25.2 C
Rondonópolis
domingo, 21 junho - 21:51
Publicidade
Home Blog Page 435

EPR vence leilão do Lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná

[ad_1]

Consórcio Infraestrutura PR foi o vencedor ao apresentar 21,30% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Foi realizado nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, na B3, o leilão do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para concessão do Lote 4 de rodovias integradas do Paraná.

O Consórcio Infraestrutura PR, composto por EPR Participações S.A. e Perfin Voyager Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, foi o vencedor ao apresentar 21,30% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.

O lote contempla trechos das BR-272/369/376/PR e PR-182/272/317/323/444/862/897/986, com extensão total 627,52 quilômetros e expectativa de investimentos de R$ 18,17 bilhões durante os 30 anos de concessão. Estão previstos mais de 231 km de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais, 39,49 km de contornos, 4 correções de traçado, além de outras obras e intervenções voltadas à modernização e segurança da malha rodoviária.

“No programa de concessões anterior, o Paraná recebeu cerca de R$7 bilhões de reais em investimentos. Com esses cinco leilões, são R$96 bilhões de reais, fora o sexto que vai ser feito na semana que vem. É a maior agenda de infraestrutura da história do estado, que vai elevar o patamar do Paraná”, disse Renan Filho, ministro dos Transportes.

“É um momento muito especial para o Governo Federal por darmos sequência ao maior programa, como dito, e que iremos finalizar semana que vem o mix de concessão de rodovia federal e rodovia estadual, que tem atraído tantos investidores. Isso atrai por quê? Porque são projetos bem estruturados e alinhados”, comentou Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT.

“Agradecemos a confiança do Ministério dos Transportes e da ANTT que reconhecem a credibilidade e a capacidade da B3 para auxiliá-los em mais um processo de concessão de serviço para a iniciativa privada. Temos orgulho de, há mais de 30 anos, oferecer um ambiente que promove o encontro de bons projetos a investidores, em prol do desenvolvimento do nosso país”, afirmou Luciana Costa, diretora Jurídica de Regulação da B3.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

BYD apresenta o único ônibus midi 10 metros de piso baixo montado no Brasil

[ad_1]

Desenvolvido com os padrões da capital paulista, modelo incorpora tecnologias inéditas como o controlador que reúne seis funcionalidades, ampliando espaço e reduzindo peso

ADAMO BAZANI e VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Finalmente, uma lacuna grave no mercado de ônibus elétricos no Brasil passa a ser coberta: a BYD apresentou com exclusividade ao Diário do Transporte nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, o primeiro modelo (micrão) de 10 metros com piso baixo do mercado nacional com potencial de exportação, montado no País.

A novidade vai ser apresentada no ARENA ANTP, evento que reúne especialistas, gestores e fabricantes, que ocorre entre os dias 28 e 30 deste mês em São Paulo, mas a reportagem foi na planta de Campinas (SP) a convite da fabricante e antecipa.

O diretor de vendas de veículos comerciais da BYD no Brasil, Bruno Paiva, explicou para a reportagem que o modelo atende aos padrões operacionais da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema da capital paulista, o que significa que tem aplicação para diversas cidades brasileiras, já que boa parte delas se baseia nas exigências de São Paulo.

Além das dimensões, voltadas para o segmento de ônibus menores para áreas de difícil acesso e linhas alimentadoras, o modelo BC10LE traz mais novidades com relação a tecnologia embarcada.

Uma das principais delas é o controlador integrado 6×1, que reúne seis elementos da parte elétrica que são fundamentais para que os ônibus deste tipo funcionem: 2 unidades de controle de motor elétrico; 1 unidade de controle de direção; 1 unidade de compressor de ar; 1 conversor DC-DC; e 1 unidade distribuidora de potência.

Somente esta tecnologia permite que haja um ganho de espaço suficiente para a implementação de mais bancos na parte traseira, o que faz toda a diferença para o passageiro, operador de transporte e gestor público. Todos os seis equipamentos ficavam atrás, quase até o teto. Agora, ocupam um espaço bem reduzido, permitindo até a inserção do vidro traseiro. Essa substituição faz com que haja também uma redução de peso de 120 kg, aproximadamente, dependendo da configuração.

Além dessa novidade, todos os midis de 10 metros já contam com baterias Blade, que possuem tamanho reduzido, maiores autonomias, entre 275 e 300 km. Conforme a operação, o tempo de recarga total é menor, caindo pela metade e sendo possível em cerca de uma hora e meia. Assim, a segurança foi ampliada, funcionando mesmo submetida a impactos.

Juntamente com o controlador 6×1, a Blade permite uma redução de peso de 1,5 tonelada por ônibus, o que num midi de PBT (Peso Bruto Total) de 10 metros significa nada mais nada menos que um veículo 15% mais leve, isso se traduz em maior espaço interno, menor consumo de energia e menos gastos com desgaste de pneus e outros componentes.

Ônibus midis normalmente são utilizados em vias estreitas, com valeta, lombadas e buracos, como boa parte dos itinerários do lote Distribuidor Local de São Paulo, as chamadas linhas de bairro, operadas por empresas que surgiram de cooperativas.

A pergunta é: um modelo de piso baixo, ainda mais elétrico, dá conta de atender tudo isso?

Bruno Paiva garantiu que sim. E a resposta, segundo o diretor de vendas da BYD, está na tecnologia empregada em soluções de engenharia no quadro de chassi, eixos e sistema de suspensão.

Mais uma novidade quanto ao modelo, mas a toda linha também.

A BYD concede garantia de 10 anos para as baterias e aproveitamento de 80% de retenção de energia mesmo próximo do fim deste período.

Além das questões relacionadas a falta de infraestrutura na rede de distribuição, a carência de alguns modelos no mercado, como este nicho de 10 metros, é apontado como motivo da eletrificação na capital paulista não avançar como planejado. A frota do subsistema local é uma das que mais envelhecem. Sem poder comprar ônibus a diesel desde 17 de outubro de 2022, as viações deste subsistema veem suas frotas envelhecerem e os custos aumentarem.

A população, por sua vez, vê o transporte piorar com falta de conforto e atrasos por quebras constantes.

A BYD promete que vai contribuir para este quadro mudar.

O BC10LE passará por testes para aprovação da SPTrans já neste ano de 2025 e deve se tornar comercial já no primeiro semestre de 2026, mas já existem operadores que acenaram para as primeiras encomendas para a capital paulista.

2 unidades de controle de motor elétrico; 1 unidade de controle de direção; 1 unidade de compressor de ar; 1 conversor DC-DC; e 1 unidade distribuidora de potência

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Passageiros enfrentam problemas na Linha 9-Esmeralda no retorno para casa nesta quinta-feira (23); operação já foi normalizada

[ad_1]

Intercorrência no sistema de sinalização afetou temporariamente o atendimento entre as estações Cidade Jardim e Ceasa

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos teve a operação normalizada na tarde desta quinta-feira, 23 de outubro de 2025.

Foi registrada uma intercorrência no sistema de sinalização, e por conta disso, as composições circularam com velocidade reduzida entre as estações Cidade Jardim e Ceasa.

Em nota ao Diário do Transporte, a ViaMobilidade informou que agentes de atendimento e segurança estiveram nas estações orientando e auxiliando no fluxo de clientes.

“São Paulo – 23 de outubro de 2025 – A ViaMobilidade informa que, desde às 17h desta quinta-feira (23), devido a uma ocorrência no sistema de sinalização, a Linha 9-Esmeralda opera com velocidade reduzida entre as estações Cidade Jardim e Pinheiros. Equipes de manutenção da concessionária atuam neste momento para que a operação retorne o quanto antes. Agentes de atendimento e segurança (AASs) estão nas estações orientando e auxiliando no fluxo de clientes.”

Como noticiou nossa equipe de reportagem, a Linha 9-Esmeralda já havia tido a operação afetada na semana passada, quando um trilho se partiu na região da estação Primavera-Interlagos, gerando circulação em via única no trecho.

Relembre:

Linha 9-Esmeralda funciona normalmente nesta terça-feira (14). Trilho partido afetou operação no início da manhã

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

‘Fratura sem desvio’: o que é, tratamento, prazo e tudo da lesão de Pedro que preocupa Flamengo na Libertadores

0

[ad_1]

O Flamengo confirmou, na manhã desta quinta-feira (23), a fratura no antebraço direito de Pedro, sofrida na vitória contra o Racing, no Maracanã, no jogo de ida das semifinais da CONMEBOL Libertadores.

“Substituído com dores no braço direito no segundo tempo de Flamengo 1 x 0 Racing, em jogo válido pela CONMEBOL Libertadores, o atacante Pedro passou por exames de imagem ainda na madrugada desta quinta-feira (23). O laudo apontou fratura sem desvio na ulna (osso do antebraço). O jogador será reavaliado hoje pelo Departamento Médico do clube para estabelecer o planejamento de recuperação”, diz a nota do Rubro-Negro.

Mas afinal de contas, o que é uma “fratura sem desvio”? Existem três tipos de fraturas: desviadas (completas e saindo do lugar), sem desvio (completas, mas sem sair do lugar) e incompletas (chamadas popularmente de trincado).

Segundo o Núcleo de Ortopedia, uma fratura sem desvio, como a de Pedro, é quando os fragmentos de um osso quebrado permanecem alinhados e não se afastam significativamente.

As fraturas sem desvio, estáveis, que permitem um grau menor de restrição, são tratadas sem a necessidade de procedimento cirúrgico. As com desvio costumam precisar de cirurgia.

Para o tratamento sem cirurgia, as ferramentas utilizadas para recuperação buscam a imobilização do local, com gesso circular, tala gessada ou órteses.

Pedro será desfalque em Racing x Flamengo?

Ainda não é possível cravar que a fratura no antebraço vai tirar Pedro do jogo de volta contra o Racing, na Argentina.

O Rubro-Negro vai avaliar a situação do camisa 9 diariamente até a segunda partida da semifinal da Libertadores.

Como apurou a ESPN, existe a possibilidade de o atacante ser baixa por até quatro semanas, mas podendo atuar ‘no sacrifício’ – com algum tipo de proteção – caso não esteja 100% até o dia 30 deste mês.

[ad_2]

Fonte

Idoso de 60 anos é atropelado por ônibus da Metrópole Paulista na Zona Leste de São Paulo e sofre ferimentos graves nesta quinta-feira (23)

[ad_1]

Foto: José Vitor Oliveira Soares/Ônibus Brasil

Acidente ocorreu na Avenida Marechal Tito, altura do número 468, em São Miguel; coletivo atendia linha 2678/10 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na tarde desta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, por volta das 14h40, um idoso foi atropelado por um ônibus da empresa Metrópole Paulista na Zona Leste de São Paulo.

O caso ocorreu na Avenida Marechal Tito, altura do número 468, em São Miguel, e envolveu uma vítima de 60 anos.

O senhor ficou inconsciente por conta da colisão e foi socorrido pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, com fratura de pelve e esmagamento dos membros inferiores direitos.

Ele teve de ser entubado para então as autoridades o levarem ao Hospital das Clínicas.

Em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans (São Paulo Transporte) informou que o ônibus municipal atendia a linha 2678/10 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II.

“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que uma equipe do Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) apura a ocorrência da Avenida Marechal Tito, em São Miguel, na tarde desta quinta-feira (23). O ônibus da concessionária Metrópole operava pela linha 2678/10 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II.

A SPTrans determinou que a concessionária preste suporte à vítima. Um boletim de ocorrência será registrado.”

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Prefeitura realiza ação educativa e de fiscalização na rodoviária de Manaus (AM) para organizar serviços de transporte

[ad_1]

Foto: Divulgação

Operação do IMMU orienta motoristas de táxi, mototáxi e fretamento sobre uso correto do estacionamento e regras de circulação na área do terminal

YURI SENA

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro de 2025, uma ação de orientação e fiscalização nas imediações do Terminal Rodoviário de Manaus, localizado na zona Centro-Sul da capital. A iniciativa reuniu agentes de trânsito e fiscais de transporte com o objetivo de melhorar a organização do entorno do terminal e garantir o uso adequado dos espaços destinados aos diferentes tipos de transporte individual, como táxis, mototáxis e veículos de fretamento.

De caráter educativo, a operação buscou conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as áreas de embarque e desembarque, além de evitar o bloqueio das vias. O fiscal de transporte Jonas Moura explicou que a presença das equipes foi motivada por relatos de desorganização no local.

“Recebemos notícias sobre irregularidades e desordem no entorno do terminal. Neste primeiro momento, estamos dialogando com taxistas, motoristas de aplicativo e condutores de micro-ônibus para reforçar o cumprimento das regras e garantir a fluidez no trânsito. Voltaremos em breve para avaliar as melhorias”, afirmou.

A ação foi bem recebida por trabalhadores que atuam na rodoviária. O carregador Carlos Vieira, de 42 anos, destacou a importância da medida. “Quanto mais houver fiscalização, mais organizado fica o trânsito. É bom para todo mundo que trabalha e passa por aqui”, disse.

O IMMU informou que continuará realizando operações similares em outros pontos estratégicos da cidade. Segundo o instituto, as ações fazem parte de um conjunto de medidas voltadas a promover a segurança viária, a mobilidade e o ordenamento do transporte urbano em Manaus.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Acidente entre ônibus e caminhão deixa mortos na BR-116, em Tucano (BA), nesta quinta-feira (23)

[ad_1]

Apesar de identificação de veículo escolar, coletivo não transportava estudantes no momento da colisão

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, um acidente entre um ônibus e um caminhão deixou ao menos três mortos na rodovia BR-116, no município de Tucano (BA).

A colisão ocorreu na altura do quilômetro 290, que ficou interditado em ambos os sentidos para que as autoridades atendessem a ocorrência.

Conforme relatado por moradores da região, apesar do coletivo possuir a identificação visual de um veículo escolar, não transportava estudantes.

Informações iniciais apontam que o ônibus seguia para a Zona Rural de Tucano; não há informações de mais feridos até o momento.

A ocorrência foi atendida por equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

FlixBus leva o “Tapete Verde” à Avenida Paulista e convida o público a refletir sobre o futuro da mobilidade

[ad_1]

Ação promove experiência sensorial e mensagem de incentivo à modernização e à concorrência no setor rodoviário brasileiro

ALEXANDRE PELEGI

A FlixBus coloriu a Avenida Paulista de verde no último dia 28 de setembro, com a ação “Sinal verde para viver sua próxima aventura”, parte da campanha Tapete Verde, que simboliza o movimento da empresa pela modernização e democratização do transporte rodoviário interestadual no Brasil.

Durante o evento, um tapete verde foi estendido em um dos pontos mais icônicos da cidade, convidando pedestres a pisarem — literalmente — na ideia de abrir caminhos para uma mobilidade mais acessível, tecnológica e sustentável. A ação atraiu centenas de pessoas, que puderam conhecer mais sobre o modelo de atuação da FlixBus, tirar fotos, participar de interações e registrar o momento com a hashtag #SinalVerdeFlixBus.

Queríamos transformar nossa mensagem em uma experiência real. O tapete verde é um símbolo de liberdade e movimento — representa o caminho aberto para novas oportunidades, mais inovação e mais cidades conectadas”, explica Edson Lopes, CEO da FlixBus Brasil.

Além da experiência visual e fotográfica, promotores da marca compartilharam informações sobre o impacto positivo da concorrência no setor. “Quando o passageiro tem escolha, o transporte melhora para todos. Mais operadores significam mais horários, preços mais justos e viagens mais confortáveis”, reforça Lopes.

A FlixBus, que atua como plataforma tecnológica parceira de viações autorizadas, defende que a regulação do transporte interestadual precisa acompanhar o comportamento do novo consumidor — digital, conectado e exigente em conveniência. Hoje, menos de dez grupos controlam mais de 70% das linhas regulares, o que reduz a oferta e encarece as passagens.

“Nosso papel é mostrar que abrir o mercado é abrir caminhos”, afirma Lopes. “A mobilidade rodoviária pode ser o motor de um Brasil mais integrado, moderno e sustentável — e o tapete verde é o convite para começar essa jornada.”

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Santos mantém cautela e projeta retorno de Neymar contra o Flamengo

0

[ad_1]

O Santos mantém cautela sobre o retorno de Neymar aos gramados. O camisa 10 está afastado desde setembro, se recuperando de uma lesão no reto femoral da coxa direita.

Inicialmente, a volta do craque estava prevista para acontecer no duelo contra o Fortaleza, no dia 03 de novembro, mas foi adiada. A ESPN apurou que a expectativa da comissão técnica é de contar com Neymar para a partida contra o Flamengo, no dia 9 de novembro, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Neymar evoluiu na recuperação, mas segue em tratamento e ainda não foi ao gramado. Ele se lesionou durante um treino no CT Rei Pelé. Após retornar ao Peixe, no índio do ano, o camisa 10 sofreu com lesões na coxa esquerda, o que o tirou de combate entre março e maio e posteriormente em agosto.

Na temporada atual, Neymar acumula seis gols e três assistências em 21 jogos. No Brasileirão, porém, foram apenas três bolas na rede.

Próximos jogos do Santos:

[ad_2]

Fonte

Estação da Luz da CPTM promove ação com vagas de estágio e aprendizagem nesta sexta-feira (24)

[ad_1]

O embarque para o Expresso Copa América será realizado na plataforma 5 da Estação da Luz e a tarifa será a mesma do trem metropolitano. Foto: Divulgação / CPTM.

Parceria com o Nube oferece atendimento gratuito entre 12h e 18h para jovens e estudantes de 14 a 24 anos

YURI SENA

A Estação da Luz, uma das mais movimentadas da CPTM, será palco de uma ação especial voltada à inserção de jovens no mercado de trabalho nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025. 

A iniciativa, realizada em parceria com o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), oferecerá atendimento gratuito para o cadastro em vagas de estágio e aprendizagem.

O objetivo da ação é facilitar o acesso de estudantes e jovens ao mundo do trabalho, promovendo inclusão, desenvolvimento profissional e geração de oportunidades. O atendimento acontece das 12h às 18h, com orientações e auxílio no processo de cadastro em vagas de estágio destinadas a alunos do ensino médio, técnico e superior.

Também haverá oferta de vagas de aprendizagem para jovens com idade entre 14 e 24 anos, contribuindo para a formação profissional e o primeiro contato com o mercado de trabalho.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte