20.6 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 05:44
Publicidade
Home Blog Page 429

Santo André, no ABC Paulista, ganha linha Circular da Saúde (Mário Covas/Represa) e prefeito Gilvan promete mais “linhas de ônibus sob demanda” – Veja quais hospitais atendidos

[ad_1]

Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.

Serviço entrou em operação deste sábado (25) primeiro dia. Diário do Transporte acompanhou primeiro dia e demanda surpreendeu com boa aceitação

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

Uma linha de ônibus que conecta os principais hospitais de uma cidade representa a concretização do conceito “transporte sob demanda” para o transporte coletivo por ser desenhada em parceria entre representantes dos próprios passageiros, prefeitura e a viação.

Foi justamente isso que se tornou realidade em Santo André (SP), no ABC Paulista.

Entrou em operação neste sábado, 25 de outubro de 2025, a linha B45 (Represa-Vila Luzita/B. Paraíso – Hops. Mario Covas), denominada ônibus “Circular da Saúde”, que no mesmo trajeto interliga locais de atendimento de Saúde de alta demanda na cidade, como Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M  – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas.

Apesar de ter o intuito de ligar serviços médico-hospitalares, o “Circular da Saúde” conecta também locais considerados importantes na cidade para geração de emprego e renda, como a região central, Shopping ABC da Pereira Barreto e Coop Pereira Barreto, além de pontos de educação, lazer e cultura, como Parque Pedroso, Sabina Parque Escola do Conhecimento e Parque Central.

E justamente a vocação da linha de dar acesso à população de áreas mais carentes, como Represa e Vila Luzita, a regiões onde há maior oferta de emprego e renda foi constatada pelo Diário do Transporte, que acompanhou a operação no primeiro dia, facilitando os deslocamentos de pacientes, mas também de quem vai trabalhar na região do Bairro Paraíso.

É o caso da passageira Tainá Gimenez, que conversou com a reportagem em uma das viagens.

Morando no Jardim Represa e trabalhando no Shopping ABC, no bairro Paraíso, a usuária diz que antes da B45 tinha de pegar três linhas de ônibus para sair de casa e chegar ao serviço: AL 115; TR101 ou TR103 e B63 ou I08. Com o trajeto direto, vai sobrar mais tempo para descansar e ficar com a família.

“Eu moro no Represa e trabalho no Shopping [ABC] perto do Mário Covas. Essa linha vaio me salvar, não preciso mais pegar três ônibus” – disse a usuária que não sabia da existência da linha. Tainá, de tão empolgada, já começou pelo celular mandar mensagens para vizinhos que também trabalham e estudam na região do Bairro Paraíso.

O trajeto é por vias de alto interesse de acordo com os deslocamentos, como Avenida Dom Pedro I, Perimetral e um trecho da Avenida Pereira Barreto.

Realizaram uma “inauguração oficial com o prefeito Gilvan Ferreira, o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote e o diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze, que percorreram em um dos coletivos uma pequena parte do trajeto, entre o Hospital Mário Covas no Bairro Paraíso, e a “Santa Casa”, na Vila Assunção.

O prefeito Gilvan Ferreira conversou com o Diário do Transporte e disse que mais “linhas de ônibus com conceito de demanda” devem ser criadas em Santo André.

“Vamos continuar estudando para criar novos circulares para atender à população de Santo André Vamos cada vez mais incentivar novas linhas como esta”. – disse o prefeito.

“Essa é uma demanda antiga, de vários anos. Agora, após estudos, estamos atendendo” – disse o secretário.

A linha já nasce com solicitações, como de moradores do Bairro Paraíso e quem trabalha em estabelecimentos próximos. A prefeitura, a SATrans e empresa Viação Guaianazes, responsável pelos serviços, estudam a viabilidade do atendimento no quadrilátero da Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé Rua Jabaquara e Rua Juazeiro novamente, que ampliaria em três paradas o atendimento e somente aumentaria o tempo de trajeto em dois minutos.

A linha começa com ônibus zero quilômetro dotados de wi-fir, ar-condicionado, acessibilidade, tomadas USB para carregamento de celulares e vidros com tratamento contra incidência de raios ultravioleta do sol. São, inicialmente, sete coletivos nos horários de pico, mas dependendo da demanda, a frota pode ser ampliada.

Os ônibus possuem adesivos especiais indicando o serviço e, no letreiro digital do para-brisa que fica na parte inferior indica os principais equipamentos de Saúde atendidos.

Foram confeccionados cartazes e panfletos avisando a população da nova linha.

VEJA O ITINERÁRIO – SUJEITO A AJUSTES, COM A AVALIAÇÃO DE PEGAR O “SUBIDÃO” DO HOSPITAL MÁRIO COVAS – muito exigente para demanda hospitalar e PARTE DO BAIRRO PARAÍSO:

Sentido Hospital Mário Covas:

Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei

Sentido: Vila Luzita – Represa:

Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.

Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.

FOTO DE ABERTURA:

Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.

Da esquerda para a direita: Diretor de Transportes Públicos da SA TRANS (Santo André Transportes), Ageu Padoveze; secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote (ao centro de camisa e o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (ao lado do ônibus), no ponto final do Bairro Paraíso.

LINHA DA SAÚDE, DO EMPREGO E DA CULTURA/EDUCAÇÃO:

A reportagem do Diário Transporte mostrou, inclusive, que houve até um abaixo-assinado de moradores pedindo a ligação entre o Hospital Mário Covas e a região da Vila Luzita, Pedroso e Represa, que seria chamada de Linha da Saúde por conectar estabelecimentos de saúde no município, como Hospitais Mário Covas, Brasil, Christóvão da Gama, Policlínica Paraíso e UPAS da Perimetral e Vila Luzita. A região do bairro Paraíso, onde fica o Hospital Mário Covas, também é polo de empregos em Santo André, com o Shopping ABC, academias, clínicas, hipermercados e cultural-educacional, com o Parque do Conhecimento Sabina, universidades privadas e o Parque Central, onde são realizados shows e espetáculos. No outro extremo, há o Parque Pedroso.

Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como

Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M  – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas.

Abaixo-assinado.

Linha de ônibus entre o Hospital Mário Covas e a Vila Luzita tem abaixo-assinado e pedido apresentados na Câmara de Santo André (SP) – VÍDEO

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

*ADAMO BAZANI, JORNALISTA ESPECIALIZADO EM TRANSPORTES – MTb 31521, EDITOR E REPÓRTER DO DIÁRIO DO TRANSPORTE –

[ad_2]

Fonte

São Paulo derrota o Bahia em noite de gala de Luciano e volta a vencer no Brasileirão

0

[ad_1]

O São Paulo venceu o Bahia por 2 a 0, neste sábado (25), em mais um reencontro de Rogério Ceni com o Morumbis, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão.

Destaque da noite, Luciano anotou seu centésimo gol pelo clube e ainda um passe de letra para Bobadilla marcar para o tricolor paulista, que encerrou uma sequência incômoda de três derrotas.

Com o resultado, o time de Hernán Crespo pulou para a posição com 41 pontos, cinco a menos que o Botafogo, 6º colocado e que ainda joga na rodada.

O Tricolor de Aço, por sua vez, aparece em lugar, com 49.

O jogo

O São Paulo foi superior no primeiro tempo e precisou de seis minutos de jogo para largar na frente.

Luciano tabelou com Maik e anotou o seu 100º gol com a camisa tricolor.

Aos poucos, o Bahia foi entrando na partida e aos 17 perdeu uma grande chance de empatar, quando Jean Lucas ficou cara a cara com Rafael e chutou para fora. Tal oportunidade desperdiçada, inclusive, custou caro.

Aos 36, Arboleda achou Lucas, que até chegou a balançar as redes. O gol, porém, foi anulado por impedimento do camisa de Alan Franco.

Só que na sequência, o segundo saiu. Luciano deu um tapa de letra para Bobadilla ampliar o placar.

Em desvantagem, a equipe de Ceni voltou melhor para o segundo tempo e poderia ter descontado logo no início com Willian José, mas Rafael fez boa defesa para evitar.

Depois disso, o Bahia trocou passes no campo de ataque, enquanto o São Paulo se fechou e apostou no contra-ataque.

Aos 31, Kayky recebeu de Luciano Jubá e justamente no momento que ia chutar para o gol, acabou travado por Sabino.

Na reta final, o São Paulo reassumiu o controle do jogo e só não fez o terceiro com Tapia, porque o chileno chutou em cima do goleiro Ronaldo. Nada, porém, que estragasse a vitória do tricolor paulista.

Classificação do Brasileirão:

Próximos jogos do São Paulo:

Próximos jogos do Bahia:

[ad_2]

Fonte

Manaus (AM) recebe primeira unidade do Volare Attack 8 Urbano para transporte alternativo e que substituirá coletivos “Amarelinhos”

[ad_1]

Volare Attack 8 Urbano

Apresentação ocorreu na última quinta-feira (23); modelo conta com ar-condicionado, equipamentos de acessibilidade e motor Euro 6

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na última quinta-feira, 23 de outubro de 2025, a Prefeitura de Manaus (AM) apresentou o modelo de micro-ônibus que irá substituir os “Amarelinhos”.

Os coletivos Volare Attack 8 Urbano integrarão o transporte alternativo, serviço destinado, principalmente, para as zonas Norte e Leste do município.

A versão da marca transporta 24 passageiros sentados e possui espaço para 10 realizarem a viagem em pé.

Conta com sistema de ar-condicionado, elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e motor Euro 6, que atende as normas atuais de sustentabilidade no segmento ao emitir menores taxas de gases poluentes.

O veículo foi exibido durante um evento no estacionamento do parque Amazonino Mendes, no bairro Novo Aleixo.

O próximo passo será a definição das rotas do transporte alternativo, que será realizada pelo IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana).

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Oito linhas do transporte coletivo de Blumenau (SC) passam por ajustes a partir de segunda-feira (27)

[ad_1]

Mudanças buscam dar mais agilidade e regularidade ao transporte público, diz prefeitura

ALEXANDRE PELEGI

A partir da próxima segunda-feira, 27 de outubro de 2025, oito linhas do transporte coletivo de Blumenau (SC) terão ajustes operacionais. As alterações envolvem tanto horários quanto itinerários, com o objetivo de tornar o sistema mais eficiente e atender melhor às demandas dos passageiros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a principal mudança será na linha 123 – Itoupavazinha, que terá o trajeto modificado na viagem das 11h30 para incluir o atendimento à Escola Quintino Bocaiúva. O novo percurso passará a ser: (T. Aterro / Cooper / Q. Bocaiúva / Itoupavazinha / J. Findeis / F. Jensen / P. Zimmermann / T. Aterro).

Outras sete linhas terão ajustes de horários em dias úteis, com pequenas variações para melhor compatibilidade entre viagens e conexões nos terminais.

Linhas com alteração de horário:

  • Troncal 15 (T. Fonte – T. Fortaleza): 4h57 → 5h

  • Troncal 15 (T. Fortaleza – T. Fonte): 5h → 4h57

  • 158 (T. Aterro – Amsterdam – T. Aterro): 13h30 → 13h20

  • 311 (T. Velha – Dona Edith – T. Velha): 4h10 → 4h05

  • 403 (T. Garcia – Progresso – T. Garcia): 6h45 → 6h40

  • 422 (T. Garcia – R. Brusque – T. Garcia): 6h20 → 6h15

  • 606 (T. Aterro – Romário Badia – T. Fortaleza): 20h25 → 20h23

  • 804 (T. Itoupava – Vila Itoupava – T. Itoupava): 17h53 → 17h55

O secretário de Trânsito e Transportes, Fabio Campos, destacou que os ajustes fazem parte de um processo contínuo de avaliação do sistema: “Estamos sempre analisando e ajustando as rotas para oferecer um serviço público de transporte mais ágil e seguro para todos. Essas ações refletem nosso compromisso constante com a melhoria do sistema de transporte.”

A SMTT reforça que os horários atualizados estarão disponíveis nos terminais e no site oficial do transporte público da cidade.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

vídeo que comoveu o Brasil ganha final feliz em Fortaleza

[ad_1]

Após viralizar com mais de 23 milhões de visualizações, empresa surpreende a pequena mini Miss Ceará Turismo com visita especial e passeio de ônibus

ALEXANDRE PELEGI

O vídeo que emocionou o Brasil ao mostrar a pequena Cecília Queiroz Almeida, mini Miss Ceará Turismo 2025, usando uma mochila artesanal em formato de ônibus da Expresso Guanabara, ganhou um novo e emocionante capítulo.

A empresa realizou, em Fortaleza, uma ação especial para agradecer o gesto espontâneo da menina e celebrar a forte conexão que o público demonstrou com a marca.

A primeira matéria publicada pelo Diário do Transporte em 13 de outubro de 2025 relatou o impacto do vídeo, que ultrapassou 23 milhões de visualizações e 1,1 milhão de curtidas, conquistando corações em todo o país. A gravação mostrava Cecília desfilando orgulhosa com sua mochila inspirada nos veículos da Guanabara, símbolo de viagens e de memórias afetivas para muitas famílias brasileiras (veja o vídeo abaixo).

Surpresa e alegria na escola

Nesta semana, representantes da Guanabara visitaram o colégio onde Cecília estuda e prepararam uma surpresa inesquecível para ela e seus colegas.

A ação contou com a presença do mascote da empresa, entrega de uma mochila personalizada com o nome da Cecília, além de brindes distribuídos a todas as crianças.

O ponto alto do encontro foi um passeio a bordo de um ônibus da própria Guanabara, com destino ao Passeio Público, onde os alunos viveram uma tarde de convivência, alegria e descobertas.

“O vídeo da Cecília mostrou que a Guanabara vai além do transporte. Ela inspira sonhos e desperta memórias afetivas. Essa visita foi uma celebração do carinho do público e uma forma de retribuir com gestos que gerem sorrisos”, destacou Rodrigo Mont’alverne, gerente de Marketing da empresa.

Conexão emocional com o público

Com a ação, a Guanabara afirma que reforça seu compromisso com a proximidade humana e com a valorização das histórias que conectam gerações, transformando momentos simples em experiências inesquecíveis.

Em nota, a empresa ressaltou que o gesto simboliza a importância das relações afetivas construídas em torno do transporte, mostrando que, mais do que mover pessoas, o ônibus também move emoções.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



[ad_2]

Fonte

Fluminense se reabilita e vence o Inter, que fica mais perto da zona de rebaixamento do Brasileirão

0

[ad_1]

O Fluminense venceu o Internacional por 1 a 0, neste sábado (25), no Maracanã, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão.

Com gol de Samuel Xavier, o Tricolor se reabilitou no campeonato e deixou o Colorado ainda mais perto da zona de rebaixamento.

O time carioca permaneceu na posição com 44 pontos, dois a menos que o Botafogo, 6º colocado e que ainda joga na rodada.

Já a equipe gaúcha amargou a segunda derrota seguida e caiu para o 15º lugar com 35, quatro mais que o Vitória, primeiro do Z-4.

O jogo

O Fluminense foi amplamente superior no primeiro tempo, não à toa finalizou 15 vezes contra apenas duas do Inter.

O Tricolor só não abriu o placar porque parou duas vezes na trave e também pela boa atuação do goleiro Ivan, que fez quatro defesas difíceis.

O Colorado, por sua vez, pouco ficou com a bola e só chegou mesmo em um chute fraco de Vitinho à esquerda de Fábio.

O Flu voltou pressionando para o segundo tempo, enquanto o Inter se fechou.

Até que aos 15 minutos, Samuel Xavier tabelou com Serna e bateu colocado para fazer 1 a 0 para os cariocas.

Depois disso, o Inter até equilibrou mais a posse de bola, mas o Tricolor seguiu ditando o ritmo da partida e desperdiçou chances de matar o jogo.

No fim, o time carioca apenas controlou a vantagem contra o Colorado, que não conseguiu mais reagir.

Classificação do Brasileirão:

Próximos jogos do Fluminense:

Próximos jogos do Internacional:

[ad_2]

Fonte

Ônibus gratuitos e climatizados farão ligação entre Aracaju e São Cristóvão durante o Festival de Artes

[ad_1]

Serviço especial funcionará entre 20 e 23 de novembro, com saídas dos terminais Centro, DIA e Sul em diferentes horários

YURI SENA

Durante os quatro dias do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que será realizado de 20 a 23 de novembro, o público contará com um serviço gratuito de transporte entre Aracaju e o município histórico. A operação será coordenada pelo Consórcio de Transportes Metropolitano (CTM) da Grande Aracaju.

As linhas especiais sairão dos terminais Centro, DIA e Sul (Atalaia), com ônibus climatizados e horários variados para atender ao público que pretende acompanhar a programação do evento.

Nos dias 20 e 21, as partidas estão previstas para 18h, 19h, 20h e 21h. Já nos dias 22 e 23, os veículos começam a circular a partir das 12h, com novas saídas às 14h, 16h, 18h, 19h30 e 20h30. O retorno para Aracaju ocorrerá a partir da Rua Vinte e Quatro, em São Cristóvão, com saídas programadas para 00h, 01h, 02h e 03h.

Os ônibus farão paradas em pontos estratégicos, como os terminais Zona Oeste e Campus, além do Pórtico de São Cristóvão, facilitando o deslocamento do público até o Centro Histórico, onde acontecem as apresentações e atividades culturais.

O Fasc, em sua 40ª edição, é realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio e Cultura João Bebe Água (Fumpac), em parceria com o Governo de Sergipe e apoio de instituições culturais e patrocinadores privados.

A programação completa do festival e os detalhes sobre o itinerário das linhas especiais estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de São Cristóvão.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

João Pessoa (PB) recebe 10 novos ônibus zero quilômetro para o transporte coletivo

[ad_1]

Foto: Divulgação/Prefeitura de João Pessoa

Veículos Euro 6 com Wi-Fi e entradas USB reforçam a frota e beneficiam mais de dez bairros da capital, e começam a circular dia 01º de novembro

ALEXANDRE PELEGI

O transporte coletivo de João Pessoa (PB) ganhou um importante reforço neste sábado (24). A Prefeitura Municipal, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), realizou a entrega de 10 novos ônibus zero quilômetro em evento no Terminal do Valentina, no bairro Valentina Figueiredo.

Os veículos começam a operar no próximo dia 1º de novembro, logo após a conclusão dos procedimentos de licenciamento e de cadastro junto à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Eles atenderão diferentes regiões da cidade, beneficiando diretamente os passageiros dos bairros Indústrias, Jardim Veneza, Mangabeira, Mandacaru, Geisel, Parque do Sol, Paratibe, Muçumagro, Nova Mangabeira e Valentina.

Segundo o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior, a iniciativa reforça a política de renovação da frota iniciada em 2023.

“Esta entrega é mais uma etapa do nosso compromisso de renovação da frota de ônibus. Desde 2023 até agora já são 180 ônibus zero quilômetro entregues à população de João Pessoa. Com isso, nos consolidamos com a terceira frota mais nova de toda a região Nordeste, conferindo mais comodidade, conforto e respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida, uma vez que todos são equipados com motores Euro 6, que emitem 80% menos poluentes”, afirmou o dirigente.

Linhas beneficiadas

As novas unidades atenderão principalmente as linhas 104 Bairro das Indústrias, 1001 Bairro das Indústrias/Mandacaru, 502 Geisel/Epitácio, 120 Parque do Sol, 118 Paratibe, 2300 Circular, 507 Cabo Branco e 401 Altiplano.

Os novos ônibus contam com Wi-Fi gratuito, entradas USB para recarga de dispositivos móveis e motores Euro 6, que reduzem a emissão de poluentes em até 80% em relação ao padrão anterior.

A Prefeitura e o Sintur-JP destacaram que o investimento integra o plano contínuo de modernização do transporte público da capital, com foco em eficiência operacional, sustentabilidade e melhor experiência aos passageiros.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Cidade das Hortênsias inicia operação da linha 340 – Terminal Itamarati em Petrópolis (RJ)

[ad_1]

Itinerário funciona de segunda a sexta-feira e foi criado com o intuito de melhorar o fluxo de veículos e desobstruir o trânsito na região

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na cidade de Petrópolis (RJ), mais especificamente na região do Itamarati, a operadora Cidade das Hortênsias, que atua no transporte público, deu início ao atendimento da linha 340 – Terminal Itamarati, de segunda a sexta-feira, destinada à empresa VIX, com o intuito de melhorar o fluxo de veículos e desobstruir o trânsito.

Após diversos testes, em parceria com a CPTrans, a empresa de transporte está deslocando ônibus urbano, em dois horários especiais, para atendimento no interior da VIX, evitando a formação de longas filas nos pontos de ônibus e desobstruindo o trânsito.

“O trajeto de 450 metros, entre o Palmeiras e o Terminal Itamarati, é realizado, normalmente, em apenas três minutos. Nos horários de pico, quando os funcionários são liberados da empresa, esse tempo foi ampliado em quase sete vezes, chegando a 20 minutos para fazer o mesmo percurso, diariamente”, disse Rafael Costa, gerente de tráfego.

“Começou na semana passada e, em tão pouco tempo, já desafogou o trânsito nos horários de pico e voltamos a cumprir integralmente toda a nossa programação de viagens na região, beneficiando outras nove linhas de ônibus, que ficavam retidas no congestionamento”, destacou Liliane Salvini, diretora da Cidade das Hortênsias.

A linha atende a fábrica de segunda a quinta-feira, nos horários de 17h25 e 17h35. Às sextas-feiras, nos horários de 16h e 16h10. Neste mesmo período, os passageiros que estiverem no Terminal Itamarati podem utilizar a linha 300 – Terminal Corrêas, com frequência de partidas a cada 10 minutos, sem qualquer sobrecarga na operação.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Natal (RN) regulamenta isenção de ISS para operadoras do transporte público até junho de 2026

[ad_1]

Medida visa manter equilíbrio econômico e preparar licitação do sistema municipal, afirma prefeitura

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Natal (RN) sancionou a Lei nº 7.976/2025, publicada na sexta-feira, 24 de outubro de 2025, que garante isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas operadoras do transporte público coletivo urbano da capital potiguar.

O benefício fiscal terá vigência de 1º de janeiro de 2025 a 30 de junho de 2026, com possibilidade de prorrogação por decreto até o final do mesmo ano.

A iniciativa integra um pacote de medidas para fortalecer a mobilidade urbana e preparar o município para a nova licitação do sistema de transporte público.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o objetivo é assegurar previsibilidade financeira, estabilidade tarifária e maior controle público sobre a operação, em um contexto de aumento de custos e redução da demanda de passageiros nos últimos anos.

Para usufruir da isenção, as concessionárias deverão atender a exigências técnicas e de transparência, como:

disponibilizar à Prefeitura acesso integral à bilhetagem eletrônica e ao GPS dos veículos;

manter todas as gratuidades legais, como as destinadas a idosos, estudantes e pessoas com deficiência;

e aplicar tarifa social nos feriados nacionais, estaduais e municipais.

A administração municipal ressalta que a isenção está condicionada ao cumprimento integral das obrigações contratuais e legais, garantindo transparência na aplicação do benefício e equilíbrio econômico-financeiro no sistema.

Com população estimada em 896 mil habitantes (IBGE 2024), Natal tem como atual concessionária do transporte urbano o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), que reúne as operadoras privadas do sistema sob coordenação da STTU.

A licitação do sistema de transporte público de Natal segue em fase final de preparação. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que o edital — que passou por revisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) — deve ser lançado ainda este ano, após ajustes técnicos e jurídicos.

A nova concessão terá validade de 15 anos e prevê ampliação da rede de 54 para 85 linhas, com aumento da frota para cerca de 424 ônibus. Entre as exigências, estão idade máxima de 12 anos para os veículos, instalação de ar-condicionado e câmeras de segurança, além de intervalos reduzidos entre viagens.

A minuta do edital foi elaborada com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e busca modernizar o sistema, hoje operado sob contratos antigos e sem licitação definitiva. A Prefeitura estima que, após a publicação, a nova operação possa começar em até 180 dias.

O projeto também prevê mecanismos de controle público — como acesso à bilhetagem eletrônica e monitoramento via GPS — e a possibilidade de subsídios municipais para manter o equilíbrio econômico e tarifário. Trata-se da primeira licitação integral do transporte coletivo de Natal em décadas, considerada essencial para reestruturar o serviço e garantir previsibilidade ao sistema.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte