, na minha visão foi bom, e agora no segundo tempo é manter e transformar isso em gol”, afirmou em entrevista ao Sportv.

Próximos jogos do Palmeiras:

Próximos jogos do Cruzeiro:

[ad_2]

Fonte

Paraná anuncia entrega de ônibus adaptados a 40 municípios para ações voltadas à população idosa

[ad_1]

Veículos integram o programa Cuida Mais Paraná e serão usados em atividades sociais, culturais e turísticas; medida busca ampliar o acesso da pessoa idosa a serviços públicos e promover inclusão

YURI SENA

O Governo do Paraná divulgou a lista dos 40 municípios que receberão ônibus adaptados para fortalecer políticas públicas direcionadas à população idosa. A ação faz parte do programa Cuida Mais Paraná, coordenado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e tem como objetivo ampliar o acesso das pessoas com 60 anos ou mais a atividades sociais, culturais e de lazer promovidas pelo poder público.

A relação oficial das cidades contempladas consta na Resolução nº 169/2025, publicada no Diário Oficial do Estado em 22 de outubro. Os veículos, com capacidade para 38 passageiros e equipados com itens de acessibilidade, poderão ser utilizados em eventos culturais, esportivos e turísticos, além de ações vinculadas aos programas Paraná Amigo da Pessoa Idosa e Viaja +60, que incentiva o turismo social voltado a esse público.

De acordo com a secretária Leandre Dal Ponte, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a inclusão e o bem-estar das pessoas idosas.

“Com o Ônibus Cuida Mais Paraná garantimos que os municípios tenham condições de oferecer transporte adequado, acessível e seguro, permitindo que a população idosa participe plenamente das atividades sociais e de lazer”, afirmou.

Os municípios foram selecionados com base nos critérios da Resolução nº 152/2025, que prioriza cidades com maior percentual de idosos, conforme dados do Censo do IBGE 2022, e aquelas que aderiram à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Paraná foi recentemente reconhecido pela OMS como o primeiro Estado da América do Sul a integrar oficialmente essa rede, com validade entre 2025 e 2028.

Municípios contemplados:

Pérola do Oeste, Corumbataí do Sul, Sulina, Bom Sucesso do Sul, Planalto, Verê, Pérola, Enéas Marques, Ivaiporã, Capanema, Renascença, Capitão Leônidas Marques, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Londrina, Maringá, Curitiba, Itapejara do Oeste, Realeza, Barracão, Chopinzinho, Santo Antônio do Sudoeste, Nova Esperança do Sudoeste, Prudentópolis, Irati, União da Vitória, Palmeira, Francisco Beltrão, Vitorino, Pato Branco, Dois Vizinhos, Toledo, Guarapuava, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Colombo, Araucária, Floraí, Godoy Moreira e Rancho Alegre.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Vagão de trem histórico da CPTM ganha nova função comercial em Ribeirão Pires (SP)

[ad_1]

Nascida em Santo André e com trajetória internacional, Agatha de Faveri apresentou o projeto de doação de sua arte, que foi aprovado e já está em execução / Foto: Leandro Teixeira (PMETRP)

Veículo que ficará localizado na área da Pista de Skate, na Avenida Francisco Monteiro, será revitalizado e administrado por uma empresa privada, selecionada por meio de processo licitatório

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires aprovou o projeto de lei nº 32/2025 encaminhado pela Prefeitura que autoriza a concessão de uso de um antigo vagão de trem da série 2100, da CPTM, para implantação de um novo espaço comercial e de convivência na cidade. O vagão, localizado na área da Pista de Skate, na Avenida Francisco Monteiro, será revitalizado e administrado por uma empresa privada, selecionada por meio de processo licitatório.

Com a autorização, o espaço passará a integrar as ações de valorização do patrimônio histórico e turístico do município, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local. A empresa responsável ficará encarregada da manutenção e operação do local, sem custos diretos para a Prefeitura, garantindo a conservação do patrimônio.

“Esse projeto resgata parte da história ferroviária da nossa cidade e, ao mesmo tempo, cria um novo atrativo para moradores e visitantes. É mais um passo na revitalização dos espaços públicos, promoção da cultura e estímulo à economia”, destacou o prefeito Guto Volpi.

A concessão será válida por 10 anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Arte de Rua – “Todo artista de rua sonha em deixar sua marca em um trem”, e para Agatha de Faveri, essa oportunidade se tornou realidade. Nascida em Santo André e com trajetória internacional, Agatha apresentou o projeto de doação de sua obra, que foi aprovado e já está em execução. Reconhecida por suas pinceladas expressivas, texturas e múltiplas camadas de tinta, a artista traduz no grafite a força, a sensibilidade e a narrativa feminina que marcam toda a sua obra, levando inspiração e poesia para o espaço urbano de forma única. O trabalho teve início nesta quinta-feira (23)

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha 11-Coral e Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade têm operações normalizadas na noite deste domingo (26)

[ad_1]

Imagem meramente ilustrativa

Atendimento foi afetado entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda por falhas nos sistemas de sinalização

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Linha 11-Coral e o Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade tiveram o atendimento normalizado na noite deste domingo, 26 de outubro de 2025.

Desde o início da tarde, ambos modais se encontravam parcialmente suspensos por falhas nos sistemas de sinalização.

Tanto na Linha 11 como no Expresso Aeroporto os trens deixaram de circular entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.

Em nota ao Diário do Transporte, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que os usuários puderam utilizar como alternativa a Linha 10-Turquesa.

“Na manhã deste domingo (26/10), por volta das 12h, foi identificada uma falha de sinalização na região da Estação Palmeiras-Barra Funda. Para atuação da equipe de manutenção, a Linha 11-Coral e o Expresso Aeroporto partem e chegam na Estação da Luz. A alternativa para os passageiros que precisam desembarcar ou embarcar na Estação Barra Funda é utilizar os trens da Linha 10-Turquesa. A CPTM lamenta o transtorno causado aos passageiros.”

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha Circular da Saúde B 45 (Represa – Vila Luzita/Hospital Mário Covas) em Santo André – Fizemos a viagem completa; confira vídeo que mostra o itinerário

[ad_1]

Serviço interliga os principais hospitais da cidade do ABC Paulista; início das operações ocorreu no último sábado (25) e o Diário do Transporte acompanhou

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

O Diário do Transporte foi conferir neste domingo, 26 de outubro de 2025, a operação completa da nova linha de ônibus da cidade de Santo André (SP), B 45 Circular da Saúde  (Represa – Vila Luzita/Bairro Paraíso – Hospital Mário Covas), considerada uma das primeiras rotas regulares de ônibus urbanos do Estado de São Paulo concebida com o conceito de transporte sob demanda, uma vez que foi desenvolvida com base nas indicações dos usuários ponto a ponto ao longo do trajeto cruzando as solicitações de origem e destino.

A linha B45 (Represa-Vila Luzita/B. Paraíso – Hops. Mario Covas), denominada ônibus “Circular da Saúde”, no mesmo trajeto interliga locais de atendimento de Saúde de alta demanda na cidade, como Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M  – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas. (MAIS ABAIXO VEJA TODAS AS RUAS E AVENIDAS QUE O ÔNIBUS PERCORRE)

Neste sábado (25), o Diário do Transporte acompanhou o lançamento da B 45 com a participação do prefeito Gilvan Ferreira e do secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, que prometeram que outras linhas com o conceito sob demanda devem ser criadas em Santo André e que vão avaliar os pedidos de moradores para que a Linha Circular da Saúde B 45 entre também em parte do Bairro Paraíso com atendimento no quadrilátero da Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé Rua Jabaquara e Rua Juazeiro novamente, que ampliaria em três paradas o atendimento e somente aumentaria o tempo de trajeto em dois minutos.

Relembre:

Se no sábado (25), a reportagem andou em parte do trajeto, pelo percurso feito pela comitiva do prefeito, neste domingo (26) fez a ida e volta completa.

O que chamou a atenção é que devido às adesivações no ônibus indicando o serviço, as pessoas nas vias, em especial na região da Vila Luzita, perguntavam sobre o novo atendimento e até tiravam fotos dos coletivos, o que mostra a importância da comunicação visual analógica simplificada na área de transportes.

Tanto entre quem embarcava quanto entre as pessoas que vinham na direção do motorista e até mesmo da reportagem, a aprovação foi unânime, principalmente por dois motivos: 1) alguns usuários para completarem os destinos tinham de pegar até três ônibus em forma de integração pelo Terminal Vila Luzita e com a B 45, as viagens ficaram diretas e rápidas e 2) Muita gente trata a saúde, trabalha e estuda na região da Vila Assunção e do Bairro Paraíso e não tinha uma opção direta (veja no vídeo acima os depoimentos).

A viagem foi de cerca de uma hora por sentido neste domingo (26), quando há menos trânsito. Apesar de também a demanda de passageiros ser menor aos domingos, o fluxo surpreendeu não só por ser fim de semana, mas por ser o segundo dia da operação do serviço.

Sentido Hospital Mário Covas:

Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei

Sentido: Vila Luzita – Represa:

Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.

A linha já nasce com solicitações, como de moradores do Bairro Paraíso e quem trabalha em estabelecimentos próximos. A prefeitura, a SATrans e empresa Viação Guaianazes, responsável pelos serviços, estudam a viabilidade do atendimento no quadrilátero da Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé Rua Jabaquara e Rua Juazeiro novamente, que ampliaria em três paradas o atendimento e somente aumentaria o tempo de trajeto em dois minutos.

ACESSO MAIS FÁCIL, SEGUNDO PASSAGEROS

E justamente a vocação da linha de dar acesso à população de áreas mais carentes, como Represa e Vila Luzita, a regiões onde há maior oferta de emprego e renda foi constatada pelo Diário do Transporte, que acompanhou a operação no primeiro dia, facilitando os deslocamentos de pacientes, mas também de quem vai trabalhar na região do Bairro Paraíso.

É o caso da passageira Tainá Gimenez, que conversou com a reportagem em uma das viagens.

Morando no Jardim Represa e trabalhando no Shopping ABC, no bairro Paraíso, a usuária diz que antes da B45 tinha de pegar três linhas de ônibus para sair de casa e chegar ao serviço: AL 115; TR101 ou TR103 e B63 ou I08. Com o trajeto direto, vai sobrar mais tempo para descansar e ficar com a família.

“Eu moro no Represa e trabalho no Shopping [ABC] perto do Mário Covas. Essa linha vaio me salvar, não preciso mais pegar três ônibus” – disse a usuária que não sabia da existência da linha. Tainá, de tão empolgada, já começou pelo celular mandar mensagens para vizinhos que também trabalham e estudam na região do Bairro Paraíso.

O trajeto é por vias de alto interesse de acordo com os deslocamentos, como Avenida Dom Pedro I, Perimetral e um trecho da Avenida Pereira Barreto.

Realizaram uma “inauguração oficial com o prefeito Gilvan Ferreira, o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote e o diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze, que percorreram em um dos coletivos uma pequena parte do trajeto, entre o Hospital Mário Covas no Bairro Paraíso, e a “Santa Casa”, na Vila Assunção.

O prefeito Gilvan Ferreira conversou com o Diário do Transporte e disse que mais “linhas de ônibus com conceito de demanda” devem ser criadas em Santo André.

“Vamos continuar estudando para criar novos circulares para atender à população de Santo André Vamos cada vez mais incentivar novas linhas como esta”. – disse o prefeito.

“Essa é uma demanda antiga, de vários anos. Agora, após estudos, estamos atendendo” – disse o secretário.

A linha começa com ônibus zero quilômetro dotados de wi-fir, ar-condicionado, acessibilidade, tomadas USB para carregamento de celulares e vidros com tratamento contra incidência de raios ultravioleta do sol. São, inicialmente, sete coletivos nos horários de pico, mas dependendo da demanda, a frota pode ser ampliada.

Os ônibus possuem adesivos especiais indicando o serviço e, no letreiro digital do para-brisa que fica na parte inferior indica os principais equipamentos de Saúde atendidos.

Foram confeccionados cartazes e panfletos avisando a população da nova linha.

VEJA O ITINERÁRIO – SUJEITO A AJUSTES, COM A AVALIAÇÃO DE ENTRAR EM PARTE DO BAIRRO PARAÍSO:

Sentido Hospital Mário Covas:

Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei

Sentido: Vila Luzita – Represa:

Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.

A linha já nasce com solicitações, como de moradores do Bairro Paraíso e quem trabalha em estabelecimentos próximos. A prefeitura, a SATrans e empresa Viação Guaianazes, responsável pelos serviços, estudam a viabilidade do atendimento no quadrilátero da Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé Rua Jabaquara e Rua Juazeiro novamente, que ampliaria em três paradas o atendimento e somente aumentaria o tempo de trajeto em dois minutos.

Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.

FOTO DE ABERTURA:

Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.

Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.

LINHA DA SAÚDE, DO EMPREGO E DA CULTURA/EDUCAÇÃO:

A reportagem do Diário Transporte mostrou, inclusive, que houve até um abaixo-assinado de moradores pedindo a ligação entre o Hospital Mário Covas e a região da Vila Luzita, Pedroso e Represa, que seria chamada de Linha da Saúde por conectar estabelecimentos de saúde no município, como Hospitais Mário Covas, Brasil, Christóvão da Gama, Policlínica Paraíso e UPAS da Perimetral e Vila Luzita. A região do bairro Paraíso, onde fica o Hospital Mário Covas, também é polo de empregos em Santo André, com o Shopping ABC, academias, clínicas, hipermercados e cultural-educacional, com o Parque do Conhecimento Sabina, universidades privadas e o Parque Central, onde são realizados shows e espetáculos. No outro extremo, há o Parque Pedroso.

Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como

Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M  – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas.

Abaixo-assinado.

Linha de ônibus entre o Hospital Mário Covas e a Vila Luzita tem abaixo-assinado e pedido apresentados na Câmara de Santo André (SP) – VÍDEO

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

*ADAMO BAZANI, JORNALISTA ESPECIALIZADO EM TRANSPORTES – MTb 31521, EDITOR E REPÓRTER DO DIÁRIO DO TRANSPORTE –

 

[ad_2]

Fonte

O que Lamine Yamal fez para deixar Vini Jr. e jogadores do Real Madrid irritados após vitória contra o Barcelona

0

[ad_1]

A vitória por 2 a 1 do Real Madrid sobre o Barcelona, neste domingo (26), por LALIGA, foi marcada por uma briga generalizada nos minutos finais da partida.

A “gota d’água” para iniciar o conflito foi a expulsão do meia Pedri, já aos 55 do segundo tempo, após uma falta duríssima que rendeu segundo amarelo ao atleta blaugrana.

No entanto, quem acabou apontado como “principal responsável” pela animosidade entre os times foi o atacante Lamine Yamal.

Durante a semana, o jovem destaque dos culés participou de uma bate-papo com o criador de conteúdo espanhol Ibai Llanos e gerou enorme polêmica ao falar do Real Madrid.

Na conversa com o streamer, Yamal acusou o time merengue de “roubar” no Campeonato Espanhol e relembrou vitórias e gols contra o arquirrival, abusando as brincadeiras e ironias.

As palavras de Lamine deixaram os jogadores do Madrid muito contrariados, e isso ficou evidente na briga ocorrida após El Clásico.

Não à toa, o grande momento do entrevero acabou sendo o gesto de “fala muito” feito pelo lateral-direito Carvajal, um dos nomes mais influentes do vestiário blanco, a Yamal.

Vinicius Jr. foi outro que partiu para cima do rival, fazendo o mesmo movimento com as mãos.

Depois do jogo, atletas merengues também se manifestaram com “cutucadas” contra o rival barcelonista.

“Falar é fácil. Hala Madrid sempre!”, escreveu o meia Bellingham, autor do gol da vitória madrileña., em seu Instagram.

“Se Lamine quer falar, não tem problema. No fim, a partida se joga no campo e, hoje, a gente ganhou”, provocou o volante Tchouaméni, em entrevista na zona mista.

Do outro lado, nomes do Barça, como o volante De Jong, saíram em defesa de Lamine a descreveram a reação dos adversários como “exagerada”.

Próximos jogos do Real Madrid:

Próximos jogos do Barcelona:

[ad_2]

Fonte

Ônibus cai no rio Tocantins, em Tocantinópolis (TO), e motorista que estava no bagageiro morre na madrugada deste domingo (26)

[ad_1]

Coletivo perdeu o freio enquanto embarcava da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes para uma balsa

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na madrugada deste domingo, 26 de outubro de 2025, por volta de meia-noite, um motorista, de 25 anos, morreu após o ônibus em que estava cair no rio Tocantins, em Tocantinópolis (TO), durante o processo de embarque em uma das balsas da região.

O condutor estava dormindo no bagageiro quando o veículo teve problemas nos freios na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e quebrou a grade de proteção entre a via e o rio; a Polícia Militar informou que o corpo foi encontrado no período da manhã pelos Bombeiros.

Um total de 48 passageiros estavam presentes no ônibus, além de dois motoristas. Das pessoas no interior do coletivo, um homem de 31 anos e uma criança de 7 anos ficaram levemente feridas, assim como o outro condutor, este que conseguiu sair às pressas pelas janelas antes que o veículo afundasse.

As pessoas foram resgatadas por barqueiros que estavam no local e operadores da balsa.

As bagagens estão sendo retiradas gradativamente em esforço conjunto dos Bombeiros e uma empresa privada.

O ônibus continua embaixo d’água, a empresa operadora já está em busca de um guincho para retirá-lo.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

ViaMobilidade disponibilizará Trem Expresso para público que acompanhará o GP São Paulo 2025

[ad_1]

Etapa que integra o calendário mundial da Fórmula 1 ocorre entre os dias 07 e 09 de novembro

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, iniciou nesta semana a venda de passagens para o Trem Expresso GP São Paulo 2025 — serviço que oferece acesso ao Autódromo de Interlagos durante o fim de semana do GP São Paulo de Fórmula 1, entre os dias 07 e 09 de novembro. As passagens podem ser adquiridas no site passaporte.viamobilidade.com.br.

O Expresso parte das estações Pinheiros e Morumbi Claro, com trajeto direto e sem paradas até o Autódromo, e intervalo médio de 30 minutos entre as viagens.

Um dos diferenciais desta edição é a parada exclusiva na Estação Cidade Dutra, localizada a cerca de 700 metros dos Portões G e F, principais acessos à Fanzone — espaço temático para os fãs, com atividades de entretenimento e interatividade, como shows, simuladores e ações com pilotos, realizados durante os dias do Grande Prêmio. A estação também oferece acesso facilitado a outros portões, como o HKNR (1 km), D e M (1,6 km), 8 (1,8 km), A (2,2 km), T (2,6 km) e HNK (3,7 km).

Outra alternativa para o público é a Estação Autódromo, que seguirá em operação regular durante o evento e oferece acesso rápido aos portões do circuito. A partir dela, o trajeto até o Autódromo varia conforme o ponto de entrada: cerca de 1 km até os portões G e F, 1,3 km até o HKNR, 1,9 km até os portões D e M, 2,1 km até o Portão 8, 2,5 km até o A e 2,9 km até o T, chegando a 4 km até o Portão HNK.

Reativada temporariamente para embarque e desembarque dos clientes do Trem Expresso, a estrutura de Cidade Dutra contará com plataforma provisória, rampa de acesso, sanitários, câmeras de vigilância e equipe operacional dedicada, além de sinalização e comunicação visual personalizadas.

Com o entorno do Autódromo interditado ao trânsito de veículos, o Trem Expresso se consolida como a opção eficiente, ecológica e previsível para o público do GP São Paulo. Na edição de 2024, o Expresso transportou mais de 60% do público do evento.

Durante os três dias de operação, equipes estarão posicionadas em todas as estações participantes para orientar os clientes e garantir fluxo ágil, seguro e organizado. A concessionária também reforçará a comunicação em painéis digitais, redes sociais e sinalização nas estações, para facilitar a compra e o embarque.

A Estação Cidade Dutra funcionará como ponto estratégico para facilitar o acesso dos clientes ao evento sem interferir na operação regular da Linha 9–Esmeralda. A separação entre os dois serviços – expresso e regular – garante embarques mais ágeis e organizados, melhora a circulação no entorno e reduz o impacto para quem mora ou trabalha na região. O serviço regular da Linha 9–Esmeralda continuará sendo atendido normalmente pela Estação Autódromo, oferecendo uma alternativa contínua de transporte ao público.

Serviço – Trem Expresso GP São Paulo 2025

Datas: 7, 8 e 9 de novembro
Embarques: Estações Pinheiros e Morumbi Claro
Intervalo entre partidas: a cada 30 minutos
Tempo médio de viagem: Pinheiros 25 minutos e Morumbi-claro 13 minutos
Venda de passagens: passaporte.viamobilidade.com.br

Desembarque exclusivo: Estação Cidade Dutra

Portões G e F – aproximadamente 700 metros

Portão HKNR – cerca de 1 km

Portões D e M – cerca de 1,6 km

Portão 8 – cerca de 1,8 km

Portão A – cerca de 2,2 km

Portão T – cerca de 2,6 km

Portão HNK – cerca de 3,7 km

Horários de operação

SEXTA-FEIRA – 07 de novembro

IDA: Pinheiros – Morumbi Claro – Cidade Dutra
9h30 • 10h • 10h30 • 11h

VOLTA: Cidade Dutra – Morumbi Claro – Pinheiros
15h • 15h30 • 19h30 • 20h

SÁBADO – 08 de novembro

IDA: Pinheiros – Morumbi Claro – Cidade Dutra
6h30 • 7h • 7h30 • 8h • 8h30 • 9h • 9h30 • 10h • 10h30 • 11h

VOLTA: Cidade Dutra – Morumbi Claro – Pinheiros
16h30 • 17h • 17h30 • 18h • 18h30 • 19h • 19h30 • 20h

DOMINGO – 09 de novembro

IDA: Pinheiros – Morumbi Claro – Cidade Dutra
6h30 • 7h • 7h30 • 8h • 8h30 • 9h • 9h30 • 10h • 10h30 • 11h

VOLTA: Cidade Dutra – Morumbi Claro – Pinheiros
16h30 • 17h • 17h30 • 18h • 18h30 • 19h • 19h30 • 20h

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Viação Águia Branca apresenta ônibus personalizado em homenagem aos 90 anos de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica

[ad_1]

Coletivo realiza viagem inaugural neste domingo (26), de São Paulo (SP) para o Rio de Janeiro (RJ); a partir desta segunda-feira (27), veículo passa a operar nas linhas da empresa que atendem nove estados do país

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta semana, a Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, lançou seu terceiro ônibus temático em parceria com a MSP Estúdios. Desta vez, o veículo presta homenagem aos 90 anos do Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.

Neste domingo, 26 de outubro de 2025, o coletivo de modelo RSD Semileito, com 42 lugares e acessibilidade completa, partiu para sua viagem inaugural, com saída do Terminal Barra Funda (SP) e destino ao Rio de Janeiro (RJ). Os passageiros dessa viagem receberam um kit de lançamento, com brindes da Turma da Mônica, um paper toy do novo ônibus e um folheto informativo sobre o novo ponto de embarque da empresa no Shopping Metrô Itaquera, que inicia o atendimento a partir da próxima sexta-feira (31).

De um lado do veículo personalizado, o público confere o Mauricio jovem, em seus primeiros desenhos; do outro, o desenhista maduro, ao lado de seus personagens mais icônicos, uma verdadeira linha do tempo. Já no interior, os passageiros encontram um painel afetivo com figuras marcantes como Mônica, Cebolinha, Horácio, Bidu, Louco, Cientista, Milena e Franjinha, entre outros.

A partir desta segunda-feira (27), o ônibus passa a operar nas linhas da empresa que atendem nove estados do país.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Real Madrid vence Barcelona em El Clásico de tirar o fôlego e dispara na liderança; Vinicius Jr. se revolta com substituição e sai xingando

0

[ad_1]

O Real Madrid é mais líder do que nunca em LALIGA!

Neste domingo (26), os merengues venceram o arquirrival Barcelona por 2 a 1, no Santiago Bernabéu, em um El Clásico de tirar fôlego, e abriram grande vantagem na ponta da tabela.

Mbappé e Bellingham anotaram os gols da vitória dos blancos, enquanto Fermín López descontou para os blaugranas.

No segundo tempo, Szczesny ainda defendeu pênalti cobrado por Mbappé e evitou que o placar fosse mais elástico para os donos da casa.

A partida ainda ficou marcada pela revolta de Vinicius Jr. ao ser substituído por Rodrygo, na metade da etapa complementar.

O “Malvadeza” deixou o campo xingando muito, não cumprimentou o técnico Xabi Alonso e desceu direto para os vestiários.

Endrick sequer aqueceu e não entrou em campo mais uma vez pelo Madrid. Como já mostrou a ESPN, ele será emprestado pela equipe na janela de janeiro.

Com o resultado, o Real vai a 27 pontos e dispara na liderança, abrindo cinco de vantagem para o Barcelona, que é vice-líder com 22.

O placar ainda encerrou o tabu recente do Madrid contra os culés, já que a equipe da capital havia perdido os últimos quatro encontros com o rival.

O jogo

Primeiro tempo

A etapa foi recheada de muita emoção, enlouquecendo os torcedores nas arquibancadas do Santiago Bernabéu.

Logo aos 3 minutos, Vinicius Jr. se enroscou com a zaga blaugrana na área e viu o árbitro César Soto Grado marcar penalidade para o Real Madrid.

No entanto, o juiz foi chamado ao VAR e notou que, na verdade, o brasileiro acabou chutando a perna de um adversário ao tentar finalizar. Com isso, o penal foi cancelado.

Mas os merengues seguiram em cima e, através da marcação por pressão, conseguiram abrir o placar em um chutaço de Mbappé de fora da área.

Todavia, o VAR entrou mais uma vez em ação. O francês foi flagrado em impedimento milimétrico, e seu golaço acabou anulado.

Mas o Real não esmoreceu e, de tanto pressionar, abriu o placar aos 22 minutos.

Em linda jogada, Bellingham deu enfiada de bola espetacular para Mbappé, que saiu cara-a-cara com Szczesny e finalizou cruzado para enlouquecer a torcida blanca.

O Madrid ganhou ainda mais confiança, e isso acabou sendo decisivo para… O empate do Barcelona!

Aos 38, Arda Güler prendeu demais a bola perto de sua área e viu a redonda seu roubada. O Barça tabelou rápido e Rashford serviu Fermín López para igualar o placar.

Silêncio nas arquibancadas da casa madrileña, e muita festa no setor visitante colorido de azul e grená.

Mas a festa barcelonista durou pouco: aos 43 minutos, Éder Militão ganhou bola pelo alto e achou Bellingham livre na pequena área. O inglês só teve que colocar para dentro.

Os culés reclamaram bastante de falta de Huijsen no lance, mas a arbitragem confirmou o gol merengue.

E ainda houve tempo para Mbappé ter seu segundo gol anulado na tarde. Ele anotou aos 46 minutos, mas estava bem impedido na jogada.

Segundo tempo

Após o intervalo, a partida seguiu insana na capital espanhola.

Logo aos 7 minutos, Eric García colocou a mão na bola após tentar cortar jogada de Bellingham com carrinho. O árbitro foi ao VAR e marcou pênalti para o Real.

Mbappé pediu a bola e bateu forte, mas Szczesny fez defesa espetacular de mão trocada para manter o Barcelona no jogo.

O ritmo era intenso, e, com o passar dos minutos, as duas equipes começaram a sentir o cansaço do batidão da temporada.

Com isso, os dois treinadores começaram a fazer modificações em suas equipes, de forma a tentar manter a intensidade alta em El Clásico.

Uma das alterações acabou gerando enorme polêmica aos 28 minutos: Vinicius Jr. saiu e entrou Rodrygo no Madrid.

O “Malvadeza” ficou revoltado com a decisão do treinador, saiu de campo aos xingamentos, não cumprimentou Xabi Alonso e foi diretamente para os vestiários. Veja como foi:

play

1:01

NÃO GOSTOU! Vini Jr. sai enfurecido após substituição em Real Madrid x Barcelona e vai direto para o vestiário

Assista a Real Madrid x Barcelona no Disney+

O clássico seguiu lá e cá até os minutos finais, com nove minutos de acréscimo e muita apreensão dos dois lados na arquibancada.

Szczesny, muito bem no jogo, ainda impediu um golaço de falta de Rodrygo praticamente no último ataque do jogão.

Com uma atuação primorosa de seus defensores na parte final, o Real conseguiu segurar o triunfo e comemorou uma grande vitória em El Clásico para disparar na liderança.

Classificação de LALIGA:

  • Real Madrid: lugar, com 27 pontos

  • Barcelona: lugar, com 22 pontos

Próximos jogos do Real Madrid:

Próximos jogos do Barcelona:

[ad_2]

Fonte