Foto: Vagner Santos/Divulgação Prefeitura Municipal de Cotia
Promessa é do prefeito Welington Formiga, que também afirmou que haverá aumento de linhas e ampliação no número de viagens
ADAMO BAZANI
A cidade de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, deve ser mais uma a instituir a tarifa zero, pelo menos parcialmente. A promessa é do prefeito Welington Formiga, em publicações nas redes sociais.
Formiga garantiu que será lançada uma nova licitação para conceder o transporte coletivo.
Nesta licitação, já estará prevista a tarifa zero aos sábados, domingos e feriados.
O prefeito também prometeu aumento no número de partidas, ampliação de linhas de ônibus e renovação da frota. Segundo Formiga, já foram substituídos os ônibus que fazem parte do sistema, com modelos que possuem, entre outros itens, ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB, além de câmeras de segurança.
A proposta agora, com a tarifa zero, é dar continuidade à renovação da frota.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Entrega inclui veículos adaptados, barcos escolares e equipamentos tecnológicos para atender comunidades ribeirinhas, indígenas e zonas rurais do estado
YURI SENA
O Governo de Rondônia ampliou o transporte escolar e o acesso à educação com a entrega de oito ônibus, 26 embarcações e três vans adaptadas durante evento realizado na última terça-feira (14), em Porto Velho.
A ação, que também contemplou a distribuição de 90 computadores, 90 monitores e nove impressoras multifuncionais para escolas da rede estadual, representa um investimento de R$ 8,4 milhões voltado à melhoria da infraestrutura educacional em regiões de difícil acesso.
As novas embarcações e veículos visam atender principalmente comunidades ribeirinhas, indígenas e rurais. Em Guajará-Mirim, por exemplo, dez barcos foram destinados ao transporte de alunos e servidores em 36 aldeias indígenas. A gerente administrativa e financeira da Superintendência Regional de Educação, Jarina Pereira, destacou a importância da medida: “Esses barcos vão ajudar muito no transporte dos alunos, servidores, material pedagógico e merenda escolar. Há aldeias em que a viagem pode durar até três dias pelos rios.”
Em Costa Marques, uma embarcação atenderá a escola indígena Alexandrina Nascimento Gomes, localizada na Baía das Onças. O superintendente regional de Educação, Wanilson Mendes, ressaltou que o investimento reflete a preocupação do governo com a inclusão educacional. “Essa entrega demonstra a sensibilidade do governo com a educação indígena e se soma a outras melhorias, como reformas e novos materiais pedagógicos”, afirmou.
Na capital, Porto Velho, a Escola Estadual de Ensino Especial Abnael Machado de Lima – Cene recebeu dois ônibus acessíveis. “A nossa escola acolhe alunos com deficiência de todas as zonas de Porto Velho, e é uma grande alegria contar agora com veículos adaptados”, disse a diretora, Julieth Costa Magno. A Escola Estadual Lydia Johnson também foi contemplada com três ônibus para atender estudantes de tempo integral que vêm de diferentes regiões da cidade.
A secretária executiva da Governadoria, Rute Carvalho, enfatizou que os investimentos fazem parte de um amplo processo de modernização da educação estadual. “Cerca de 80% das escolas já foram alcançadas com reformas e melhorias. Essa nova frota de ônibus e embarcações vai contribuir para reduzir a evasão escolar e garantir mais dignidade aos estudantes”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira, destacou que o projeto reflete um olhar humanizado da gestão pública. “Estamos fortalecendo a estrutura escolar, ampliando a frota de transporte e modernizando o ensino para oferecer mais conforto e oportunidades aos alunos e servidores.”
O Ministério Público de Rondônia também participou da iniciativa, com a doação de três vans adaptadas. O promotor de justiça Julian Farago destacou o papel da parceria: “O Ministério Público se orgulha de contribuir com uma ação tão relevante, que reforça o compromisso coletivo com a educação e a inclusão em Rondônia.”
Com os novos veículos e embarcações, o governo estadual busca assegurar que o caminho até a escola seja mais acessível, seguro e inclusivo para milhares de estudantes que vivem em comunidades distantes.
Depois de ter sua saída do Real Madrid por empréstimo aprovada pelo técnico Xabi Alonso, Endrick começa a traçar seu futuro visando o mercado de transferências de janeiro de 2026. A ESPN antecipou nos últimos dias alguns detalhes a respeito dos próximos passos do atacante.
Com um retorno ao Brasil, especialmente ao Palmeiras, descartado, Endrick tem como estratégia vestir a camisa de um time europeu que tenha alto nível competitivo, algo pré-definido pelo Real Madrid. Porém, a reportagem foi além e apurou algumas “regras” que o atacante tem para escolher seu novo clube para 2026.
Primeiramente, a ideia é escolher um clube que esteja nas cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), além dos três principais clubes de Portugal: Benfica, Porto e Sporting, e que dispute as principais competições europeias.
Na visão das pessoas que cuidam da carreira de Endrick, estes fatores ajudariam a deixar o garoto em evidência, principalmente com relação à seleção brasileira, uma vez que o principal objetivo do ex-Palmeiras é estar na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2026.
Além disso, a preferência é por clubes que estejam na parte de cima das tabelas de classificações e que tenha relevância dentro da competição. A ideia também é que Endrick faça parte de equipes ofensivas, que lhe dê oportunidades em campo, e não atuar em clubes que só se defendam, prejudicando as principais qualidades da joia.
Nos últimos dias, a ESPN apurou que o Olympique de Marselha foi um dos interessados. A reportagem soube ainda que o estafe do atacante tem sido procurado com maior frequência, mas não há pressa em definir o destino de Endrick, uma vez que a janela europeia só abrirá entre o final de 2025 e o início de 2026.
Na atual temporada, Endrick ainda não foi utilizado pelo técnico Xabi Alonso. Após se lesionar durante o Mundial de Clubes da Fifa nos Estados Unidos, o brasileiro teve uma recaída e só conseguiu ficar à disposição da comissão técnica em meados de setembro.
Mesmo 100% fisicamente e opção no banco do Real Madrid, o brasileiro foi preterido por outras opções e, nos últimos dias, decidiu tentar mais minutagem e espaço em outro clube na Europa.
Estruturas facilitam travessia entre plataformas e beneficiam cerca de 10 mil passageiros por dia útil nas Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade
YURI SENA
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 concluiu a construção de duas novas passarelas na estação Presidente Altino, da Linha 8-Diamante, que foram liberadas ao público no dia 6 de outubro.
Localizadas nas extremidades das plataformas, as passarelas permitem a travessia direta entre os dois lados da estação, reduzindo o deslocamento até o mezanino central e tornando mais ágil a transferência entre as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Com 17,7 metros de extensão cada, as novas estruturas ampliam as opções de entrada e saída, contribuindo para a fluidez no embarque e desembarque de aproximadamente 10 mil passageiros por dia útil. A medida visa melhorar a experiência de quem utiliza a estação diariamente, garantindo mais conforto e eficiência nos trajetos.
A presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tania Zanella, entregou nesta quarta-feira, 22, ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), uma carta assinada por 50 entidades representativas do agronegócio pedindo a revisão da Política Nacional de Piso Mínimo do Frete Rodoviário.
“O objetivo é que a FPA encaminhe nossa proposta aos Ministérios da Agricultura, dos Transportes, da Fazenda, à Casa Civil e à ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]. Precisamos de uma metodologia mais moderna, equilibrada e justa, que reflita os custos reais de transporte e reduza o peso sobre quem produz”, disse Tânia.
Segundo o texto, a política do piso mínimo — criada pela Lei nº 13.703/2018 após a greve dos caminhoneiros — utiliza parâmetros “falhos e defasados”, como o cálculo baseado em veículos novos e de alto valor, quando a frota nacional tem idade média superior a 20 anos.
Efeitos sobre insumos e alimentos
A carta cita casos específicos de impacto. No setor de fertilizantes, o piso mínimo estaria acima do valor de mercado, com aumento estimado entre 35% e 50% nos custos logísticos, segundo a Associação dos Misturadores do Brasil (AMA Brasil). Já a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) classifica a tabela como “desastrosa”, alegando que o modelo atual gera inflação em cascata, repassada ao consumidor final.
“O transporte especializado de aves e suínos foi enquadrado como carga genérica, o que desconsidera suas especificidades operacionais e sanitárias”, diz a ABPA no documento.
O documento define um plano de ação em três eixos:
Político: mobilização junto aos ministérios competentes para promover um diálogo técnico e institucional;
Jurídico: acompanhamento das ações no Supremo Tribunal Federal e defesa de julgamento célere das ADIs [Ações Diretas de Inconstitucionalidade];
Técnico: revisão da metodologia de cálculo da tabela de fretes pela ANTT, com dados atualizados e regionalizados.
Fiscalização eletrônica aumenta preocupação do setor
As entidades afirmam que a situação se agravou desde o último dia 6, com a intensificação da fiscalização eletrônica via Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que passou a cruzar dados de forma automática e em tempo real.
Segundo a carta, o novo sistema pode “gerar um aumento exponencial de autuações, inclusive por pequenas divergências de valores, e a reincidência poderá culminar em ações civis de alto impacto financeiro”.
Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros indeferiu solicitações idênticas da empresa para operar mercados entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
ALEXANDRE PELEGI
A ANTT negou oito pedidos da Lopesul (Lopes e Oliveira Transportes e Turismo Ltda) para operar linhas regulares interestaduais de passageiros.
As decisões, numeradas de SUPAS nº 1.518 a 1.527 e 1.529, são todas datadas de 16 de outubro de 2025 e foram publicadas nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial da União.
Segundo a Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS), os oito processos tratam das mesmas linhas e mercados, repetindo o mesmo conteúdo e fundamentação. Em todos os casos, a Agência concluiu que os mercados pleiteados não são autorizados à empresa, conforme estabelece a Resolução nº 6.033/2023, que regula o regime de autorização para o transporte rodoviário interestadual de passageiros.
As rotas solicitadas pela Lopesul, empresa de Carazinho, no estado do Rio Grande do Sul, incluíam trajetos entre o Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e São Paulo, como:
Carazinho (RS) – Foz do Iguaçu (PR), via Erechim e via Missões;
Foz do Iguaçu (PR) – Cuiabá (MT);
Juína (MT) – São Paulo (SP);
Panambi (RS) – Sinop (MT);
Passo Fundo (RS) – Juína (MT);
Querência (MT) – Carazinho (RS), via Missões;
Sinop (MT) – São Paulo (SP).
As decisões, assinadas pelo superintendente Juliano de Barros Samôr, reforçam que a empresa não cumpriu as exigências de habilitação nem comprovou que os mercados constam no Cadastro de Mercados Autorizáveis da ANTT — condição essencial para que o pedido possa ser analisado.
Desde a entrada em vigor da Resolução 6.033/2023, a ANTT adota critérios mais rigorosos para novos pedidos de linhas interestaduais. A norma restringe as autorizações a empresas previamente habilitadas e busca evitar sobreposição de serviços, garantindo segurança jurídica e estabilidade operacional ao sistema de transporte rodoviário de passageiros.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em Transportes
Concessionária TIC Trens vai operar empreendimento que abrange os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tornou público que recebeu o pedido de Licença Ambiental de Instalação (LAI) da concessionária TIC Trens, responsável pela implantação do projeto Trem Intercidades (TIC) – Eixo Norte, que ligará Campinas à capital paulista via Jundiaí.
O empreendimento abrange os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.
A LAI autoriza o início das obras após a aprovação dos estudos e relatórios de impacto ambiental, certificando que o empreendimento atende às exigências técnicas e legais da Cetesb, e que as medidas de mitigação e compensação ambiental serão implementadas durante a execução da obra.
O Trem Intercidades Eixo Norte será o primeiro serviço ferroviário de média velocidade do Estado de São Paulo, com cerca de 101 km de extensão, ligando Campinas à Estação Barra Funda, na capital, com tempo estimado de 1 hora e 4 minutos por viagem.
O projeto foi licitado em 29 de fevereiro de 2024, tendo como vencedora a C2 Mobilidade Sobre Trilhos, formada pelo Grupo Comporte Participações S.A. (60%) e pela CRRC (Hong Kong) Co. Limited (40%). O contrato de concessão foi assinado em 29 de maio de 2024, no Palácio dos Bandeirantes, com prazo de 30 anos.
A concessionária será responsável pela implantação, operação e manutenção do TIC Eixo Norte, além da modernização da Linha 7-Rubi e da operação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas.
O projeto prevê investimentos totais de R$ 14,2 bilhões, sendo R$ 8,9 bilhões de aporte privado e R$ 5,3 bilhões de recursos públicos. Desse valor, cerca de R$ 10,5 bilhões serão destinados a obras e sistemas, e o restante a material rodante e desapropriações.
A operação comercial está prevista para ocorrer entre 2030 e 2031.
Relembre:
TIC: Grupo Comporte (C2 Mobilidade sobre Trilhos) vence leilão do TIC (Trem Intercidades) entre São Paulo e Campinas via Jundiaí nesta quinta (29), desconto só de 0,01%
Resolução autorizou desapropriações para o avanço das obras
O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, a Resolução SPI nº 062/2025, da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que autoriza desapropriações voltadas ao Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas, operado pela TIC Trens S.A.
O ato declara de utilidade pública áreas que totalizam 77 mil m², distribuídas entre os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Os terrenos serão destinados à implantação da via permanente do Trecho 3 – Lote 1, etapa crucial para o avanço físico da ferrovia.
As desapropriações poderão ocorrer por via amigável ou judicial, sob responsabilidade da concessionária TIC Trens S.A.. As plantas cadastrais e memoriais descritivos definem a ocupação em pontos estratégicos da linha férrea, abrangendo mais de 14 glebas registradas em diferentes cartórios da região.
GRUPO COMPORTE
O Grupo Comporte, liderado pela família de Constantino de Oliveira, fundador da GOL Linhas Aéreas, é gigante em ônibus. Tem mais de sete mil coletivos, entre urbanos e rodoviários em todo o País.
Na área de trilhos, pela BR Mobilidade opera o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, no Litoral de São Paulo, e em 22 de dezembro de 2022, arrematou a concessão do Metrô da Grande Belo Horizonte, também sendo a única a participar.
Relembre:
Grupo Comporte, da família de Constantino de Oliveira, arremata concessão do Metrô de Belo Horizonte
Entre as empresas de ônibus do Grupo Comporte e com participação estão Expresso União – Patrocínio/MG; Viação Piracicabana – Piracicaba/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Princesa do Norte – Santo Antônio da Platina/PR; Penha – Curitiba/PR; Expresso Maringá – Maringá/PR; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; Expresso Caxiense – Caxias do Sul/RS; e urbanos, suburbanos e metropolitanos como Viação Piracicabana – Santos/SP; Viação Piracicabana – Praia Grande/SP; BR Mobilidade Baixada Santista – Ônibus Intermunicipais e VLT – São Vicente/SP; Expresso Maringá do Vale – São José dos Campos/SP; Joseense Transportes – São José dos Campos/SP; Princesa do Norte Mogi das Cruzes – Mogi das Cruzes/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Viação Luwasa – Catanduva/SP; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso Itamarati – Votuporanga/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; TCGB – Transporte Coletivo Grande Bauru – Bauru/SP; Cidade Verde Transporte Rodoviário – Sarandi/PR; TCCC – Transporte Coletivo Cidade Canção – Maringá/PR; VAL – Viação Apucarana – Apucarana/PR; BluMob – Blumenau/SC; Viação Piracicabana – Brasília/DF; Empresa de Transportes Líder – Uberaba/MG; Viação São Geraldo Sacramento – Uberaba/MG, entre outras em sociedade ou de controle único.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Ônibus da linha B11, que após mudança, ficou enorme e demorada
Mesmo com troca de ônibus no meio do caminho, uso do Bilhete Único Andreense pode ser vantajoso, o que não exclui a necessidade de caminhos mais diretos
ADAMO BAZANI
Como tem mostrado o Diário do Transporte, a rede de ônibus municipais de Santo André, no ABC Paulista, passa por reformulações, o que tem aumentado a praticidade para alguns passageiros com ampliações de atendimento, mas em alguns casos piorou porque determinadas ligações diretas não são mais possíveis ou porque para não deixar “buracos”, algumas linhas ficaram muito longas e dão muitas voltas.
É o caso das linhas B11 e I07, que agora vão para o Hospital Mário Covas e Parque Central. Como a linha T15 não vai mais para o Hospital Mário Covas, no Bairro Paraíso, sendo desviada agora para o Jardim Guarará, para que a população do Jardim do Estádio continue acessando a unidade hospitalar que é referência no Estado de São Paulo, a B11 e a I07 passaram a incorporar parte do trajeto da T15, sem grandes mudanças nas suas rotas originais. O resultado é que ambas dão uma volta tremenda. O Diário do Transporte constatou isso na prática, demorando 1h40 para fazer um trajeto municipal.
Relembre:
A Viação Guaianazes, responsável pelas três linhas, estuda em algumas partidas fazer itinerários mais diretos com viagens extras nos horários de pico e a criação da Linha da Saúde (Vila Luzita/Bairro Paraíso – Hospital Mário Covas, via Centro, Vila Assunção/Hospital Municipal), anunciada pelo prefeito Gilvan Ferreira Júnior para até o fim de outubro de 2025, a ligação que é uma reivindicação antiga dos moradores da cidade deve também amenizar o problema e reforçar o atendimento (MAIS AO FIM DA REPORTAGEM VEJA OS DETALHES DA LINHA DA SAÚDE).
Mas antes mesmo disso, algumas opções podem ser vantajosas para os passageiros, mesmo trocando de ônibus no meio do caminho, o que não excluiu a necessidade de reformulações e de se repensar algumas mudanças recentes.
BILHETE ÚNICO ANDREENSE:
A primeira dica é obter gratuitamente o “Bilhete Único Andreense”, que só serve para as linhas municipais e garante que mediante ao pagamento de uma tarifa, dá para usar, durante o período máximo de 90 (noventa) minutos, de até 03 (três) linhas integrantes do sistema municipal de transporte coletivo de passageiros. Aos finais de semana e feriados (municipais, estaduais e federais), mediante o pagamento de uma tarifa, em uma mesma viagem, é possível utilizar, durante o período máximo de 120 (cento e vinte) minutos, de até 03 (três) linhas integrantes do sistema municipal de transporte coletivo de passageiros. Para fazer o bilhete, o passageiro pode entrar no site da AESA, associação das empresas de ônibus de Santo André ( ) ou ir à sede da entidade, que fica na Av. João Ramalho, 170 – sala 01 – Vila Assunção, Santo André
ESTUDAR A REDE DE LINHAS:
Outro passo é reservar um tempo e dar uma olhada na rede de linhas da cidade, o que pode ser feito, por exemplo, pelo aplicativo Cittamobi, que exibe os mapas de cada ligação, que pode ser buscada por nomenclatura do bairro ou prefixo, como B63, I08, Jardim Alvorda, Bairro Paraíso, etc.
O Cittamobi pode ser baixado e acessado gratuitamente em qualquer loja de app e funciona tanto nos sistemas de celulares Android e iOS.
MAIS RÁPIDO PARA O HOSPITAL MÁRIO COVAS
Por exemplo, quem está na região da Perimetral perto da Santos Dumont, da Igreja Universal do Reino de Deus, na Praça do Ipiranguinha ou trechos iniciais da Rua Carijós, pode em vez de pegar toda a volta da B11 ou I07, seguir para o centro com qualquer linha municipal e pegar a B63 (Jardim Alvorada) ou I08 (Bairro Paraíso) que vão bem mais rapidamente para o Hospital Mário Covas porque seguem pela Avenida Pereira Barreto.
Para quem está na Carijós mais próximo da região da Avenida Brasília e Rua Ourinhos, pode seguir até a região do Jardim Alvorada com a T17 (Jardim Alvorada) e de lá pegar a B63.
Só fique atento ao sentido dos trajetos porque dependendo da baldeação, o sistema entende ser outra direção e não concede a transferência gratuita, como pode ocorrer no último exemplo de acordo com os pontos de embarque e desembarque.
DÚVIDAS BILHETE ÚNICO ANDREENSE:
Desde 27 de junho de 2013, o usuário das linhas municipais de ônibus pode contar com o Bilhete Único Andreense, sendo beneficiado com a maior utilização do transporte coletivo mediante o desembolso de uma só tarifa. O Bilhete Único Andreense é regido pela Lei Municipal nº 9.464/13, regulamentada pelo Decreto Municipal nº 16.404/13.
Onde pedir? Acesse diretamente o site da AESA e peça já o seu:
Como funciona? Dias da semana: mediante o pagamento de uma tarifa, em uma mesma viagem, o usuário poderá se utilizar, durante o período máximo de 90 (noventa) minutos, de até 03 (três) linhas integrantes do sistema municipal de transporte coletivo de passageiros. Finais de semana e feriados (municipais, estaduais e federais): mediante o pagamento de uma tarifa, em uma mesma viagem, o usuário poderá se utilizar, durante o período máximo de 120 (cento e vinte) minutos, de até 03 (três) linhas integrantes do sistema municipal de transporte coletivo de passageiros.
O que quer dizer “em uma mesma viagem”? Entende-se por viagem o deslocamento na mesma direção entre uma origem e um destino, não sendo incluído o retorno, que é considerado uma outra viagem, mesmo que esteja dentro dos períodos de tempo definidos acima (90 minutos ou 120 minutos). O retorno, portanto, dependerá do pagamento de outra tarifa, mas na viagem de retorno o usuário também poderá se utilizar de até 03 (três) linhas para chegar ao seu destino, pelo preço de apenas uma tarifa.
Quem pode se beneficiar do Bilhete Único Andreense? Os usuários que se servem do transporte público municipal e que forem cadastrados e portarem o Cartão de Acesso em uma das categorias do menu ao lado.
Validade dos créditos: Os créditos de passagens do serviço de transporte coletivo urbano, constantes nos cartões do Bilhete Único Andreense, possuem tempo de uso estabelecidos conforme legislação vigente (Decreto nº 18184/2023 e Lei nº 10.740/2023) . Consulte aqui!
LINHA DA SAÚDE, DO EMPREGO E DA CULTURA/EDUCAÇÃO:
A reportagem do Diário Transporte mostrou, inclusive, que houve até um abaixo-assinado de moradores pedindo a ligação entre o Hospital Mário Covas e a região da Vila Luzita, Guarará e Vila Rica, que seria chamada de Linha da Saúde por conectar estabelecimentos de saúde no município, como Hospitais Mário Covas, Brasil, Christóvão da Gama, Policlínica Paraíso e UPAS da Perimetral e Vila Luzita. A região do bairro Paraíso, onde fica o Hospital Mário Covas, também é polo de empregos em Santo André, com o Shopping ABC, academias, clínicas, hipermercados e cultural-educacional, com o Parque do Conhecimento Sabina, universidades privadas e o Parque Central, onde são realizados shows e espetáculos.
Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila Luzita, UPA Perimetral, CHSA – Centro Hospitalar de Santo André (Hospital Municipal), Hospital Christóvão da Gama, Casa da Esperança, Policlínica Municipal Paraíso, Hospital Brasil, Hospital Estadual Mário Covas.
Abaixo-assinado.
Linha de ônibus entre o Hospital Mário Covas e a Vila Luzita tem abaixo-assinado e pedido apresentados na Câmara de Santo André (SP) – VÍDEO
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Logo no segundo dia da temporada na NBA, um recorde de mais de duas décadas foi batido. VJ Edgecombe, calouro do Philadelphia 76ers, teve a maior pontuação em um primeiro período no jogo de estreia na história da liga. Ele anotou 14 pontos na primeira parcial contra o Boston Celtics, superando ninguém menos que LeBron James, que em sua primeira partida na NBA conseguiu 12 tentos pelo Cleveland Cavaliers em 2003 (veja os lances acima).
Edgecombe foi selecionado na terceira posição do Draft de 2025. O ala, nascido em Bahamas, era considerado um dos nomes mais promissores em uma classe tida como uma das mais fortes dos últimos tempos. Durante sua temporada pelo basquete universitário em Baylor e na pré-temporada pelos 76ers, ele se destacou como um jogador muito eficiente nos dois lados da quadra. Os relatórios dos olheiros da liga, de maneira quase unânime, o classificavam como aquele jogador ‘motorzinho’, que faz todo o elenco funcionar e melhora o time sempre que está em quadra.
Aos 20 anos de idade, ele é a grande esperança de renovação nos 76ers ao lado de Tyrese Maxey, uma vez que Joel Embiid e Paul George têm constantes problemas com lesões.
Edgecombe terminou muito perto de bater outro recorde: o de maior estreia da história da NBA. Ele terminou com 34 pontos, 7 rebotes e 3 assistências, a terceira maior pontuação nesta situação, atrás apenas dos 35 pontos de Frank Selvy em 1954, pelo extinto Baltimore Bullets, e pelos 43 de Wilt Chamberlain, em 1959, pelo Philadelphia Warriors, atual Golden State Warriors.
Além de superar a marca de LeBron James, Edgecombe ainda saiu com a vitória: os 76ers venceram os Celtics em pleno TD Garden por 116 x 117.
Acidente ocorreu próximo ao Terminal de Canasvieiras; Prefeitura e empresa de transporte lamentam o caso e apuram as circunstâncias
YURI SENA
Uma criança de 5 anos morreu após ser atropelada por um ônibus do transporte coletivo de Florianópolis na noite de quarta-feira, 22 de outubro de 2025. O acidente aconteceu por volta das 18h04, nas proximidades do Terminal de Integração de Canasvieiras (Tican), no Norte da Ilha, segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
De acordo com a corporação, o atropelamento ocorreu na Rua Francisco Faustino Martins, na faixa de pedestre. O veículo envolvido fazia o trajeto da linha 221 — Tican/Ticen via Mauro Ramos. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas, mas a morte da criança foi confirmada ainda no local.
Em nota, o Consórcio Fênix, responsável pela operação do transporte público na capital catarinense, classificou o caso como uma tragédia e manifestou profundo pesar pelo ocorrido.
A Prefeitura de Florianópolis também se pronunciou, lamentando o acidente e prestando solidariedade aos familiares da vítima. O município informou que está acompanhando as investigações em conjunto com as forças de segurança para esclarecer as circunstâncias do atropelamento.
O acidente causou congestionamento na região do Tican. Passageiros relataram que, devido à interdição parcial da via, precisaram descer dos ônibus e seguir o trajeto final a pé.